Especial pisos: 13 revestimentos para acertar na escolha
Os revestimentos de piso são os acabamentos, normalmente, instalados sobre a laje ou contrapiso e podem ser tanto revestimentos únicos, como o cimento queimado ou epóxi, ou podem também ser revestimentos em peças, instalados uma por uma com a ajuda de uma massa ou cola assentadora. Os revestimentos em peças podem ser frios, como os cerâmicos, porcelanatos, pedras ou ladrilhos, ou podem ser quentes, como a madeira, os laminados, os vinílicos e carpetes. Suas peças variam de dimensão e portanto variam também suas possibilidades de instalação.

A paginação, como é chamada a forma como essas peças se organizam no plano do piso, deve considerar tanto o tamanho e geometria das peças quanto a necessidade e tamanho do rejunte. É a partir da paginação que se define quantos metros quadrados de revestimento será utilizado, e também se haverá a necessidade de cortes e ajustes em peças. O ideal é que o revestimento se encaixe perfeitamente na área, reduzindo o trabalho da mão de obra e também economizando material e recursos.
Dentro de várias possibilidades de paginação de pisos,há algumas que são mais clássicas e utilizadas com mais frequência, veja a seguir quais são elas:

Revestimento com alinhamento vertical

Revestimento com alinhamento horizontal

Revestimento com alinhamento diagonal

Revestimento com amarração

Revestimento do tipo escama de peixe

Revestimento do tipo espinha de peixe

Revestimento do tipo Chevron

Revestimento do tipo dama

Outros tipos: Desenhos gráficos de marchetaria

Os exemplos acima demonstram que os tipos de paginação não dependem unicamente do material dos pisos, de forma que é possível misturar desenhos e materiais respeitando a geometria da peça. Há também muitas outras combinações possíveis, com peças de tamanhos diferentes e tipos de materiais, abrindo espaço para uma variedade de possibilidades.
Via https://www.archdaily.com.br/br/968657/paginacao-de-piso-tipos-e-exemplos-aplicados-em-projetos