Telhas Galvanizadas: o que elas são e quais seus benefícios?

Telhas Galvanizadas: o que elas são e quais seus benefícios?

Nos últimos anos, surgiram diversas inovações na construção civil. Quando se trata de coberturas, por exemplo, podemos destacar o uso de telhas mais leves e resistentes, mas ainda existem alguns materiais que são utilizados há muito tempo, como as telhas galvanizadas.

No Brasil, a cobertura galvanizada se destaca. Ela é usada desde os anos 1950 e até hoje é empregada nos mais diferentes empreendimentos, principalmente em locais que necessitam de estrutura mais pesada, como galpões, fábricas e indústrias.

Obviamente, esse tipo de material apresenta vantagens consideráveis, sobretudo em relação à economia e à agilidade na construção. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e veja o que são telhas galvanizadas e quais são seus benefícios.

Quais são os materiais utilizados nas telhas galvanizadas?

Antes de mais nada, é preciso destacar que o aço galvanizado pode ser reciclado e ter uma vida útil de até 300 anos. Isso significa que ele é um excelente material para ser empregado na construção civil.

Entre os principais materiais utilizados na galvanização, podemos destacar o zinco, que é a matéria-prima principal. O aço é banhado em zinco fundido, protegendo-o contra a oxidação, isto é, a ferrugem.

Desse modo, pode-se dizer que o trabalho com aço galvanizado não exige cuidados especiais, além de não haver risco de fissura ou quebra. A diferença se restringe à vida útil nos locais em que ele é aplicado: ambientes rurais, urbanos ou marítimos.

É válido ressaltar que a camada de zinco aplicada no aço é um ótimo meio para proteger o aço base e apresenta um bom custo-benefício. No mais, a telha galvanizada pode ser utilizada em qualquer projeto devido ao fato de ser produzida sob medida, evitando o desperdício de materiais nas obras.

Quais são as características desse tipo de telha?

Como já destacamos, as telhas galvanizadas são produzidas sob medida. Elas têm até 12 metros, apresentando largura de acordo com cada modelo e comprimento desejados pelo cliente. A economia de materiais pode chegar a 60% por causa da redução do desperdício.

Uma das principais características do aço galvanizado é que ele é inquebrável. Assim, é capaz de oferecer segurança na manutenção e na montagem da estrutura.

A galvanização também é fundamental para aumentar a resistência da cobertura, principalmente em relação às intempéries. A ação de fatores climáticos, como ventos, chuvas e umidade não serão mais um problema para a sua edificação.

 

Quais são as vantagens de utilizá-las?

Resistência aos efeitos do intemperismo

A intempérie é a condição climática e ambiental à qual os materiais estão sujeitos, como chuva, calor e vento. Materiais galvanizados são mais resistentes a esses fatores, o que resulta na sua preservação tanto estética quanto funcional. Ao escolher telhas desse tipo, as chances de goteiras e de desgaste nos seus produtos são reduzidas.

Economia na montagem

O prazo para a produção de peças galvanizadas e a sua montagem é muito menor em comparação a estruturas tradicionais. Isso se reflete diretamente na economia, visto que o gasto com mão de obra diminui consideravelmente graças à otimização do tempo.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Diminuição de gastos com entulhos

Um dos grandes problemas e geradores de gastos dentro de uma edificação é o gerenciamento dos entulhos. Coberturas comuns podem quebrar durante o processo construtivo, aumentando a quantidade de resíduos. Com o aço galvanizado, esse problema é eliminado.

Possibilidade de reaproveitar o material

Apesar de ter uma ideia da quantidade de material necessária para executar um projeto, é comum contar com sobras que são jogadas fora. Com o aço, você consegue reaproveitar os restos, uma vez que ele pode ser derretido e revendido sem perder nenhuma das suas qualidades.

Consciência ambiental

O aço, diferentemente da madeira, não necessita da derrubada de árvores para a sua confecção. Além disso, o processo de extração e os produtos derivados dele não produzem resíduos que agridem o meio ambiente.

Imunidade a cupins

O aço é imune aos cupins, uma das grandes pragas em telhados com madeira — que podem comprometer toda a estrutura. Essa é uma preocupação a menos com a vida útil do seu empreendimento.

Flexibilidade

Toda obra se inicia com um projeto, que pode ser transformado durante a execução ou passar por reformas após a entrega. O aço é muito flexível nesse aspecto, facilitando as futuras adaptações da edificação e permitindo outras modificações.

