Tudo sobre piso laminado

O piso laminado surgiu em resultado ao avanço tecnológico em meio à busca por substitutos aos pisos de tábua corrida, configurando uma alternativa mais econômica, prática e sustentável. É um material que vem crescendo cada vez mais na preferência das pessoas para revestir ambientes variados, sejam mais formais ou despojados, em residências e empresas.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

(imagem via)

No entanto, dúvidas e até enganos ainda são muito comuns, até mesmo pela semelhança com o piso vinílico, outro campeão em vendas.

Confira neste texto tudo sobre o piso laminado: as características, vantagens e cuidados necessários!

Procurando por pisos em Sorocaba? Confira as melhores opções aqui no Guia do Construtor!

Do que é feito

O piso laminado é feito de camadas de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de fibra de alta densidade (HDF), que conferem estabilização e resistência. Acima da camada decorativa, é aplicada uma película (overlay) para proteger o revestimento de riscos e arranhões. É vendido no mercado na forma de réguas e pode ser instalado com fixação por cola ou por encaixe.

Vantagens do piso laminado

Instalação

O laminado é muito fácil de instalar e pode até mesmo ser aplicado sobre outro tipo de piso, sem necessidade de remover. O contrapiso não precisa estar tão nivelado quanto no caso do vinílico.

Custo-benefício

O piso laminado é uma solução mais econômica e sustentável do que o piso de madeira e oferece conforto semelhante.

Durabilidade

A durabilidade é alta, de 5 a 16 anos, e é indicado inclusive para ambientes com alto tráfego de pessoas. Em caso de mudança, o laminado pode ser desmontado e reinstalado.

Versatilidade

Disponível em diversas cores e desenhos, o piso laminado é perfeito para qualquer estilo de decoração. Pode ser usado em quartos, salas, corredores e cozinhas.

Manutenção

Os cuidados de limpeza com o piso laminado são bem simples. É preciso apenas passar um pano levemente úmido para tirar qualquer sujeira, depois um pano seco para que o revestimento não absorva a umidade.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:


Conforto

O piso laminado também propicia conforto e bom desempenho térmico, deixando o ambiente mais quente e aconchegante. Não possui o mesmo conforto acústico do vinílico, mas o barulho pode ser abafado com a instalação de uma manta sob o piso.

piso laminado em sorocaba

(imagem via)

Cuidados com o piso laminado

O piso laminado tem pouca resistência à umidade. Evite instalar em ambientes úmidos e, quando derramar uma grande quantidade de água no chão, seque imediatamente.

O piso laminado não deve sofrer exposições prolongadas ao sol, pois pode sofrer deformações.

Evite arrastar objetos pesados e instale feltro e rodízios de polietileno nos pés dos móveis.

Ao varrer, prefira vassouras de cerdas suaves, com movimentos no sentido das réguas.

Esse tipo de revestimento não é o ideal para quem tem cães dentro de casa. Os animais deslizam muito sobre o laminado e podem deixar marcas de unhas.

Contrate profissionais experientes e especializados.