Piso vinílico: características e vantagens

O piso vinílico é uma das opções mais procuradas atualmente em diversas obras, e isso se deve às muitas vantagens que esse tipo de material oferece. Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas sobre os materiais dos quais ele é feito, tipos de piso vinílico, vantagens e cuidados que devem ser tomados.

Procurando por Pisos Vinílicos em Sorocaba? Confira:

Para ajudar você a fazer as melhores escolhas e a esclarecer tudo corretamente para o seu cliente, vamos falar neste texto sobre as características e as vantagens do piso vinílico.

Do que é feito o piso vinílico?

O piso vinílico é feito de clorometano ou policloreto de vinila (PVC). Pode ser encontrado no mercado na forma de placas, réguas ou mantas.

As placas são muito utilizadas em grandes ambientes. Já as réguas são mais comuns em residências, escritórios e pequenos ambientes. As mantas são geralmente vendidas em rolos, ideais para corredores ou ambientes com grande comprimento.



brown short coated dog lying on brown wooden floor

Tipos de piso vinílico

O piso vinílico pode ser homogêneo ou heterogêneo. O piso vinílico homogêneo é uma combinação de PVC, minerais e plastificantes, que formam uma massa única para a fabricação do piso. Esse tipo de piso tem a vantagem de não apresentar nenhuma diferença visual causada pelo desgaste. A cor permanece a mesma independente do tamanho do desgaste do piso.

O piso vinílico heterogêneo é composto de quatro camadas distintas: a primeira é a base compacta, a segunda dá estabilidade dimensional, a terceira forma o aspecto visual e a última é a chamada camada de desgaste. Ele é interessante por oferecer grande variedade de desenhos e é o modelo mais encontrado em ambientes com um apelo estético maior, como residências e escritórios. No entanto, o desgaste pode ficar mais visível, já que podemos ver a diferença entre as cores das camadas subsequentes.

Procurando por Pisos Vinílicos em Sorocaba? Confira:



brown wooden table and chairs

Vantagens do piso vinílico

 

Visual

Grande gama de opções desde cores vibrantes a aparências mais discretas, com visual muito semelhante ao da madeira.

 

Sustentabilidade

O piso vinílico é feito de material reciclável. Alguns fabricantes também utilizam material reciclável na fabricação.

 

Custo-benefício

O piso vinílico é uma das opções mais em conta do mercado atualmente. É barato, tem alta durabilidade e é fácil de instalar. Além disso, o piso no formato de régua poderá ser reaplicado em outro ambiente — no caso de mudança, por exemplo. Já o piso na forma de placas pode ser consertado facilmente se houver algum problema em sua estrutura.

 

Se você está procurando por pisos vinílicos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Conforto

O piso vinílico é antialérgico, tem proteção contra fungos, bom desempenho acústico e oferece conforto térmico (o ambiente fica mais quente e aconchegante).



woman in white skirt standing on brown wooden floor

Resistência

Mais vantagens do piso vinílico: alta resistência, anti-chamas e fácil de limpar, sem necessidade de cera ou produtos mais caros. Basta varrer e um pano umedecido (no máximo com sabão neutro, para limpezas mais profundas).

 

Cuidados com o piso vinílico

O piso vinílico suporta água, mas não pode ser submerso. Pode não ser a melhor opção para áreas úmidas, como área de serviço, banheiro e cozinha.

Cuidado na hora de movimentar móveis: o piso vinílico pode riscar se a abrasão for grande. Se for arrastar algum móvel, coloque um pano para facilitar o deslizamento.

O contrapiso para instalação do vinílico precisa estar seco, limpo e nivelado. Contrate um instalador experiente, capaz de avaliar o contrapiso e indicar correções.