Confira como é feito o processo de remoção de entulhos

Está pensando em construir ou fazer uma reforma no seu imóvel? Seja ela grande ou pequena saiba, que obras sempre acumulam entulho, como restos de madeira, gesso, terra, lã de vidro e outros tipos de resíduos de construção civil que, de uma forma ou outra precisam sair da sua obra e para isso, nada melhor que contratar uma empresa de remoção de entulhos.

Procurando por Remoção de Entulhos em Sorocaba? Confira:

O acúmulo de lixo em terrenos pode causar a proliferação de insetos e roedores, entre vários outros problemas. Por isso o serviço de remoção é tão importante. Além disso, dá a oportunidade ao cidadão de se desfazer desse lixo de forma correta, evitando também que móveis como sofás e fogões sejam colocados nas ruas e, consequentemente, levados a rios e canais, aumentando o risco de enchentes e alagamentos.

Além do desperdício, o entulho também gera sérios impactos ambientais, tanto pela poluição que os materiais geram no meio ambiente, quanto pela extração na natureza da fonte do material, por exemplo, de areia lavada dos rios e da extração de argila.

A reciclagem e o reaproveitamento do entulho são fundamentais para o controle e minimização dos problemas ambientais causados pelos resíduos. Existe uma lei que proíbe a deposição de entulho em vias públicas. Se a quantidade de entulho for maior do que a permitida por lei em sua cidade, você deve contratar uma empresa de remoção de entulho.

Aluguel de caçamba para entulho

Com o aluguel da caçamba, os entulhos que surgem de acordo com construção ou a reforma de um imóvel permanecem no mesmo lugar, porém com organização, pois essas caçambas precisam ficar localizadas em lugares regulamentados. Depois de todo entulho estar na caçamba, ele é removido pela empresa contratada.

Ao contratar um serviço de caçamba, é preciso se certificar de que a empresa irá destinar o entulho ao lugar correto. Para evitar problemas, certifique-se que você obtenha um contrato da empresa de caçamba que informe a destinação do entulho, assim como uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo (CTR), que é um documento que exige que os resíduos foram entregues em área licenciada.

As caçambas devem ficar estacionadas em frente à construção, em vias com largura maior do que 5,80 metros. Em ruas onde há obrigatoriedade de Zona Azul. O compartimento deve apresentar, de forma legível, os dados da prestadora de serviço e da caçamba, assim como o telefone para emergência. Além disso, deve constar nela películas reflexivas para visualizações noturnas.

As caçambas não devem ficar em locais onde o estacionamento é proibido, e nem tampouco em paradas de ônibus, táxi e caminhão, passagem de deficientes físicos e entradas de farmácias. Estacionar em cima da calçada ou próximo a caixas de correio, hidrantes e telefones público também não é permitido, assim como em esquinas.

Procurando por Remoção de Entulhos em Sorocaba? Confira:

Cada material deve ser tratado de um modo específico no canteiro de obras para que seja possível seu reaproveitamento. Veja como:

Descarte de plásticos na caçamba de entulho

Material: fiação, tubulações, diversos.

Reciclagem e cuidados: os materiais são encaminhados para indústrias especializadas nesses compostos que, após processar o material, ele é recolocado no mercado, inclusive em outras utilizações, como embalagens.

Descarte de cimento na caçamba de entulho

Material: argamassas, concretos, blocos para alvenaria.

Reciclagem e cuidados: os materiais são britados e reaproveitados como agregado. Deve-se tomar cuidado para não deixar gesso no entulho, pois compromete o desempenho do material reciclado. Quando finalmente dividido, pode ser empregado como material pozolânico. Eventualmente, pode ser misturado com material cerâmico, desde que mantida a homogeneidade. Nesse caso, o desempenho é inferior àquele verificado com o emprego exclusivo de material cimentício.

Descarte de madeira na caçamba de entulho

Material: fôrmas, escoramentos, sobras da carpintaria ou marcenaria.

Reciclagem e cuidados: as sobras são encaminhadas para indústrias de processamento de madeiras. A reciclagem é dificultada se o material estiver pintado, pois a tinta pode ser tóxica. Em geral, ela é empregada para a produção de chapas de madeira aglomerada ou, em casos mais raros, usada na alimentação de fornos.

Descarte de materiais cerâmicos na caçamba de entulho

Material: blocos, telhas, pisos, pastilhas de revestimentos.

Reciclagem e cuidados: os materiais são britados e reaproveitados como agregado não estrutural. Quando finamente dividido, é recomendado como aditivo pozolânico. Eventualmente, pode ser misturado com material cimentício, desde que mantida a homogeneidade. Nesse caso, o desempenho pode melhorar.

Descarte de metais na caçamba de entulho

Material: tubulações, esquadrias, fôrmas, ferramentas.

Reciclagem e cuidados: são encaminhados como sucata para depósitos de ferro-velho ou siderúrgicas. Atualmente, 95% do aço dos vergalhões produzidos no Brasil vêm de reaproveitamento de sucata, oriunda sobretudo de navios antigos.

Descarte de outros materiais na caçamba de entulho

Material: gesso, tecidos, papéis.

Reciclagem e cuidados: podem ser processados nas indústrias especializadas em cada tipo de material. No caso do gesso, deve-se tomar cuidado para não misturar com resíduos cimentícios, pois a mistura expande em contato com a água e prejudica o desempenho do material. No caso de revestimento de gesso em paredes de alvenaria, a proporção de gesso é inferior ao limite de comprometimento. O maior cuidado deve ser tomado com paredes e forros de gesso acartonado.

Descarte de móveis usados na caçamba de entulho

É proibido abandonar móveis e sofás velhos por aí. Você pode fracionar esse móvel e solicitar uma caçamba para levar o material ao aterro ou doar a entidades carentes.