Redes de Proteção para Escadas

Redes de Proteção para Escadas

Tornar sua casa um ambiente completamente seguro é um dos objetivos desse artigo. É importante sanar qualquer tipo de risco relacionado à possibilidade de queda em escadas.

Tem situações em que a presença de redes de proteção para escadas mostra-se necessária. Por exemplo, se na sua família há crianças pequenas – de até oito anos – ou animais de estimação agitados, as escadas podem significar um risco considerável. Se o corrimão tem uma estrutura que permita que a criança o escale, aí realmente torna-se imperativa a instalação de redes de proteção para escadas.

Procurando por Redes de Proteção em Sorocaba? Confira:


A instalação de redes de proteção deve ser analisada individualmente por um profissional qualificado para que a segurança da instalação seja garantida. Porém, algumas considerações preliminares mostram-se úteis na hora de decidir que medidas de segurança poderão ser escolhidas para proteger crianças e animais de estimação frente à possibilidade de um acidente em escadas, como por exemplo:

Escadas com corredor

Se a rede de proteção para escadas visa somente proteger animais de estimação, basta fazer a instalação até o corrimão, não sendo necessário estender a tela até o teto. Mas se tiver a função de proteger crianças, existe o risco que ela escale a mureta. Nesse caso, então, é necessária a instalação da rede de proteção desde o chão até o teto.

  

Lance de escadas

Para um lance de escadas, a regra é a mesma: para proteger animais, o ideal também é colocar a rede de proteção até o corrimão, enquanto para evitar acidentes com crianças, a rede de proteção deve ir do chão até o teto.

 

Uma observação importante é identificar qual é o tipo de material que constitui o teto da residência. Se o teto for feito de materiais frágeis ou ocos como gesso ou dry-wall, é necessária a instalação de uma estrutura metálica para dar suporte e firmamento à rede de proteção.

Dependendo do caso, um portãozinho de segurança também pode destacar-se como uma solução confiável para impedir o acesso da criança ou animal à zona perigosa da escada. No caso do portãozinho, ele pode chegar a 1m, sendo que 70cm são do portão mais a possibilidade de duas extensões de 15cm.

 

Procurando por Redes de Proteção em Sorocaba? Confira:

Escadas flutuantes

Se a escada não tiver corrimão, a instalação ainda assim é possível. A sustentação da rede de proteção para escadas, neste caso, é feita na parte de concreto inferior à escada ou em última instância, no chão. Evita-se furar as lajotas pelo custo que acarretaria ao cliente em sua posterior reparação.

  

Escadas em formato linear

Se a escada tiver um design linear, a rede de proteção para escadas acompanhará o formato da escada. Mas se, por outro lado, a escada apresentar dois ou mais linhas de curvatura, a rede de proteção para escadas poderá:

Acompanhar o formato da escada utilizando-se de três peças

Aproximar-se de um formato circular utilizando somente
uma peça de tela.

 

Procurando por Redes de Proteção em Sorocaba? Confira:

Escadas em formato circular

As redes de proteção para escadas de formato circular seguem o mesmo raciocínio das escadas com linhas de curvatura, ou seja, seguem o formato de um círculo.


  

Fonte: https://www.redesprevenir.com.br/Redes-de-Protecao/redes-de-protecao-para-escadas.html