Tipos de Forro

Os diferentes tipos de forro são classificados de acordo com o material com o qual ele é feito. Além disso, o forro pode ter várias formas diferentes, como um forro liso, recortado, rebaixado ou inclinado.

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

Tipos de forro de acordo com a forma

Um ambiente não precisa ter um forro abaixo da laje, necessariamente. Mas sua presença possibilita a criação de efeitos de iluminação, que pode assim ficar embutida, e também puxa a atenção para o alto, deixando o ambiente mais dinâmico e valorizado.

forro liso, que cobre todo o ambiente por igual, funciona bem quando o pé-direito é alto e o espaço é pequeno. Assim ele fica mais aconchegante e ao mesmo tempo sem excesso de informações, que poderiam poluir o visual.

forro rebaixado apenas em alguns locais serve para destacar alguns móveis ou delimitar os ambientes.

forro recortado pode ser uma forma de destacar partes do ambiente, criando um forro no espaço todo com alguns recortes e diferenças de altura ou então fazendo uma simples sanda em alguns locais, para economizar material.

Tipos de forro por material

Conheça as características de cada um dos vários tipos de forro, em relação ao material utilizado, para saber qual escolher:

Forro de gesso

FORRO DE GESSO | preços e modelos

Entre todos os tipos de forro, o forro de gesso é um dos mais comuns, principalmente por sua versatilidade. Ele pode ser de gesso comum, que consiste em pequenas placas dispostas lado a lado e depois cobertas por massa, parecendo no final uma peça única, ou então de gesso acartonado ou drywall, que são placas maiores e mais finas revestidas por papel cartão.

O gesso acartonado é um pouco mais caro, mas também é mais resistente, tem melhor acabamento e também é instalado com menos sujeira. Mas sua principal vantagem é a versatilidade, pois é com ele que se pode fazer rebaixos que parecem estar voando ou então grandes recortes para embutir a iluminação.

Forro de madeira


Vantagens e desvantagens do forro de madeira - Blog Imobiliária Rohde

O forro de madeira tem como principal vantagem o conforto térmico e acústico que confere aos ambientes, pois ele absorve os sons e tem temperatura sempre agradável.

Ele pode ser pintado na mesma cor das paredes, ideal para ambientes pequenos e com decoração clara, para que o forro não pareça muito pesado, ou então ficar sem pintura, mantendo a aparência de madeira. Essa segunda opção funciona melhor em ambientes amplos e altos, que tenham madeira na mesma tonalidade presente de maneira marcante em outras partes do ambiente, como no piso, por exemplo, para ficar proporcional e integrado.

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

Forro de PVC

Grampo para forro PVC: instale sem furadeira

O forro de PVC se destaca dos outros tipos de forro principalmente pela sua praticidade, já que tem manutenção fácil, é resistente a umidade, não sofre ataque de cupins, não precisa receber pintura e, principalmente, é um dos forros mais baratos. Ele costuma vir com uma película térmica, que faz com que ele tenha um desempenho um pouco melhor nesse sentido, embora não fique tão confortável quanto a madeira, por exemplo. E por ser um material mais rígido e menos absorvente, os sons do ambiente tendem a ecoar um pouco mais do que quando se usa um forro de gesso ou de madeira.

Ele vale a pena, então, quando a preocupação com conforto não for a prioridade, e sim a economia e a praticidade. O forro de PVC é normalmente branco, mas existem também opções madeiradas, e seu aspecto é de várias ripas compridas. É também uma boa opção para banheiros e outros ambientes úmidos, pois não estraga como o gesso ou a madeira.

Forros modulares

Forro Modular Mineral Pindamonhangaba - Forro Mineral Acustico - Jessica  Forros e Divisórias

O forro modulado, que consiste em uma grelha metálica fechada com várias placas soltas, é muito utilizado em escritórios, especialmente pelo fato de facilitar o acesso à parte interna do forro, para mexer em dispositivos como sprinklers ou detectores de fumaça, por exemplo.

O forro modular é fácil de ser reconhecido, pois a grelha metálica fica aparente, formando um quadriculado. E a qualidade do forro, assim como seu preço, variam em função do tipo de placa utilizado, que pode ter diferentes características.

 

(Via)