Pedreiro autônomo ou empresa construtora? Qual contratar?

Hoje nós vamos falar sobre uma das principais dúvidas que surgem quando se inicia o planejamento de uma obra, que é a seguinte: é mais vantajoso contratar um pedreiro ou uma construtora para construir sua casa?

Construir uma casa não é um algo simples, principalmente para quem não é especializado nessa área. É muito importante que você avalie as duas possibilidades antecipadamente, para fazer a escolha certa para a sua construção. A escolha deve ser inteligente e também ter um bom custo benefício, com um orçamento que caiba no seu bolso.

Procurando por Construtoras em Sorocaba? Confira:

 
Por isso, trouxemos algumas considerações importantes sobre as principais vantagens e desvantagens de cada escolha, para você poder tomar a decisão que mais se encaixa com a sua realidade e de maneira mais assertiva e segura. 

Construtora: vantagens e desvantagens 

- A construtora se envolve em todas as etapas da construção, desde a limpeza do terreno, à terraplanagem, montagem do barracão de obras com escoamento sanitário correto e em muitos casos, com a parte de legalização, documentação e alvará do terreno e da obra frente à prefeitura da sua cidade.

- A construtora trabalha com um contrato que possui prazo determinado para o final da obra, o que ajuda você a se programar melhor. 

- A construtora se responsabiliza por toda compra, armazenamento e utilização dos materiais, retirando toda a responsabilidade do proprietário e evitando perda de tempo, imprevistos e dores de cabeça. Você não vai precisar parar suas atividades e sair correndo para o armazém atrás de um saco de argamassa que faltou, por exemplo.

- A construtora é responsável pela contratação de todos os profissionais que irão atuar na obra, além de orçar e cobrar pelo serviço, ela vai fiscalizar o prazo e a qualidade prestada pelo profissional contratado.

Foto: Unsplash
 

- Uma das principais desvantagens em contratar uma construtora é que pode ser um pouco mais caro, pois a construtora possui funcionários, paga impostos e possui toda uma estrutura administrativa por trás, porém, o custo-benefício é vantajoso, já que os imprevistos da obra(acreditem, eles acontecem bastante) serão todos de responsabilidade da construtora. Além de evitar gastos desnecessários por falta de planejamento e prolongar bastante o prazo da obra, você terá mais tranquilidade e tempo para trabalhar e cuidar das suas questões pessoais.


Procurando por Construtoras em Sorocaba? Confira:

Dica extra!

Antes de contratar uma construtora para sua obra, confira se ela possui um arquiteto ou engenheiro responsável pelos projetos da empresa, é esse profissional que poderá assinar como responsável técnico, e, caso a construtora que você contrate não possua, você terá que contratar um profissional por fora, o que pode aumentar consideravelmente o custo da obra.

Foto: Unsplash
 

 

Pedreiro autônomo: vantagens e desvantagens

 - É mais barato, pois o profissional autônomo não possui os mesmos custos operacionais de uma empresa, logo, o serviço custará um pouco menos.

- Se você gosta de assumir todas as responsabilidades e ter controle sobre todas as escolhas, contratar um pedreiro autônomo será ideal para você.

- Uma desvantagem em contratar um pedreiro autônomo é que os prazos serão mais flexíveis e o pedreiro pode precisar se ausentar por alguns dias por questões de saúde ou pessoais. Ao fazer o acordo, o profissional faz uma previsão de tempo de entrega, mas essa data depende de muitos fatores e pode alterar de forma significativa. Então, se você deseja ter sua obra em uma data pré-determinada, contratar um pedreiro não é para você.

- Outra desvantagem é que você precisa fiscalizar a obra todos os dias e estar a par de absolutamente todas as etapas, pois é muito comum a ocorrência de erros, principalmente na etapa de acabamentos, mesmo sendo um profissional de confiança e que já trabalhou muito com você, é normal ocorrerem falhas na comunicação e possíveis imprevistos.
 
 
Se você está procurando por construtoras em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.




- Você precisará fazer todos os orçamentos de material e comprar absolutamente todos eles pessoalmente, além de estar sempre à disposição para qualquer coisa que falte, além de precisar, muitas vezes, fiscalizar se as empresas de materiais de construção entregaram as quantidades certas dos pedidos.

- Você precisará conhecer um pouco das leis e ficar responsável por toda a legalização do terreno e da obra, lidando com as documentações e questões burocráticas da prefeitura, cartórios etc.

- Normalmente, os pedreiros autônomos recebem por semana, então você terá que desembolsar toda semana o pagamento, o que exige que você esteja sempre com capital de giro para manter os pagamentos em dia.