Facilidade de transporte

O valor do frete também é uma vantagem desse material, afinal, as estruturas são leves e resistentes, o que facilita o transporte.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Como fazer a instalação de uma cobertura galvanizada?

Tenha um projeto detalhado

Dentro de uma obra, nenhuma decisão deve ser tomada sem um projeto detalhado do que será feito. A cobertura precisa seguir esse modelo para que erros possam ser detectados previamente e contornados. Isso garante um resultado que atende às suas necessidades.

Verifique a estrutura

É necessário verificar se a estrutura em si está de acordo com o projeto. A largura, o comprimento, o nivelamento e as medidas em geral devem seguir o que foi planejado.

Observe o sentido do vento e da instalação

O sentido do vento é outro fator a ser considerado. A instalação deve ser feita no sentido contrário ao do vento predominante, iniciando no beiral e indo em direção à cumeeira.

Analise o orçamento e a qualidade dos produtos

Para evitar contratempos na sua obra, sempre faça um orçamento confiável. O preço médio do metro quadrado desse tipo de telha varia entre 20 e 30 reais.

Lembre-se também de avaliar o custo-benefício, já que o mais barato nem sempre é o melhor. É preciso escolher empresas que garantam a qualidade do produto e contratar mão de obra especializada.

Quais são os tipos de cobertura galvanizada?

Telhas termoacústicas

Não podemos deixar de mencionar as telhas termoacústicas, um dos tipos de telhas galvanizadas. Essas telhas têm sido empregadas em Green Buildings e em edificações sustentáveis, sendo compostas por materiais isolantes em meio às chapas de aço galvanizado.

Alguns dos materiais usados como isolante são o poliestireno (EPS) e o poliuretano (PU), além da lã de rocha, de vidro ou de PET. Independentemente do material escolhido, sua função é formar uma barreira que impede que o som e o calor entrem no ambiente. Em locais frios, o objetivo é reter o calor, e em locais quentes, mantê-lo fora da edificação.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Veja algumas vantagens do uso de telhas termoacústicas:

  • não absorção de temperatura;
  • redução de ruídos externos;
  • economia de energia elétrica (por causa da redução do uso do ar-condicionado ou de aquecedores);
    utilização de materiais recicláveis;
  • alta durabilidade;
  • alta resistência;
  • processo de montagem limpo e rápido;
  • redução da emissão de CO2 (economia gerada nas cargas de refrigeração).

A telha termoacústica não é o único tipo de telha galvanizada existente. Há vários outros, como as onduladas, calandradas, pré-pintadas, perfuradas, forro, multidobras e as telhas metálicas simples. Aprenda mais sobre algumas delas.

 
Telhas onduladas

As telhas onduladas são usadas para coberturas e fechamentos laterais, devendo ser escolhidas para empreendimentos que necessitem de alta durabilidade aliada à resistência mecânica.

Telhas calandradas

As telhas calandradas (trapezoidais e onduladas) são mais empregadas em coberturas em arco e fechamentos laterais. O seu arqueamento gera um perfil curvo, liso e sem nenhum trecho plano — a peça é curvada em todo o seu comprimento. Exige-se o uso dessa telha em locais que necessitam de pequenos raios, como passarelas e fachadas curvas.

Telhas pré-pintadas

As bobinas de aço são pintadas antes de serem transformadas em telhas. Antes da pintura, aplica-se um material epóxi, sendo essa ação considerada um tipo de acabamento.

As telhas pré-pintadas são vendidas em inúmeras cores e se caracterizam por serem de fácil manutenção, terem alta durabilidade e apresentarem grandes vantagens estéticas.

A diferença entre a telha pré-pintada e a pós-pintada é a durabilidade. As telhas pré-pintadas são produzidas para durar 30 anos, enquanto as pós-pintadas apresentam durabilidade de apenas dois anos em termos de pintura.

Telhas perfuradas

Esse tipo de telha é comumente utilizado como isolante visual, proporcionando privacidade ao local. As telhas perfuradas são indicadas para ambientes que necessitam de ventilação, segurança e harmonia.

Seu principal uso se dá em relação à reverberação acústica, adquirida pela aplicação da lã de rocha. Muitas vezes as telhas perfuradas são consideradas elementos de design, sendo utilizadas como peças decorativas.

Telhas forro

As telhas forro são compostas pela telha trapézio, em diversos moldes, na sua parte superior. Na parte inferior, elas são feitas de uma chapa de aço, que pode ser trapezoidal ou ter o formato de um forro (sem trapézios).

