Gesso nas paredes!!

Gesso nas paredes!!

Ter as paredes rebocadas com gesso é um daqueles trabalhos adoráveis que finalizam todo o trabalho árduo que foi feito antes.

Claro, também é um trabalho complicado, então vale a pena retirar todos os móveis da área a ser rebocada ou, pelo menos, cobri-los de maneira adequada.

Você também precisará pensar sobre de onde o gesseiro obterá a água para trabalhar e garantir que essa rota esteja protegida.

 

Reboco em paredes novas

No caso de novas construções, o gesso pode ser aplicado diretamente na placa de gesso. Na preparação, as cabeças dos parafusos da placa de gesso devem ser ter seu buraco aumentado para o tamanho do parafuso e a junta entre as placas, colada. Contas angulares de metal são usadas para garantir um acabamento nítido nos cantos externos.

No momento em que o gesseiro julgar que o reboco está suficientemente curado, o acabamento superficial de gesso é aplicado. Este deve ser liso e não apresentar marcas de espátula ou ondulações, pois é, essencialmente, a superfície acabada das paredes e tetos da sua nova casa.

Atualmente, muitas casas novas não são rebocadas.
Claro que a principal razão para isso é o custo, então não há necessidade de um gesso. Em vez disso, os orifícios dos parafusos são simplesmente preenchidos, as juntas entre as placas cobertas com papel parede (ou tecido).

 

Reboco de paredes em uma reforma

Garantir que suas paredes estejam prontas para a finalização em gesso irá economizar dinheiro quando se trata de pagar seu gesseiro. Embora a maioria dos gesseiros fiquem satisfeitos em remover o gesso antigo ou em consertar a velha placa de gesso, tudo isso aumentará o tempo que gastam no trabalho e aumentará sua conta final.

Antes de seu gesseiro começar, ajuda se você puder esvaziar o comodo e cobrir tudo que não pode ser retirado - rebocar é um trabalho complicado.

Seu gesseiro precisará de acesso a um suprimento de água. Procure fornecer um caminho para a fonte de água que não envolva espalhar gesso e bagunçar toda a casa - e cubra os tapetes também.

Remova os rodapés antigos antes de rebocar - a maioria dos gesseiros achará mais fácil levar o gesso até uma ou duas polegadas acima do chão do que deslizar até o topo do rodapé.

No entanto, se você quiser manter os rodapés no lugar, a maioria dos gesseiros deve ser capaz de deslizar até os rodapés existentes, embora isso consuma mais tempo.

 

Se quiser que seu gesseiro aplique uma nova camada de gesso em paredes de gesso antigas, você precisará preparar as paredes. Qualquer gesso velho danificado e esfarelado precisará se soltar das paredes, antes que a alvenaria seja limpa.

Embora incomum atualmente, às vezes ainda é necessário rebocar diretamente em tijolos ou blocos antigos. Isso é mais comumente feito em pequenas áreas da parede onde seções de gesso velho se soltaram e é feito como um trabalho de "remendo", em vez de em uma parede inteira.

É vital que o estado dessas paredes seja avaliado e corrigido quando necessário - tijolos antigos em ruínas não exigirão uma nova camada de gesso.

Antes da invenção da placa de gesso, o gesso era uma tarefa mais trabalhosa e cara. O reboco diretamente em alvenaria ou blocos, conhecido como "reboco úmido", ainda é o preferido por alguns por seu isolamento acústico superior.

As desvantagens do gesso úmido são que ele leva muito mais tempo para secar do que uma camada superficial em gesso cartonado, além de estar sujeito a rachaduras.

 

Gesso cartonado é muito mais simples de rebocar do que alvenaria e, como só precisa de uma camada superficial, geralmente é a opção mais barata. Além disso, a fixação de placas de gesso em paredes nuas aparafusando-as a ripas de madeira significa que uma camada de isolamento também pode ser adicionada, se necessário. Em outros casos, a placa de gesso pode ser 'esfregada' na parede nua. É aqui que as placas de gesso são coladas na parede usando "pinceladas" de adesivo.

Cortando placas de gesso para ajustá-las, você economiza tempo do gesso quando se trata de fazer o trabalho - e, portanto, economiza dinheiro. Uma serra manual ou um quebra-cabeças fazem o trabalho.

Você pode até mesmo fixar a placa de gesso na parede. A maneira mais fácil de fazer isso é parafusá-lo diretamente nas ripas de madeira que você fixou na parede e no teto - use parafusos para placas de gesso e certifique-se de que as cabeças dos parafusos fiquem enterradas abaixo da superfície das placas.

As juntas entre as placas precisarão ser cobertas com uma tela de tecido, uma fita de malha, antes que o gesso deslize.