O que é material de construção?

O que é material de construção?

Os materiais de construção são os insumos utilizados na construção ou reforma de casas, prédios, estradas, pontes, entre outras obras.

Eles podem ser obtidos diretamente da natureza, como a areia, pedra e água, ou obtidos por processos industriais físicos e/ou químicos, como no caso do cimento, tábuas de madeira, pisos, portas, tubos e conexões hidráulicas.

Os materiais de construção também podem ser divididos quanto a sua função, por exemplo, existem materiais de vedação que possuem o objetivo de vedar e fechar ambientes, como tijolos, portas e janelas.

O que é material de construção

Também existem materiais com a função de proteger e garantir a durabilidade da construção, como é o caso dos pisos, revestimentos e tintas que protegem pisos e paredes.

O terceiro grupo é composto pelos materiais responsáveis suportar as cargas da edificação e transferi-las seguramente para o solo. Estes são chamados de materiais estruturais e são compostos pelas armações de aço, concreto, estruturas metálicas e blocos estruturais.

Para você conhecer um pouco mais sobre os materiais de construção, a seguir mostraremos um resumo sobre os principais materiais usados na obra:

Procurando por Materiais para Construção em Sorocaba? Confira:

Quais os tipos de materiais de construção?

Cimento

O cimento é um aglomerante ativo e hidráulico obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Ele foi 

Cimento

descoberto em 1824 por Joseph Aspdin em Portland.

Ele é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Com ele é fabricado o concreto usado nas fundações e estruturas, e a argamassa utilizada no assentamento de blocos e revestimentos.

AreiaAreia

A areia é um agregado miúdo resultante da fragmentação de rochas como basalto, quartzo, sílica, calcário, granito e gnaisse. Ela possui diferentes granulometrias classificadas em areia fina, média ou grossa.

Ela também é um dos materiais mais utilizados na obra. A areia é usada junto com o cimento na fabricação de concretos e argamassas.

Pedra BritaPedra Brita

A pedra brita é o agregado graúdo resultante da fragmentação mecânica de rochas como basalto, granito, gnaisse e calcário. Ela possui diferentes granulometrias classificadas em pedra brita 0 até 5.

Ela é misturada com o cimento, areia e água na fabricação do concreto utilizado na construção das fundações, estruturas e calçadas.

Aditivos

 

 

Aditivos

Os aditivos são substâncias adicionadas as argamassas ou concretos com finalidade de modificar as propriedades da massa fresca ou do produto final.

Existem vários tipos de aditivos e marcas. Há aditivos que alteram a fluidez das massas, o tempo de cura e a impermeabilidade por exemplo.

Concreto

Concreto

O concreto é o material obtido a partir da mistura de cimento, água, areia, pedra brita e aditivos. Ele pode ser feito na obra ou comprado pronto.

Ele é utilizado em todos os tipos de obras, mesmo as casas feitas de Steel Frame utilizam o concreto nas fundações. Ou seja, ele é utilizado desde a fabricação de calçadas até peças estruturais de grande porte como viadutos.

Cal

 

Cal

A cal é obtida a partir de pedras calcárias e magnesianas extraídas e cortadas de minas e jazidas naturais. Ele foi o primeiro aglomerante utilizado na construção civil.

Hoje ela é utilizada na fabricação de argamassas de assentamento e revestimento, pinturas, misturas asfálticas, estabilização de solos, produção de isolantes térmicos, fabricação de blocos sílicos-calcários, entre outras aplicações.

 

Procurando por Materiais para Construção em Sorocaba? Confira:

Argamassa

Argamassa

A argamassa é uma massa homogênea com propriedades de aderência e endurecimento. Ela pode ser preparada na obra ou industrializada.

Ela é utilizada no levantamento da alvenaria, acabamentos das paredes e no assentamento de pisos e revestimentos de todos os tipos.

Aço

 

Aço

O aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e carbono. Com apenas 2% de carbono em sua composição, o aço oferece boa resistência mecânica a baixo custo.

Ele é utilizado na fabricação das armações de aço das fundações e estruturas de concreto armado.

Tijolo cerâmico

Tijolo cerâmico

Os tijolos cerâmicos são as peças em forma de paralelepípedo mais usadas na construção civil. Eles são feitos de argila e são muito utilizados na construção de casas e edifícios.

Eles são indispensáveis para a construção da alvenaria de vedação ou estrutural, muros, churrasqueiras, bancadas, etc.Bloco de concreto

 

 

Bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem formato de paralelepípedo e dois furos grandes na vertical. Eles também são utilizados na construção de paredes e muros.

Eles são os mais utilizados na alvenaria estrutural, por isso muitos não lembram que existem blocos para alvenaria de vedação também.

