7 ações para evitar dores de cabeça com as telhas de fibrocimento

7 ações para evitar dores de cabeça com as telhas de fibrocimento

Reforma e construção não precisam ser sinônimo de problema. A fórmula de sucesso tem como ingredientes: bons profissionais, bons produtos e atenção às instruções de instalação desses materiais.
O telhado é uma das partes mais importantes de uma edificação, pois ele protege tudo que fica embaixo: móveis, eletrodomésticos, vidas e muitos sonhos.
Preparamos aqui um guia básico de instalação das telhas de fibrocimento. São 7 passos simples que podem evitar muita dor de cabeça.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

1. Calcule a inclinação

Calma, não precisa ressuscitar o transferidor das aulas de Trigonometria da escola!
Cada telha Brasilit tem uma especificação no que diz respeito à inclinação. Não vamos entrar em tecnicidades aqui, mas a ideia básica é que a cada metro de telhado, você suba um determinado valor em altura.
Por exemplo, ao usar uma telha Ondulada de 6 ou 8 mm de espessura, é necessário subir no mínimo 9 cm a cada metro. Veja aqui como é simples garantir a inclinação correta.

Inclinação do telhado

 

2. Verifique a distância entre apoios

As telhas quanto mais espessas, mais resistentes são! Portanto, para as maiores espessuras é possível usar um espaçamento maior entre os apoios. Exemplificando: uma telha Fibrotex que tem 4 mm de espessura, possibilita um espaçamento máximo entre apoios de 1,15m. Já a telha Ondulada de 8 mm permite uma distância máxima entre apoios de até 1,99m.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

3. Siga o sentido de montagem

Não adianta ir colocando a olho telha sobre telha. É preciso seguir direitinho o esquema de montagem pra ter certeza de garantir o funcionamento correto do produto. Mas fique tranquilo não é nada de outro mundo.

 

4. Faça o corte dos cantos

Pra conseguir um encaixe perfeito quando as telhas se encontram, deve ser feito um pequeno recorte nos cantos. Mas de novo, nada de fazer as coisas a olho! Por mais que o instalador seja craque no assunto, seguir as instruções de instalação do produto é a garantia de que você não vai sofrer com uma infiltração ou qualquer outro problema do tipo.

 

5. Fixe corretamente

Para cada telha temos um local específico para fazer a fixação das telhas na estrutura. Fique atento a isso!

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

6. Pintura

Já sabemos: você não quer um telhado cinza na sua casa nova de paredes amarelas. Ótimo! Mas nada de “É só pintar que dá tudo certo”. Antes disso, é preciso limpar bem as duas faces das telhas e tirar todo o pó. Essa ação permite melhor rendimento da tinta e melhor acabamento. Além disso, você precisa usar tinta 100% acrílica e pintar nas duas faces.

Pintura do telhado

7. Não caminhe sobre as telhas

Olha, a gente faz de tudo para trazer para o mercado as telhas mais resistentes. Mas uma coisa é aguentar a água das chuvas, outra é suportar o peso de um adulto fã de arroz, feijão, bife e batata frita. Durante a instalação, utilize tábuas apoiadas sobre a estrutura para dar mais estabilidade e resistência enquanto você caminha de um lado para o outro. E lembre-se de usar todo o equipamento de segurança!

Caminhamento no telhado

 

Fonte: https://www.brasilit.com.br/blog/7-acoes-evitar-dores-cabeca-com-telhas-fibrocimento