O que você deve avaliar na hora de escolher o piso de cada ambiente

Escolher o tipo de piso correto para uma construção ou reforma pode ser uma tarefa difícil mesmo para profissionais do ramo. A variedade de materiais, acabamentos, cores e formatos é quase infinita, mas isso não significa que basta comprar aquele que o cliente achar mais bonito ou barato. É importante levar uma série de critérios em consideração para evitar riscos de perder dinheiro e também para não afetar o conforto e a comodidade dos habitantes.

Procurando por Pisos em Sorocaba? Confira:

Se você está com dúvidas para escolher o piso dos ambientes da sua reforma ou construção, este artigo foi feito para você! Confira abaixo quais critérios você deve avaliar para escolher o piso correto para cada ambiente.

piso em sorocaba

1. Tipo do ambiente

É importante avaliar a finalidade do ambiente onde será instalado o piso.

Em áreas externas e ambientes molhados, como cozinha, banheiro e área de serviço, o piso deve ser resistente à umidade. Em alguns casos, pode ser necessário também a escolha por um piso antiderrapante, com coeficiente de atrito acima de 0,4, especialmente em banheiros, rampas e piscinas, ou quando há a convivência de uma pessoa idosa.

Em locais com grande circulação de pessoas, é aconselhável o uso de pisos mais resistentes. Os índices de resistência variam de acordo com o material e devem ser informados pelos fabricantes.

Se o ambiente for para permanência por longos períodos, como salas de estar, dormitórios e escritórios, vale a pena investir em pisos mais aconchegantes, como pisos de madeira de lei, piso laminado ou piso vinílico.


Procurando por Pisos em Sorocaba? Confira:


2. Temperatura do piso

Os pisos frios trazem sensação de frescor e podem colaborar para a temperatura do ambiente nos dias mais quentes. Por outro lado, podem ser desconfortáveis no inverno. Os pisos dessa categoria são a cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore, granito e superfícies resinadas. Por serem práticos e duráveis, são mais utilizados em ambientes externos e áreas mais úmidas.

Os pisos quentes transmitem sensação de bem-estar e proporcionam mais comodidade e conforto aos ambientes, por isso são indicados para salas, quartos e escritórios. Eles possuem temperatura mais constante e permitem pouca passagem de calor. A sensação é agradável ao toque, pois há um equilíbrio maior entre a temperatura da pele e do material. Os pisos de madeira, de bambu, vinílicos e laminados são alguns dos pisos quentes.

3. Limpeza e manutenção

Cada material exige diferentes cuidados de limpeza e manutenção, e isso deve ser levado em conta na hora de escolher o piso, para que estejam de acordo com a rotina e possibilidades dos habitantes.

man in gray hoodie and blue denim jeans standing on brown wooden parquet flooring

Para pisos quentes, é recomendável usar aspirador de pó e pano úmido torcido apenas com sabão neutro ou produto próprio para o tipo de piso. Deve-se ter cuidados com vassouras (usar apenas as de cerdas macias) e evitar materiais abrasivos como cera, enceradeiras e esponjas de aço.

Já os pisos frios podem ser lavados com água em abundância e exigem menos precauções.

4. Instalação

O tempo e dificuldade de instalação varia muito de piso para piso.

Os pisos vinílicos e os pisos laminados levam considerável vantagem nesse ponto, já que a instalação é limpa, fácil e rápida. Eles podem, inclusive, serem instalados sobre outro tipo de piso, sem precisar quebrar nada, e posteriormente removidos e reaproveitados. Uma ótima opção para quem vive em um imóvel alugado.

Outros tipos de piso, como porcelanatos, cerâmicas e granitos, demandam mão de obra especializada e podem levar mais tempo na instalação.

Em quaisquer dos casos, procure sempre por profissionais qualificados e experientes.

5. Animais de estimação

short-coated black dog sitting

Os animais de estimação devem ser levados em consideração na escolha do piso, visando a qualidade de vida do animal e a durabilidade do produto.

Procurando por Pisos em Sorocaba? Confira:

Os pisos lisos são os menos indicados, pois exigem maior esforço físico do animal para se deslocar.

Pisos de madeira são menos rígidos para os cães e gatos, mas podem ser danificados pelas unhas dos animais. Além disso, em ambientes com muitos animais, como clínicas veterinárias, pisos de madeira podem acumular pragas, como pulgas e carrapatos.

piso em sorocaba

Um piso bastante indicado para quem possui animais de estimação é o vinílico, por ser resistente a arranhões, antiderrapante, confortável e fácil de limpar.

6. Barulho

Outro fator a ser considerado na hora de escolher o piso é o barulho. É importante avaliar se o ambiente terá restrições quanto a isso (como no caso de apartamentos, por exemplo) ou mesmo qualquer preferência pessoal dos habitantes.

Quanto menor for o contato do piso com o contrapiso, menor será o ruído. Além dos pisos frios, o vinílico é o que apresenta melhor desempenho acústico. No caso dos pisos laminados, o barulho pode ser abafado com a instalação de uma manta sob o piso.

Importante

Procure sempre por profissionais qualificados e de experiência. Confira aqui no Guia do Construtor nossas indicações de vendedores e instaladores de pisos de Sorocaba e região.