Pintor de construção civil: principais qualidades e funções do profissional

Pintor de construção civil: principais qualidades e funções do profissional

 

Neste artigo iremos abordar sobre o profissional pintor, quais as suas atribuições e como ocorre o contato para a contratação. A pintura de parede e de outros sistemas da construção, como esquadrias, tem uma função que vai além de deixar o ambiente decorado, sendo importante para a proteção do edifício contra as adversidades do clima e patologias que o deterioram.

Mas afinal, quais são as responsabilidades do pintor profissional?

O pintor profissional, além de realizar a pintura de parede externa e interna, prepara o material para acabamento, assim como as superfícies de acabamento, e faz os orçamentos de pintura para a obra. Além disso, ele garante a correção das superfícies, através de lixamento e aplicação de massa fina, por exemplo.

Esse profissional, geralmente, também pinta superfícies de portas, janelas, guarda-corpo, e outros sistemas além das paredes. Para exercer sua função, é comum que o pintor conte com ajudantes para dar agilidade ao trabalho e assistência à organização o ambiente, principalmente em obras de maior porte, que não se restringem a pintar apenas um cômodo.

  

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Equipamentos de proteção

Na execução do trabalho, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são importantes para garantir a segurança no serviço do pintor. Os itens a serem utilizados para que os pintores não corram riscos como quedas em altura, inalação de solventes e contato prolongado com pinturas, são:

  • Capacete de segurança
  • Óculos de segurança
  • Máscara e respirador
  • Luvas de segurança
  • Calçado de segurança
  • Itens específicos da função (como cintos de segurança, cadeira suspensa e trava quedas).

 

O que permite qualidade na profissão do pintor

Algumas características e competências são essenciais para que o pintor profissional tenha qualidade de vida e execute bons serviços. Conforme o pintor profissional Fernando Freitas, essas características são:

  • Habilidade técnica

Esta habilidade compreende o conhecimento das ferramentas, produtos de trabalho e equipamentos da profissão, bem como utilizá-los da melhor forma.

  • Habilidade comercial

Tal habilidade diz respeito a saber vender o seu trabalho e convencer o cliente do valor agregado ao serviço. Devem ser apresentados os benefícios das especialidades do profissional, de forma que fique inerente sua competência.

  • Habilidade administrativa

  

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Conforme Fernando Freitas, essa habilidade abrange desde saber organizar a obra como gerir o dinheiro recebido, para ser possível desfrutar da satisfação no trabalho. Aqui se salienta a necessidade de fazer um contrato de prestação de serviços.

Como fazer a contratação de um bom pintor?

Atualmente, existem pintores no mercado que trabalham corrigindo serviços realizados com acabamento ruim, como em obras de pintura de parede, o que evidencia que vários “profissionais” não têm executado seu trabalho de forma correta.

Dessa forma, para a contratação, a indicação através de um mestre de obras, arquiteto ou engenheiro civil, que são pessoas que conhecem o trabalho de profissionais de pintura, é uma boa maneira de ter acesso a um bom pintor profissional.

As redes sociais, atualmente, também permitem que muitas pessoas divulguem seu trabalho, o que pode fazer com que você conheça novos pintores. Nesses casos, é importante buscar aqueles possuem comentários positivos de seus clientes, por exemplo. Ao entrar em contato com o profissional, será evidente o nível de confiança que ele passa sobre seu trabalho.

Dessa forma, na profissão de pintor, além da capacitação técnica, exige-se comprometimento, sendo necessário, muitas vezes, auxílio de outros profissionais do ramo para a eficiência do trabalho. O sucesso na profissão dependerá, em grande parte, da capacidade do pintor em mostrar suas qualidades, mas principalmente da eficiência de seu trabalho, de forma a atrair clientes comprometidos com uma comissão justa pelo serviço contratado.