Como escolher e qual o melhor tipo de aquecedor de água?

Quando pensamos em aquecedores de água lembramos do aconchego e conforto que eles nos proporcionam. Em tempos nos quais o uso racional de energia elétrica é uma das principais preocupações em relação à preservação do meio ambiente, investir em um aquecedor de água a gás pode ser uma boa opção. O aparelho funciona com gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecidos como gás de rua e gás de botijão.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

Para auxiliar na escolha do seu sistema de aquecimento, vamos explicar um pouco de cada um, suas vantagens e suas desvantagens. Sempre é bom contar com alguém especializado no assunto na hora de efetivar sua escolha. Para isso basta consultar uma empresa confiável, preferencialmente uma que trabalhe com diversos tipos de aquecedores, de forma a garantir um aconselhamento imparcial do vendedor. Existem basicamente dois tipos de aquecedores a gás doméstico: por passagem e por acumulação.

Aquecedores de passagem

Nos aquecedores por passagem a água é aquecida gradualmente, à medida que passa pelo aparelho. O aquecimento ocorre através da passagem de água por um sistema de serpentina disposta ao redor de uma câmara de combustão, não exigindo reservatório por acumulação. Onde temos um aquecimento mais lento com rendimento um pouco menor.

Os aquecedores de passagem também tendem a atender um número restrito de pontos de água quente e precisam de acesso a uma área externa para sua chaminé.

Existem muitos modelos, dos mais simples, automáticos, até os modelos mais modernos, eletrônicos e com controle digital.

Aquecedores por acumulação

Os aquecedores por acumulação são equipamentos em que o aquecimento ocorre através da passagem da água por um sistema de serpentina, tendo reservatório por acumulação, em que a águas aquecidas ficam armazenadas em tanques instalados no forro ou em armários apropriados.A vantagem desse tipo de aquecedor é o fato de sempre existir uma quantidade razoável de água quente em seu interior e a água quente chegar mais rapidamente até o ponto de uso. Dependendo do tipo de instalação hidráulica, a água já pode sair quente na abertura imediata do registro.

O fato de ter uma capacidade maior do que os de passagem também permite ao aquecedor de acumulação atender diversos pontos de consumo, ou um ponto de grande demanda, como uma banheira, por exemplo. Seu tamanho, no entanto, é muito maior do que um aquecedor a gás de passagem.

Aquecedores elétricos

Os aquecedores elétricos também podem ser divididos entre de passagem e acumulação, embora os de passagem sejam conhecidos por outros nomes.

Aquecedores elétricos de acumulação (boilers)

Os aquecedores elétricos de acumulação são usualmente chamados de boilers. Tem formato similar aos aquecedores a gás de acumulação: uma espécie de grande cilindro metálico.

A água fica acumulada dentro deste cilindro e permanece aquecida por resistências elétricas. As vantagens desse sistema são sua eficácia na produção de água quente, o fato de a água chegar rapidamente ao ponto de consumo e a possibilidade de atender diversos pontos. O que elimina parte da desvantagem deste sistema que é o alto consumo de energia, posto que ele trabalha ininterruptamente para manter a água aquecida.

Para reduzir o consumo, entretanto, é possível instalar um relógio que aciona o sistema em determinado horário programado (a hora que você costuma chegar em casa, por exemplo), deixando o sistema desligado o restante do dia.

Aquecedores solares

Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico.

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra" a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.

A circulação da água também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.

Escolha o que gasta menos

Certifique-se que o equipamento venha com o selo de eficiência energética desenvolvido pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Ele existe em fogões, aquecedores instantâneos (passagem) e de acumulação (reservatório).

O selo deve trazer o nome do fabricante, o modelo do aparelho e seu ano de fabricação.