Ferrugem: formas de evitar

A ferrugem é uma dor de cabeça comum para aqueles que lidam com máquinas, peças e ferramentas de ferro, e entender como evita-la e remove-la acaba sendo imprescindível. Ela não só faz mal aos nossos bolsos e gasta nosso tempo, como também prejudica a saúde geral das pessoas expostas ao material.

Com isso, as dicas nesta matéria irão te ajudar a fazer com que os materiais durem mais e fiquem longe desse mal que é a ferrugem. Desta maneira, você consegue evitar o efeito negativo e até mesmo reverter o cenário em que a oxidação já ocorreu. Quer saber mais? Então leia esta matéria até o final.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

O que é ferrugem?

 

 

Entender primeiramente o que é a ferrugem e como ela ocorre é necessário para compreender o restante. A ferrugem é um processo de oxidação do ferro, onde o metal reage com o oxigênio do ar e a água. Nessa reação é formada a substância chamada de ferrugem, que corrói o material original.

Visualmente, é uma camada alaranjada que cresce sobre as ferramentas e peças, gerando seu desgaste de forma acelerada. Assim, as peças vão se decompondo aos poucos e causam também problemas à saúde humana, como o tétano e outras infecções. Quando tocamos em uma superfície enferrujada, podemos até sentir os pedaços do metal se degradando e praticamente sendo desmontados aos poucos.

 

Cuidados no litorâneo

A água e a umidade são um dos principais fatores que aceleram a corrosão por conta de oxidação. Portanto, quem mora em locais litorâneos, que tendem a ter climas mais úmidos, deve redobrar o cuidado e a atenção. Nesses ambientes, é mais comum a presença de elementos enferrujados, por conta da ação da umidade sobre a superfície metálica.

Por isso, se você mora no litoral, fique atento nas dicas para evitar a ferrugem e salvar os seus materiais que estão oxidando.

 

Como evitar ferrugem?

 

 

As formas de evita-la são:

  • Mantenha o ambiente limpo e seco: como dito anteriormente, o contato com a humidade e a água são um dos fatores que causam a ferrugem. Então se mantenha atento em colocar os seus materiais em locais seguros;
  • Evite arranhões ou atritos desnecessários: um arranhão corrói o componente, deixando-o mais vulnerável a reter água e umidade. E caso tenha uma tinta de proteção no material, com o atrito ela pode sair;
  • Aplique produto para evitar ferrugem: eles o metal contra a ferrugem. Os cristais de sílica-gel ajudam em componentes pequenos. Há quem recomende também bicarbonato de sódio, zarcão e tinta anticorrosiva. A tinta claramente aplica uma camada por cima que protege o material da peça ou ferramenta. Dessa forma, a exposição será menos danosa;
  • Faça manutenções regulares: É necessário manutenções regulares e inspeções para avaliar como o material está e se está ausente de ferrugem. Reaplicar as tintas e demais protetores é importante também.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Prefira metais mais resistentes

Opte por metais resistentes que contenham uma estrutura interna que já protege automaticamente contra a oxidação. Os metais que se encaixam nessa categoria são:

  • Aço inoxidável: realça a barreira contra a exposição do metal à água e ao ar.
  • Metal galvanizado: é aplicado zinco para proteger ainda mais o material. O componente atua como uma superfície extra em cima do metal, de forma que evita contato direto com umidade e com o oxigênio.

 

Além disso, o zinco reforça a defesa em caso de arranhões, a partir de outra camada interna que mantém a segurança.  Outro argumento a favor é que o elemento também é reativo ao oxigênio, por isso, consegue se defender melhor contra o efeito causado pela reação com o ar e com a água.

Nesse caso, o zinco é chamado de metal de sacrifício, por ser um elemento que reveste o elemento original daquela ferramenta e o protege.  Ele se expõe ao oxigênio e impede que o produto seja exposto. Por ser mais resistente, apresenta menos problemas e um efeito menos avassalador.

 

Se você está precisando de Ferros em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira no nosso site.

 

Como tirar a ferrugem?

 

Caso a corrosão já tenha ocorrido não a mais nada a se fazer.  Mas tem maneiras de amenizar a situação, como o uso de lixas e escovas que ajudam a limpar a peça ou máquina, removendo assim o desgaste. Temos também sprays no mercado que auxiliam nesse quesito, com fluidos específicos que combatem à oxidação.

 

O que é bom para tirar a ferrugem?

  • Pinturas;
  • Lubrificantes;
  • Óleo;
  • Soluções com vinagre;
  • Ácido cítrico.

 

Agora que você está antenado, se certifique de seguir todos os passos para evitar os desgastes de seus matérias e gastos com a compra de novos. Lembre-se de comprar as tintas e demais ferramentas de proteção em lugares confiáveis e veja se os produtos são de qualidade.

 

Via: inobag.com.br