Descubra os 16 Tipos de Concreto e Como Escolher o Ideal para Sua Construção

O concreto, um dos materiais mais utilizados na construção civil, é a espinha dorsal de praticamente todas as edificações. Ele é apreciado por sua notável resistência mecânica, suportando as forças impostas às estruturas. À medida que a tecnologia avançou, novos tipos de concreto surgiram, cada um com sua própria aplicação, vantagens e desvantagens. Neste guia completo, exploraremos os principais tipos de concreto, ajudando você a tomar decisões informadas para o seu projeto de construção.

Procurando por Blocos de Concreto em Sorocaba? Confira:

A Evolução do Concreto

Os romanos usavam alguma forma rudimentar de concreto em suas construções antigas, mas, em comparação com o que usamos hoje, isso era apenas um vislumbre. A verdadeira revolução veio no século XIX com a combinação de concreto e estruturas de metal, o que criou o concreto armado. Essa fusão resultou em um material excepcionalmente resistente que é agora a espinha dorsal da construção moderna.

 

Variedade de Concretos no Brasil

A demanda por diversidade na construção levou à criação de uma série de tipos de concreto, cada um com propriedades distintas. Os métodos de cura do concreto também desempenham um papel importante, pois afetam diretamente a qualidade do material. No Brasil, destacam-se os seguintes tipos de concreto:

 

Concreto de Cimento Portland

Formado pela mistura homogênea de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água, sem a incorporação de componentes adicionais. A referência à maioria dos concretos no Brasil é "concreto de cimento Portland".

 

Concreto Armado

Uma combinação estratégica de concreto e armadura de metal, usado para criar estruturas resistentes à compressão e flexão, incluindo arranha-céus, pontes e estádios.

 

 

Concreto Usinado

Conhecido por sua previsibilidade e resistência, é fabricado em centrais de concreto e entregue pronto para uso na obra.

 

Concreto Protendido

Caracteriza-se por cabos de alta resistência incorporados à estrutura de concreto, sendo ideal para grandes vãos, mas requer mão de obra especializada.

 

Concreto Convencional

Amplamente usado em obras, pode ser aplicado diretamente no solo para fundações ou em fôrmas para lajes e pisos. A mistura deve ser adequadamente consolidada com um vibrador mecânico.

 

Concreto Bombeável

Uma versão mais fluída do concreto convencional, permite a colocação por meio de bombas de concreto.

 

Concreto Celular

Caracteriza-se por adição de espuma, resultando em um concreto mais leve do que o convencional.

 

Se você está procurando por concreto em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Procurando por Blocos de Concreto em Sorocaba? Confira:

Concreto Leve

Utiliza agregados leves, reduzindo a densidade e peso da estrutura. É eficaz na redução de custos e apresenta baixa permeabilidade.

 

Concreto de Alta Resistência Inicial

Contém elementos que conferem alta resistência em tempo recorde, útil em situações de emergência.

 

Concreto Pesado

Usa agregados de alta densidade, adequado para aplicações como usinas nucleares e câmaras de raio-x.

 

Concreto Pré-fabricado

Fabricado em indústrias e montado no canteiro de obras. A eficiência desse método ajuda a acelerar o progresso da construção.

 

 

Concreto Projetado

Conhecido também como concreto jateado, é aplicado com mangueiras de ar comprimido e é ideal para encostas e terrenos íngremes.

 

Concreto de Alto Desempenho (CAD)

Usado em obras que exigem alta resistência e durabilidade, com aditivos que reduzem permeabilidade e porosidade.

 

Concreto Auto Adensável

Aplicado quando é necessária alta fluidez, é compatível com concretagens em estruturas pré-moldadas, peças moldadas, fôrmas em alto relevo e acabamentos em concreto aparente.

 

Concreto Rolado

Usado como base em obras como barragens, estacionamentos e pisos, compactado com rolos compressores.

 

Concreto Reciclado

Uma opção sustentável, criada a partir de materiais reciclados como garrafas PET, contribui para a redução de resíduos na construção.

 

Cada tipo de concreto possui aplicações específicas e vantagens únicas. A escolha certa depende do seu projeto, seguindo rigorosamente as normas técnicas e regulamentações. Por isso, quando se trata de escolher o tipo de concreto adequado, lembre-se de que a qualidade e a segurança são prioridades.

 

Via: https://orcafascio.com/papodeengenheiro/tipos-de-concreto/