Conheças as vantagens do gesso e das placas de drywall na construção civil

O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir da rocha gipsite. Mineral abundante na natureza, o gesso é obtido pela calcinação da gipsite e assim como o cimento, o gesso tem propriedades aglomerantes, ou seja, após misturado com água, pode ser moldado, e assim que seca, adquire características ligantes e possui bastante resistência.

 

 

O uso desse material na construção civil é de grande vantagem para a obra, construções e reformas que usam o gesso, diminuem consideravelmente o desperdício de materiais, outra vantagem é a facilidade na montagem, sua flexibilidade, resistência, isolamento térmico etc. É um grande aliado na decoração, e sua aplicação nos tetos pode ser muito útil na hora de embutir a iluminação de residências e salas comerciais, esconder ferragens ou mesmo disfarçar as vigas inevitáveis da construção. Ele permite a criação de diversos formatos pré-­moldados e também possibilita um acabamento perfeito. O revestimento nas paredes e tetos é chamado de molduras de gesso.

 

 

As molduras de gesso são peças usadas na decoração do ambiente. Existem diversos tipos e modelos de molduras de gesso, desde as mais tradicionais com frisos (podendo ou não ter degraus), normalmente colocados em tetos e paredes. Outro modelo são as molduras em L ou molduras em 90 graus, coladas no teto e nas paredes com 2 frisos, onde o maior é colado na parede e o menor no teto.

 

 

As molduras de gesso tradicionais tem seu uso, de certa forma, reduzido pelo fato de surgirem diversos novos modelos, porém, ainda existe muita procura por elas no mercado da construção civil, já que elas trazem sofisticação e elegância para o ambiente, além de ajudar a embutir todo projeto de iluminação.

Drywall: entenda o que é e como funciona esse sistema de construção

O termo define tanto as chapas com miolo de gesso e face de papel-cartão quanto o sistema, composto dessas placas fixadas em estruturas de aço. Sua vantagem está na possibilidade de criar centenas de formas, com emprego de painéis simples ou duplos, de variadas espessuras. Enchimentos de lã mineral ajudam a criar isolamentos acústico e térmico.

O drywall ou gesso acartonado serve para dividir ambientes sem perder espaço, pode isolar o barulho dos vizinhos, embutir a iluminação no teto sem grandes reformas ou montar uma estante de livros. Esses são apenas alguns exemplos da versatilidade do drywall. Por ser maleável, embasa trabalhos arrojados, com recortes, desníveis e curvas.

Seus componentes são recicláveis, e o gesso não gera descartes tóxicos. Trata-se de uma tecnologia limpa, que apresenta somente 5% de resíduos no final da obra. Além disso, custa menos para transportar por se tratar de um material leve.

Por que usar Drywall na construção civil?

Além das vantagens já citadas, o drywall é executado com maior rapidez e agilidade, o que reduz os custos com mão de obra, além de gerar até 25% menos entulho e, dessa forma, menos gastos com remoção. Permite que o rebaixamento seja menor, uma grande vantagem para ambientes com o pé-direito baixo. O drywall é um produto industrializado e o seu sistema de fixação é através de parafusos, gerando necessidade de utilizar massa somente nas emendas da placa.

Vantagens no uso do Drywall

O sistema drywall foi testado e ensaiado em laboratórios competentes, como o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). Antes de virar uma parede de casa, ele passa por um rígido controle de qualidade, para garantir medidas precisas e acabamentos perfeitos. O que não acontece com uma parede tradicional, cujo sucesso depende não só da qualidade dos materiais utilizados, mas também da especialização da mão de obra. Quanto aos acabamentos, são os mesmo utilizados em paredes convencionais: pintura, textura, papel de parede, laminado, cerâmica e azulejo. A diferença é que a superfície já vem pronta para recebê-los.

Para manter a durabilidade do sistema de drywall, a manutenção das paredes necessita um certo cuidado. A limpeza de manchas na superfície pode ser feita com os mesmos produtos de paredes convencionais. Já os jatos de água ou vapor, utilizados na alvenaria, devem ser evitados, já que podem causar danos ao drywall.

Características das Placas de Drywall

Há três tipos de chapas de drywall, que se diferenciam pelo tom da cobertura de papel-cartão. Cada uma delas possui funções diferentes. A face branca deve voltar-se sempre para o lado do acabamento:

Rosa: resiste mais ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula. Por isso, vai bem ao redor de lareiras e na bancada do fogão com cooktop.

Verde: com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, permite a aplicação em áreas úmidas (banheiro, cozinha e lavanderia).

Branco: é a variedade mais básica (Standard), amplamente empregada em forros e paredes de ambientes secos.