O que são soleiras e pingadeiras e para quê servem?

O Guia está foi até um canteiro de obras para mostrar pra vocês o que são soleiras e pingadeiras. Confira no vídeo abaixo:

Procurando por Acabamento em Sorocaba? Confira:



Entenda melhor o que são e para que servem esses acabamentos:

Soleiras

As soleiras são peças, normalmente feitas de granito ou mámore, em formato de uma faixa e alinhada ao batente da porta. A soleira da porta é usada para separar os ambientes e destacar o limite entre os cômodos, além de alinhar o piso quando há algum desnível de um ambiente para o outro. A soleira é feita na etapa de acabamento da obra, sendo um detalhe que faz toda diferença no projeto final, trazendo beleza e sofisticação à obra. A cor e o tipo de material vai variar de acordo com a estética de cada projeto e não existe uma regra fixa para isto, ficando a cargo do proprietário a escolha.

 

Exemplo de soleira de mármore

Exemplo de soleira de mármore

A soleira que serve para nivelar o piso e os ambientes. Ela é colocada para que o piso não quebre com o desnível. Geralmente é de granito, outras pedras são usadas também para dar o acabamento final com mais rigidez e não ter problema de quebrar.

Alguns projetos optam por um piso único em todos os ambientes, o que dispensa o uso da soleira, já que ela serve para separar ambientes com revestimentos diferentes.

Hoje em dia a soleira não é muito usada. Se o nível do piso dos dois ambientes está nivelado, é possível passar com um mesmo piso de um ambiente para o outro sem a soleira, caso tenha desnível, o ideal é colocar a soleira de pedra.

Procurando por Acabamento em Sorocaba? Confira:



Uma solução para manter a uniformidade do piso é utilizar o mesmo material do revestimento na soleira. No exemplo abaixo, a soleira de porcelanato combina com o restante do piso. Essa solução traz amplitude e uniformidade para o espaço.

 

Se você está procurando peças decorativas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Soleira com o mesmo material dá sensação de amplitude para o piso

Soleira feita com o mesmo material do piso para trazer uniformidade ao ambiente

Pingadeira

Pingadeira é um acabamento que evita que a água da chuva escorra pelas paredes, peitoris de janelas e muros de uma construção. Ela pode ser feita de diversos materiais e possui a função de proteger, além da estética. A pingadeira é geralmente colocada sob uma janela ou sobre o vão, criando um detalhe na janela, muro ou parede.

Procurando por Acabamento em Sorocaba? Confira:



O que é pingadeira?

Pingadeira em cima de muro evita umidade

Mas, qual a finalidade da pingadeira? Quando a chuva cai e bate na janela ou vão a água tende a escorrer pela parede, então a pingadeira é colocada há uma distância da parede para que a água não escorra pela janela para não gerar infiltração umidade para o ambiente, estragando o reboco e a pintura.

A pingadeira pode ser feita de concreto, aço galvanizado, granito ou plástico.