Eco construções e preservação ambiental

No programa Espaço Comunidade do Canal do Construtor falaremos sobre métodos alternativos na construção civil. Conversamos com o australiano Professor Skye Riquelme, facilitador em permacultura, que ministra cursos em diversos países do mundo falando sobre eco construção, uma sistema que aproveita melhor os recursos da natureza.

As técnicas de eco construção podem ser inúmeras, mas é principalmente a utilização de barro ao invés do cimento e iluminação natural, além de calcular a posição solar no incio da obra. Na Austrália essas técnicas começaram principalmente por ser uma medida mais barata e mais cômoda. Não só porque os materiais são diferentes, mas por haver maior planejamento da obra, tornando-a mais aconchegante e mais barata.

Iluminação natural e posição solar

Observar o nascer e pôr-do-sol nas quatro estações do ano e fazendo cálculos simples antes de construir é uma medida interessante quando se deseja conforto térmico sem gastos exagerados. Uma vez conhecendo os movimentos do sol, o posicionamento da casa e seus cômodos pode ser feito em função da insolação desejada ou menos desejada. Em climas quentes, os quartos devem receber preferencialmente o sol da manhã, e não receber o sol da tarde. Em climas frios, os quartos com janelas e paredes podem receber o sol pela tarde para estarem mais aquecidos ao cair da noite, economizando assim energia para aquecimento. Jardins e janelas que tenham função de refrescar uma casa, podem ser voltadas para as faces que recebem menos luz. Utilizando materiais naturais, é possível manter uma casa quente no inverno e arejada no verão, diminuindo as sensações de muito frio ou muito calor dos moradores.

Esse cálculo deve ser a primeira medida a ser analisada durante o planejamento da construção. Tomando cuidado com os ângulos e distância é possível aproveitar muito mais os recursos naturais. Além de que a luz natural combinada com sistemas de iluminação de alta eficiência permite a economia de 30 a 50% e em alguns casos é possível alcançar até 70%.

Os espaços que recebem luz natural são mais econômicos e atrativos para viver e trabalhar. Sem contar o fato de que a carência de luz no ambiente pode causar problemas a saúde, como o transtorno afetivo estacional (TAE) e a falta de vitamina D.

A preocupação em preservar a natureza durante um processo de construção passa igualmente pelo cuidado com o uso de materiais ecologicamente apropriados, os quais são fabricados com o mínimo prejuízo ao ambiente. Entre eles podem ser considerados os blocos de terra comprimida, o adobe, tintas não tóxicas, reciclados, madeira acompanhada do respectivo certificado ou de ciclo renovador de pouca duração.