Madeira

Madeira

A madeira é um material compostos basicamente por celulose, hemicelulose e lignina. Ela é produzida por plantas lenhosas que comumente chamamos de árvores.

Ela é utilizada em várias etapas da obra, por exemplo, as tábuas e sarrafos são usados para as fôrmas de concreto, os pontaletes como escoras de lajes, e os caibros, vigas e ripas nas estruturas dos telhados.

Telha

 

 

Telha

As telhas são as peças utilizadas conjuntamente na cobertura dos telhados das casas, edifícios, barracões, etc.

Elas são utilizadas em todos os tipos de telhados, expostos ou embutidos. As telhas são responsáveis pela cobertura, proteção e conforto térmico das construções.

Tinta

Tinta

A tinta é uma substância líquida, comumente pigmentada, utilizada como revestimento e acabamento de paredes e esquadrias em geral. Ela proporciona as superfícies proteção, impermeabilização, acabamento e resistência.

Elas são utilizadas para pintura paredes internas e externas, madeiras, metais, entre outras superfícies das construções.

Portas e janelas

 

Procurando por Materiais para Construção em Sorocaba? Confira:

Portas e janelas

As esquadrias, ou melhor, as portas e janelas são as peças que abrem e fecham entradas e saídas dos cômodos.

Elas permitem ou impedem a passagem de pessoas, ar e iluminação. Além disso, elas fornecem segurança, funcionalidade e proteção quanto a entrada de frio ou calor excessivos e chuvas.

Pisos e revestimentos

Pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos são as peças utilizadas para revestir as paredes e o chão. São peças importantíssimas, pois além de deixar a sua casa mais bonita, ajudam a proteger e impermeabilizar as superfícies.

Eles são utilizados tanto como decoração, quanto como proteção para as superfícies conta a infiltração de água, desgastes e demais danos.

 

 

Materiais hidráulicosMateriais hidráulicos

Os materiais hidráulicos são as peças que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto do imóvel.

Eles fazem o transporte da água da rua para a caixa d’água e os pontos de uso como chuveiros e torneiras.

Eles também são responsáveis pelo recolhimento e direcionamento do esgoto para a rede pública de tratamento e o escoamento das águas das chuvas.

Materiais elétricos

Materiais elétricos

Os materiais elétricos são os fios, cabos, eletrodutos, disjuntores, tomadas, interruptores, lâmpadas e entre outras peças que permitem a transmissão da energia elétrica da rua para dentro da sua casa de forma segura.

Eles são responsáveis pela condução segura da energia elétrica provinda da rua para os pontos de uso dentro da construção como tomadas, lâmpadas, chuveiros e entre outros.

 

 

Como comprar materiais de construção?

A qualidade é uma das características mais importantes na hora da compra de materiais de construção. Ela é a garantia de durabilidade e segurança para você e sua família.

Os materiais de baixa qualidade, que muitas vezes são os mais baratos, na maioria das vezes requerem manutenções e trocas mais frequentes. Sem contar que podem causar danos a casa como infiltrações, trincas e rachaduras.

Como comprar materiais de construção

Por isso, o que no primeiro momento pode parecer uma economia acaba se transformando em uma fonte constante de dor de cabeça no futuro.

Os materiais de construção de qualidade, além da durabilidade, devem proporcionar boa trabalhabilidade, higiene, segurança e conforto térmico e acústico aos ambientes que forem aplicados.

Procurando por Materiais para Construção em Sorocaba? Confira:

Outro ponto de atenção na hora da compra é saber calcular a quantidade necessária de cada material. Por isso disponibilizamos em nosso site páginas explicando como calcular e várias calculadoras para auxiliar você nos cálculos. Aproveite!

Como armazenar os materiais de construção?

Cada tipo de material requer cuidados específicos na hora de armazenar, por isso não existe uma regra geral.

Como armazenar os materiais de construção

Por outro lado, existem boas práticas que podem ser aplicados para todos os tipos de materiais, por exemplo:

  • Evitar a exposição a unidade armazenando os materiais em locais cobertos e sobre tablados e plataformas
  • Se não for possível usar um local coberto, recomenda-se cobrir os materiais com lona plástica
  • Observar e seguir as recomendações do fabricante contidas nas embalagens dos produtos
  • Usar produtos somente dentro do prazo de validade
  • Após aberto, manter os produtos dentro das suas embalagens originais

 

Conclusão

Como você pode observar, existem muitos tipos e variações de materiais de construção.

Basicamente, para cada técnica construtiva existe um conjunto de materiais com especificações e medidas variadas para atender todos os tipos de projetos.

Esperamos que estas informações ajudem você a saber mais sobre os materiais que serão utilizados na sua construção.

 

Fonte: https://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/materiais-de-construcao/material-de-construcao/