Como se tornar um eletricista em 6 etapas

Aqui está uma visão geral de como se tornar um eletricista quando você está começando do zero:

Primeiro, certifique-se de ter obtido o diploma do ensino médio. Em seguida, procure um programa de treinamento de eletricista em uma escola profissional, técnica ou comercial local. Depois disso, inscreva-se para o estágio de eletricista e, se necessário, inscreva-se como aprendiz de eletricista ou estagiário em seu estado. Finalmente, se necessário, obtenha sua licença de eletricista ou busque certificação em seu estado e / ou município, as vezes essa certificação pode envolver a aprovação em um exame.

De modo geral essas são as etapas básicas para se tornar um eletricista. Obviamente, é aconselhável examinar cada uma dessas etapas com mais detalhes para saber exatamente o que esperar. Afinal, a confiança é um traço importante a ser desenvolvido, especialmente enquanto você está aprendendo a ser eletricista. Quanto mais você souber, maior será sua confiança conforme você avança. E as carreiras de eletricista definitivamente merecem toda a atenção. Frequentemente, fornecem maneiras confiáveis ??e significativas de ganhar bons salários e benefícios.

Portanto, verifique o que as etapas a seguir envolvem. E explore todo o artigo para aprender as respostas a perguntas adicionais como:

  • Quanto tempo leva para se tornar um eletricista?
  • Qual a formação necessária para se tornar um eletricista?
  • Como você consegue uma licença de eletricista?
  • É muito difícil se tornar um eletricista?

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

  1. Obtenha seu diploma do ensino médio ou equivalente

Esta etapa é essencial. Você não será capaz de progredir até que possa provar que concluiu o ensino médio com êxito ou outro tipo de certificação equivalente.

 

  1. Considere obter um treinamento (aprendiz)em uma escola comercial ou faculdade profissionalizante (sistema S)

Cada vez mais, essa etapa é vital para fazer você se destacar entre os concorrentes. Aprender os fundamentos básicos do trabalho elétrico costuma ser mais fácil quando você ainda não está empregado e está preocupado em agradar seu chefe. Os programas de eletricista em escolas de comércio, institutos técnicos e faculdades de carreira fornecem uma introdução mais confortável a esse comércio e podem ajudá-lo a obter a experiência básica necessária no futuro.

 

  1. Candidate-se a um estágio

Você pode obter um estágio de eletricista pesquisando oportunidades e se inscrevendo assim que estiver pronto. Afinal, você nunca sabe quantas outras pessoas podem estar se candidatando para os mesmos empregos de aprendiz, então é bom começar a trabalhar neles, se puder. Na verdade, ter senso de urgência pode ser um dos aspectos mais essenciais para saber como se tornar um aprendiz de eletricista.

 

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

  1. Se necessário registre-se como um trainee ou aprendiz de eletricista em seu munícipio

Alguns munícipios exigem que os aprendizes elétricos se registrem antes de serem autorizados a trabalhar em locais de trabalho reais. Geralmente é uma etapa muito fácil, pois envolve apenas o preenchimento de um formulário e, potencialmente, o pagamento de uma pequena taxa. Mas cada munícipio tem seus próprios requisitos, portanto, certifique-se de verificar com o departamento de licenciamento, trabalho ou questões do consumidor de sua cidade.

 

  1. Conclua seu aprendizado

Essa etapa é o coração de todo o processo. Seu aprendizado irá combinar treinamento no trabalho com cursos online e / ou em sala de aula. Você será orientado e supervisionado por um mestre ou eletricista experiente.

Ao longo do caminho, você estudará conceitos importantes e receberá experiências práticas no local de trabalho relacionadas a uma descrição de trabalho típica de eletricista. Por exemplo, você terá a oportunidade de praticar e aprender sobre aspectos do comércio, como:

Leitura de plantas de construção e diagramas técnicos para plantas elétricas

  • Instalação, reparo e manutenção de fiação elétrica, luminárias, equipamentos de distribuição de eletricidade e vários sistemas de controle
  • Certificando-se de que todo o trabalho está em conformidade com o código elétrico nacional, bem como com os regulamentos estaduais e locais
  • Testar e inspecionar sistemas elétricos e componentes para problemas usando dispositivos especiais

 

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

  1. Obtenha licença ou certificação em seu estado e / ou município (se necessário)

Uma das coisas mais importantes para entender ao explorar como se tornar um eletricista licenciado é que cada estado define seus próprios padrões. Na maioria dos estados, você precisa de uma licença para ser um eletricista qualificado.

Por isso, é importante entrar em contato com o seu estado e também com os municípios em que você planeja trabalhar. Pergunte se você precisa de uma licença para executar o trabalho elétrico. Em alguns casos, você pode precisar de uma licença para trabalhar como empregado de um eletricista. Em outros casos, você pode não precisar de uma licença, a menos que planeje iniciar seu próprio negócio elétrico.

Em locais que exigem uma licença, você pode ter que passar em um exame que testa sua compreensão de vários conceitos elétricos, práticas de segurança e leis locais e códigos de construção. Você provavelmente também terá que provar que concluiu uma certa quantidade de horas aula e treinamento prático relevantes sob a supervisão de um eletricista licenciado ou eletricista mestre.

É difícil se tornar um eletricista?

Como qualquer outra carreira, tornar-se parte do setor elétrico pode ser um pouco desafiador às vezes. Mas também pode ser muito divertido. Afinal, o treinamento de eletricista envolve o uso das mãos e também da mente. Neste setor especializado, é quase impossível ficar entediado - especialmente quando você está aprendendo algo novo todos os dias.

Além disso, você provavelmente terá muito suporte durante o treinamento. E você começará lentamente, desenvolvendo gradualmente suas habilidades e compreensão da indústria ao longo do tempo. Portanto, se tornar um eletricista pode não ser tão desafiador quanto você pode pensar.