Qual é a diferença de entulho para lixo?

O primeiro passo é saber que entulho não é lixo. Entulho são fragmentos resultado de sobras de construção ou proveniente de uma demolição, podendo ser restos de tijolo, caliça, madeira e ao contrario do que se pensa, tem sim serventia podendo ser reciclado.

Procurando por Caçambas para Entulho em Sorocaba? Confira:

Saiba diferenciar entulho de lixo e realizar o descarte correto

Já o lixo pode ser dividido em duas categorias: lixo orgânico e o inorgânico.

Lixo orgânico

São chamados de lixos orgânicos todo material de descarte de origem biológica, ou seja, de origem animal ou vegetal, como resto de alimentos, sementes, ossos e óleos e gorduras, podendo ser transformados em adubo como no caso dos restos de alimentos, ou sabão em barra, no caso do óleo.

São chamados de lixo inorgânico os materiais que não são produzidos pelo homem, classificados como papel, plástico, vidro e metal. Fácil de identificar pelas lixeiras coloridas de coleta seletiva.

Procurando por Caçambas para Entulho em Sorocaba? Confira:

Lixo inorgânico

A principal função da separação do lixo orgânico do lixo inorgânico é fazer com que seja feita a reciclagem, pois o lixo inorgânico só é reciclado quando encontra-se limpo e seco, pois se não estiver nestas condições o lixo inorgânico é reprovado no processo de triagem, que é o caso do papel higiênico e o recipiente plástico de agrotóxico.

 

Se você está procurando por caçambas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Coleta de lixo

Tanto o lixo orgânico, quanto o lixo inorgânico são descartados no aterro sanitário. O serviço de coleta é de responsabilidade da prefeitura e a reciclagem geralmente é feita por uma empresa vencedora de licitação, no caso de Campo Grande é a SOLURB Soluções Ambientais.

Reclamações sobre a coleta de lixo em Campo Grande podem ser resolvidas entrando em contato com a SEINTRHA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação,que é responsável pelo planejamento e execução de serviços públicos como limpeza, manutenção de vias, coleta de lixo, saneamento e outros.

(via)