Conheça a ONG Lua Nova e sua importância nas comunidades

No programa Espaço Comunidade de hoje do Canal do Construtor, Will Savariego entrevista Raquel Barros, presidente da ONG Lua Nova para mostrar que construção civil também é coisa de mulher.

Jovens que viveram em situação de risco aprendem a construir a própria casa, desde a manufatura dos tijolos até o acabamento. A Lua Nova foi criada no ano 2000, na cidade de Araçoiaba da Serra, no interior paulista, por iniciativa da psicóloga brasileira Raquel Barros. A ONG tem como missão resgatar e desenvolver a autoestima, a cidadania, o espaço social e a autossustentabilidade de jovens mães vulneráveis, facilitando sua inserção como multiplicadoras de um processo de transformação de comunidades em risco.

O objetivo principal da ONG Lua Nova é criação de propostas inovadoras que abrangem questões de vulnerabilidade como saúde, educação, profissionalização, geração de emprego e renda, sensibilização e inserção social efetiva na comunidade e moradia. E tem como prática reforçar a autoestima das mulheres, ajudando-as a reconquistarem seu espaço social, exercendo seus direitos de cidadania e dando-lhe apoio para aquisição de competência, influenciando políticas públicas municipais, estaduais e nacionais sensibilizando atores institucionais convidando a uma reflexão sobre as condições desta população e melhorar as redes de assistência, sua eficácia e eficiência.

Antes de cada construção da ONG Lua Nova, são observadas as características da comunidade, sua cultura e rotina. Todas as ações são feitas de forma coletiva com as comunidades onde as casas serão construídas.

A Empreiteira Escola

A Empreiteira Escola nasceu vontade de ajudar e capacitar mulheres para trabalharem na construção civil. São essas mesmas mulheres que fazem, tijolo por tijolo das suas próprias casas, de maneira responsável (tijolo ecológico) e de acordo com as normas ambientais. Além da Escola Empreiteira onde as jovens aprendem a se ajudar para cuidar da casa, das crianças, trabalhar e estudar. Elas também passam por vários outros projetos: a oficina Criando Arte (fabricação bonecas e bolsas); Brindes da Lua (chaveiros, camisetas e outros fabricados de restos de tecidos) e a Panificadora Lua Crescente (pães, salgados, doces e bolos). A proposta da Associação é trabalhar a autoestima das jovens mães e que elas saiam da instituição tendo onde morar e uma forma de ganharem seu próprio sustento.

O projeto é muito importante na vida dessas mulheres em vulnerabilidade. Construir e levantar cada tijolo e encontrar pessoas que pensam nas suas necessidades de forma construtiva, faz com que diversas mulheres acreditem novamente no seu potencial, na valorização do seu trabalho e no seu papel como parte da sociedade em que vivem.