6 principais tipos de telhas de cerâmica para não errar no telhado

Os telhados brasileiros são construídos com diferentes tipos de telhas de cerâmica. Essas telhas são as mais populares no Brasil, perdendo apenas para as telhas de fibrocimento. Também conhecidas como telhas de barro, elas costumam ter um custo unitário baixo e podem ser encontradas em diversos formatos e modelos.

Imagem ilustrativa de tipos de telhas de cerâmica

Procurando por telhas em Sorocaba? Confira aqui!

Assim como qualquer outro material de construção, as telhas cerâmicas oferecem vantagens e desvantagens. Continue lendo para saber quais são os principais tipos e as características de cada um.

Tipos de telhas de cerâmica

Arredondadas, achatadas, com maior ou menor rendimento, mais leves ou pesadas. Os diversos tipos de telhas cerâmicas são tradicionais na construção civil nacional.

Observar o rendimento e a inclinação deles é essencial para ter melhor aproveitamento no projeto.

1. Telha colonial

Imagem ilustrativa de telhas de cerâmicas tipo colonial

telha colonial é um dos tipos de telhas de cerâmica mais utilizados em projetos residenciais. Com um formato arredondado, essa é uma telha bem tradicional e presente em boa parte dos telhados.

Em média, o peso por unidade varia entre 2,5 kg a 3,6 kg, dependendo do fabricante. O rendimento desse tipo de telha costuma ser de 25 peças por m² e a inclinação exigida é de, pelo menos, 25%. É possível encontrá-la em diversas cores, além de opções esmaltadas.

2. Telha portuguesa

Imagem ilustrativa de telhas de cerâmicas tipo portuguesa

telha portuguesa, de certa forma, foi criada para suprir algumas deficiências da telha colonial. Esse é um dos tipos de telhas de cerâmica com encaixes mais modernos, e por isso, permite uma cobertura mais uniforme e estável. Além disso, ela oferece um rendimento maior. Cerca de 17 peças por m². O peso médio de cada peça é de 2,6 kg e a inclinação recomendada é de 35%.

3. Telha americana

telha americana também é considerada uma evolução da telha colonialCom um rendimento ainda maior, são necessárias apenas 12 peças por m². Esse é mais um dos tipos de telhas de cerâmica cujos encaixes também foram aprimorados, resultando em uma cobertura mais estável. O peso normal de cada unidade é de 3 kg e a inclinação mínima recomendada é de 35%.

4. Telha italiana

Seguindo as linhas das telhas colonial, portuguesa e americana, a telha italiana é mais um dos tipos de telhas de cerâmica com formato arredondado. Porém, ela é um pouco maior do que os outros modelos, o que lhe confere também um bom rendimento. São necessárias cerca de 14 peças por m² e o peso médio de cada peça é 2,75 kg.  Nesse caso, a inclinação do projeto deve ser de no mínimo 30% para sustentar de forma segura a cobertura.

5. Telha romana

Imagem ilustrativa de telhas de cerâmicas tipo romana

Procurando por telhas em Sorocaba? Confira aqui!

telha romana conta com um design mais achatado, conferindo um estilo mais moderno aos projetos. Com um bom encaixe, seu rendimento é de 16 peças por m². O peso de cada telha é de aproximadamente 2,5 kg e o tamanho é de cerca de 40 cm.

De todos os tipos de telhas de cerâmica, a telha romana é a que oferece um custo mais acessível e, por isso, também tem uma alta aceitação no mercado.

6. Telha francesa

Imagem ilustrativa de telhas de cerâmicas tipo francesa

Seguindo o formato mais achatado, a telha francesa é uma telha de cerâmica pouco utilizada nos projetos mais atuais. Essa telha exige uma inclinação maior, no mínimo 36%. São necessárias cerca de 16 telhas para cobrir um m² e o seu peso médio é de 2,6 kg.

Vantagens e desvantagens das telhas cerâmicas

Além de conhecer os principais tipos de telhas de cerâmica, é importante conhecer também as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Vantagens

Aparência

A maior parte das pessoas, quando pensa em um telhado, pensa em uma cobertura com algum dos tipos de telhas de cerâmica. Afinal, elas traduzem com bastante propriedade o conceito de um telhado tradicional. Por isso, ficam bem em projetos rústicos, nos quais as telhas aparentes dão certo charme ao projeto.

Preço

Comparando o preço das outras telhas disponíveis no mercado, as telhas cerâmicas costumam ser mais baratas. Para escolher entre os modelos de telha cerâmica é prudente avaliar o rendimento e o peso de cada um, para saber qual opção traz a melhor relação custo-benefício para o projeto.

Isolamento térmico

Todos os tipos de telhas de cerâmica são bastante isolantes, trazendo conforto térmico para o projeto.

Desvantagens

Fragilidade

Quando comparadas aos outros tipos de telhas, como as telhas de concreto ou a telha ecológica, as telhas cerâmicas são mais frágeis. A quebra das peças pode gerar infiltração e goteiras no telhado. Por isso, a manutenção periódica é necessária.

Peso

A maior parte das pessoas que está construindo ou reformando considera a telha de cerâmica a primeira opção,  devido ao seu baixo custo. Porém, não é apenas o custo da telha que deve ser levado em consideração.

Como essas telhas são mais pesadas, a estrutura da cobertura também deve ser mais robusta, o que, naturalmente, gera mais custos no projeto.

Manutenção

Telhas cerâmicas, ao contrário de outros modelos, requerem manutenção periódica. É preciso aplicar impermeabilizantes e fazer limpeza frequentemente. Como a telha de cerâmica é naturalmente porosa, a tendência é que a umidade favoreça a proliferação de fungos.

Resistência ao vento

Mesmo sendo pesadas, telhas cerâmicas têm resistência moderada ao vento. Em muitos tipos de telhado é recomendado que seja feita a amarração do telhado para evitar o destelhamento.

Telhas cerâmicas para o seu projeto: sim ou não?

Essa é a dúvida de muitos consumidores. Porém, cada projeto apresenta características únicas e tem necessidades específicas.

Todos os materiais de construção apresentam vantagens e desvantagens. Antes de investir vale pesquisar e conversar bastante com o arquiteto da obra para tomar a melhor decisão.

(via)

Encontre aqui telefones e endereços de telhas em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: https://www.guiadoconstrutor.com.br/telhas-telha-em-sorocaba