Esse tipo de telha apresenta acabamento similar ao de um forro natural e é preenchido com material termoacústico, gerando uma camada isolante que diminui consideravelmente a troca de calor entre o ambiente interno e o externo.

Telhas multidobras

A telha multidobras é um dos tipos de telha galvanizada que merecem destaque. O seu diferencial está na presença de vincos próximos, que permitem a criação de ângulos capazes de se adequarem às necessidades do projeto.

As curvaturas são criadas por meio de dobras transversais realizadas na chapa de aço. Esse tipo de produto pode ser incluído em fechamentos laterais ou entre a cobertura e o fechamento em locais onde o uso de calha não é desejado.

Telhas metálicas simples

Esse tipo de telha é composto por apenas uma chapa de aço com os formatos em trapézio. Como o nome já informa, é o modelo de telha mais simples existente, não apresentando a função termoacústica.

Como escolher o melhor fornecedor de telhas galvanizadas?

Não basta estar bem informado sobre as tecnologias desse tipo de telha. Na escolha de um fornecedor ruim, sua obra certamente estará comprometida. Tão ou mais importante que conhecer os benefícios oferecidos por esse tipo de telhamento é saber como escolher o melhor fornecedor.

Para que sua missão de escolha seja bem-sucedida, é recomendável que você se atente a alguns pontos relevantes. Detalhamos melhor cada um deles a seguir.

Certificações de qualidade

Na escolha de um fornecedor para a sua obra, é bastante significativo observar se ele atende às normas técnicas de produção e se conta com certificados de qualidade.

Quando se fala de produção de telhas, o processo produtivo deve atender a duas Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A primeira delas é a Norma NBR 14513, que versa a respeito dos requisitos produtivos das telhas de aço revestido de seção ondulada. A segunda é a NBR 14514, que normatiza os requisitos da fabricação das telhas de aço revestido de seção trapezoidal.

Além das Normas da ABNT, é importante verificar se a empresa tem a certificação internacional de qualidade, chamada ISO 9001. Essa certificação atesta a padronização nos processos produtivos e de administração, garantindo que o material não venha a ser distribuído com variações entre suas unidades.

Conferir a presença desses itens é importante para atestar se a empresa cumpre os padrões mínimos de qualidade em seus produtos.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Capacitação da equipe

A qualificação da equipe de atendimento também é fundamental. Verifique se os profissionais são capacitados e comprometidos com sua função. É possível perceber a coesão de uma equipe e sua capacidade desde os estágios iniciais de contato.

Situação financeira do fornecedor

Caso seja possível, pesquise sobre como se encontram os compromissos financeiros da empresa junto ao mercado em que atua. Fornecedores com débitos protestados, por exemplo, indicam fluxo de caixa ruim (ou até mesmo inexistente).

Isso pode comprometer a entrega dos materiais que você está comprando, seja por falta de estoque, seja por falta de matéria-prima para produção. Com um fluxo de caixa desequilibrado (indicado por dívidas na praça, por exemplo), o fornecedor pode acabar realocando os poucos recursos existentes e causar prejuízos aos seus departamentos e clientes.

Capacidade logística

Outro item importante em sua verificação é a capacidade de entrega do fornecedor. Primeiramente, veja se ele cobre sua região. Em seguida, verifique se tem tradição de entrega na área em que você está construindo. Atrasos na entrega são um dos fatores que mais encarecem os projetos na construção civil.

Credibilidade no mercado

Uma rápida pesquisa pode indicar como é a reputação da empresa fornecedora no mercado. Tradição de longa data geralmente indica que um fornecedor tem capacidade de honrar todos os seus compromissos — tanto os financeiros quanto os de prazo de entrega. Fique de olho nisso!

Como você notou ao longo desse artigo, existem inúmeras opções de telhas galvanizadas. Ao escolher o melhor tipo de telha para a sua construção, o ideal é contar com especialistas no assunto. É possível encontrar empresas no mercado que têm como foco a fabricação e a instalação de coberturas, principalmente para indústrias e grandes obras.

Contar com a expertise e a opinião de profissionais é fundamental para escolher a cobertura galvanizada e para a sua obra como um todo, pois aumenta a segurança e a durabilidade do projeto. Pense nisso antes de iniciar as atividades de construção.

 

Fonte: https://blog.regionaltelhas.com.br/telhas-galvanizadas-o-que-sao-e-beneficios/