O que é gesso acartonado?

O setor da construção civil utiliza uma série técnicas e instrumentos específicos para ter projetos mais bem acabados e agradar aqueles que solicitam o trabalho de profissionais da área. Uma das ferramentas mais utilizadas é o gesso acartonado, que possui muitas variantes no mercado e costuma agradar quem busca um bom acabamento em reforma.

Procurando por Gesso Acartonado em Sorocaba? Confira:

1. Placas de gesso acartonado costumam ser divididas por cores e aplicação. Foto: Engenheiro no Canteiro

 

É comum vermos o gesso acartonado de muitas formas, tamanhos e propósitos. Há o clássico gesso acartonado standard, o gesso acartonado resistente à umidade e até mesmo gesso acartonado resistente a fogo, o qual possui um uso totalmente diferente das duas primeiras opções.

Mas afinal, o que vem a ser gesso acartonado? Imaginando que essa é uma dúvida que você tenha, decidimos explicar todos os detalhes e ainda te mostrar modelos que usaram o gesso acartonado e tiveram resultados maravilhosos. Confira!

 

Placa de gesso acartonado: o que é?

De modo geral, podemos definir o gesso acartonado (ou drywall, como também é chamado) como uma placa feita a partir de dois materiais: o gesso propriamente dito e o papel cartão. Seu uso é muito comum por permitir uma série de combinações e ainda ser barato, prático e muito resistente à maleabilidade.

 

2. Uma casa inteira pode ser construída com gesso acartonado. Foto: Gazeta do Povo

 

O gesso acartonado também traz um ótimo resultado estético, por isso é comumente utilizado por arquitetos que buscam uma acabamento agradável e pouca produção de resíduos. Além disso, ele pode ser utilizado de muitas formas e em diferentes tipos de ambiente. Seus usos mais comuns são:

  • Como parede;
  • Montagem de painéis;
  • Sancas e teto de gesso rebaixados;
  • Móveis simples (como painel para TV);
  • Divisórias e bancadas (muitas vezes podem substituir cômodas).

 

gesso acartonado - sala de jantar com painel de gesso
3. Gesso acartonado é muito usado em painéis e sancas. Projeto por: Denise Corsini

 

O gesso acartonado também possui algumas variantes, cujas características divergem de acordo com o uso pretendido e também à qualidade do acabamento que você quer ter em sua reforma. Os tipos de gesso acartonado mais comuns são:

  • Gesso acartonado ST (standard, de uso geral em ambientes internos);
  • Gesso acartonado RU (resistente à umidade, é ideal para ambientes úmidos, como banheiros);
  • Gesso acartonado RF (resistente a fogo, é ótimo para saídas de emergências).

Ainda existem outras opções de gesso acartonado no mercado, como por exemplo placa de gesso acartonado cimentícia, placa de gesso acartonado perfurada e ainda placa de gesso acartonado flexível.

 

Se você está procurando por gesso acartonado em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

Procurando por Gesso Acartonado em Sorocaba? Confira:

Forro de gesso acartonado

O gesso acartonado também é muito utilizado em forros e tetos, pois permite um acabamento melhor e até mesmo a elaboração de desenhos, como em caso de sancas em sala de estar. Além disso, o forro de gesso acartonado permite um conforto acústico e térmico considerável, evitando que ambientes que tenham pé direito (altura do chão ao teto) alto ou baixo não sofram com calor ou ecos.

Por ter muitas vantagens, o forro de gesso acartonado é muito comum em estabelecimentos públicos, como por exemplo salas comerciais, hospitais e restaurantes, geralmente como sancas e até mesmo painéis iluminados. Apesar de ter muitas vantagens, para aplicar o forro de gesso acartonado em sua reforma, é necessário tomar alguns cuidados. Confira:

  • Aplicar o gesso acartonado somente depois que o projeto de iluminação do ambiente estiver pronto;
  • Nunca fixar lustres ou adereços pesados (forro de geso acartonado costuma aguentar 10 kg);
  • Nunca pinte o forro sem que ele esteja seco e com o fundo especial para gesso (o gesso acartonado costuma demorar dois dias para secar);
  • Para ambientes pequenos, nunca use molduras de gesso acartonado grandes.

 

Parede de gesso acartonado ou parede convencional?

Algo também muito comum na construção civil é a parede de gesso acartonado, que aos poucos vem tomando lugar das paredes convencionais de cimento e tijolos. Suas vantagens são muitas: é econômica, possui superfície lisa e pronta para acabamento, além de uma aplicação muito simples.

 

gesso acartonado - sala de estar com parede em gesso com painel
4. Paredes de gesso acartonado são ótimas para fazer desenhos e painéis. Projeto por: Tetriz Arquitetura

 

A parede de gesso acartonado é ideal para quem quer dar um toque mais “clean” à reforma. Com ela você elaborar uma boa decoração moderna, com traços mais retos e detalhes mais lisos. Além disso, com a parede de gesso acartonado você pode criar isolamentos acústicos com o auxílio de mantas especiais, algo mais difícil de conseguir com a convencional.

Diferente do que muitos pensam, a parede de gesso acartonado permite, sim, o uso de papéis de parede. A pintura não é a única opção desse tipo de placa, sendo que ela possui uma aplicação de adesivos de qualquer natureza muito mais simples que as paredes convencionais, justamente por ter um acabamento mais liso, o que também é ótimo para abrir nichos e instalar portas e janelas.

 

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/gesso-acartonado/