Escolhendo entre Bloco de Concreto e Tijolo: 5 Diferenças Essenciais na Construção

Foto: www.hrpremo.com.br

 

A escolha entre bloco de concreto e tijolo pode impactar significativamente o resultado final da sua obra. Ambos os materiais têm suas vantagens e desvantagens, e é importante conhecê-las para fazer a escolha certa. Vamos destacar as principais diferenças entre eles para te ajudar nessa decisão!

Procurando por Blocos de Concreto em Sorocaba? Confira:

Bloco de Concreto

Os blocos de concreto são fabricados com uma mistura de concreto, cimento, água, agregados (pedra e areia) e aditivos químicos, sendo produzidos em fábricas. Eles são conhecidos pela sua alta resistência e durabilidade, com uma baixa taxa de quebra, o que os torna ideais para muros de divisa e paredes externas. Além disso, os blocos de concreto são maiores e mais pesados que os tijolos cerâmicos, e sua superfície mais rugosa proporciona melhor aderência em acabamentos.

 

Tijolo

Por outro lado, os tijolos são feitos de massa de barro cozida e têm formato de paralelepípedo. Eles são utilizados principalmente como material de vedação, não suportando cargas estruturais. Os tijolos são menores e mais leves que os blocos de concreto, o que influencia tanto no custo do material quanto no tempo de finalização da obra. No entanto, devido às suas imperfeições, os tijolos exigem mais material de reboco para um acabamento adequado.

 

Foto: www.hrpremo.com.br

 

Principais Diferenças

  • Investimento: Os blocos de concreto demandam menor investimento com material de revestimento, proporcionando um acabamento mais padronizado e exigindo menos argamassa ou gesso.
  • Resistência: Os blocos de concreto possuem resistência mais alta do que os tijolos, que apresentam uma taxa de quebra maior, resultando em mais desperdício.
  • Mão de Obra: O uso de blocos de concreto requer menos mão de obra devido à sua maior rentabilidade e necessidade de um número menor de peças para construir um metro quadrado.
  • Duração da Obra: A colocação dos tijolos pode demandar mais tempo devido ao seu tamanho menor, além de exigir maior investimento em material de reboco devido às suas imperfeições.
  • Conforto: Os blocos de concreto proporcionam melhor desempenho acústico devido à sua parede pesada, enquanto os tijolos garantem conforto térmico e acústico.

Procurando por Blocos de Concreto em Sorocaba? Confira:

Se você está procurando blocos de concreto em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Investimento

Em termos de investimento, os blocos de concreto costumam demandar um menor gasto com material de revestimento. Isso ocorre porque o acabamento é mais padronizado, o que reduz a necessidade de argamassa ou gesso. Além disso, os blocos de concreto oferecem uma resistência mais alta do que os tijolos, que têm uma taxa de quebra maior, resultando em mais desperdício.

 

Foto: www.hrpremo.com.br

 

Mão de Obra

Quanto à mão de obra, o uso de blocos de concreto geralmente requer menos trabalhadores, pois são mais rentáveis e exigem um número menor de peças para construir um metro quadrado. Já a colocação dos tijolos pode demandar mais tempo, devido ao seu tamanho menor, e também exigir um maior investimento em material de reboco devido às suas imperfeições.

 

Conforto

Por fim, em relação ao conforto, os blocos de concreto oferecem melhor desempenho acústico devido à sua parede pesada, enquanto os tijolos garantem conforto térmico e acústico. Portanto, ao decidir entre bloco de concreto ou tijolo, é importante avaliar as facilidades e necessidades de cada material, considerando a qualidade do material, o investimento necessário, o custo da mão de obra e o conforto proporcionado, para escolher aquele que melhor se adequa ao seu projeto e garantir um resultado satisfatório.

 

Qual é a Melhor Opção?

Ao decidir entre bloco de concreto ou tijolo, é importante avaliar as facilidades e necessidades de cada material. Considere a qualidade do material, o investimento necessário, o custo da mão de obra e o conforto proporcionado. Escolha aquele que melhor se encaixa no seu projeto e garanta um resultado satisfatório!

 

Fonte: www.hrpremo.com.br