Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade e o Habitat (PBQPH)

Hoje o Canal do Construtor traz um convidado muito especial, Dilson Ferreira que é presidente do fórum dos gerentes dos pesos (programas setoriais da qualidade), e vai falar um pouco nesse vídeo sobre o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade e o Habitat.

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade e o Habitat ou PBQPH, é um programa ligado à secretaria da habitação do ministério das cidades.

A secretaria da habitação do ministério das cidades, tem como objetivo promover a habitação, principalmente a habitação de cunho social, saneamento básico de tal forma que a população possa ter condições de moradia, de acordo com suas necessidades, ou seja condições de moradia decentes e possa se combater o déficit habitacional que existe hoje.

Naturalmente usando recursos públicos, e para que o recurso público seja bem aplicado é essencial que esses programas todos sejam revestidos de serviços e de produtos com qualidade. Para que haja uma durabilidade das habitações e também para que haja uma satisfação do consumidor final.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO OUTRO FOCO DA PBQPH

A PBQPH ainda tem um outro foco no desenvolvimento tecnológico, principalmente para trazer novos materiais, novos processos construtivos, novas tecnologias e manter o setor atualizado com relação a esses desenvolvimentos.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PBQPH

O último segmento de atividade do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade e o Habitat, é um programa de capacitação de profissionais, com a intenção de que os produtos para serem aplicados às construtoras para trabalharem dentro do sistema de qualidade, possam contar com profissionais competentes, treinados e capacitados para fazerem um bom trabalho.

E a combinação destas 4 atividades é o que está permitindo que a construção no Brasil, principalmente repito, a construção de cunho social tenha o desenvolvimento que está tendo, tenham o crescimento que está tendo, permite que programas como Minha Casas Minha Vida estejam tendo sucesso que tem e dá certeza que esses programas todos terão uma continuidade de longo prazo e propiciarão aquilo que se tem como objetivo.

Para contribuir com isso todos os aspectos sociais, todos aspectos econômicos e nos aspectos também de saúde de pública, por causa de saneamento básico as casas terem condições de habitabilidade e terem um sistema todo de esgoto que é importante no caso, principalmente de crianças, se promove saúde pública eliminando os problemas causados pela falta de saneamento.