Como fazer uma pintura que imita madeira

Com a técnica e as ferramentas certas, dá para deixar a tinta com o efeito que você quiser, inclusive de madeira. Embora a técnica da escova funcione em peças menores, um texturizador de madeira é o ideal para superfícies maiores. Uma vez que a tinta secar, você pode envernizá-la, deixando a peça com ainda mais cara de madeira.

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Parte 1 - Preparando e lixando a superfície 

 

Proteja o ambiente das manchas

Cubra a superfície com panos velhos, jornal ou uma toalha de mesa barata. Se houver qualquer coisa por perto que possa manchar, o melhor e levá-la para outro lugar ou cobri-la com um pano. Além disso, também é uma boa ideia usar roupas velhas ou um avental.

Se estiver usando tinta spray ou à óleo, o melhor é abrir as janelas para melhorar a ventilação.

 

 

Se for necessário, remova as ferragens

Isso inclui detalhes como maçanetas, dobradiças e outras partes metálicas, que devem ser guardados até que a pintura termine. Se a peça em que estiver trabalhando não tiver nada disso, pule essa etapa.

 

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

 

Cubra detalhes que não queira pintar com fita adesiva

Isso inclui pregos ou enfeites que não podem ser tirados. Passe as unhas ou uma ferramenta de polimento para prender bem a fita, senão a tinta pode acabar escorrendo sob ela.

O melhor é usar fita crepe no lugar da de mascaramento, pois é menos grudenta, deixa menos resíduo e é mais fácil de limpar.

 

 

 

Lixe a superfície

Comece com uma lixa em bloco para polir e, depois, passe para a lixa em papel. Se estiver trabalhando com um material mais áspero, comece com uma lixa de grão 60 ou 80 e passe para uma mais fina quando a superfície já estiver mais uniforme. Caso o material seja liso, pode começar com uma lixa de grão 120 e passar para uma de 220.[1]

 

 

 

Limpe a superfície, removendo a poeira

Passe um paninho com água morna e sabão. Se houver manchas, esfregue com uma escova de dentes velha ou uma escovinha de unhas. Depois, enxague com água fresca e espere secar.[2]

Se a peça for de plástico, é preciso passar um paninho com álcool quando ela estiver seca, depois de lavá-la com água e sabão.

 

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Parte 2 - Usando uma escova para superfícies menores

 

Escolha tons de marrom claro, médio e escuro em tinta acrílica

Comece escolhendo o médio como base e, depois, um que seja um tom mais escuro do que ele e outro que seja de dois a quatro tons mais claro para as sombras e detalhes.[3]

Esse método funciona bem tanto em itens pequenos quanto nos que têm muitas curvaturas, como caixas decorativas ou placas.

Para um efeito ainda mais realista, escolha tintas que sejam um ou dois tons mais claras e escuras que a cor de base.

Existem vários tipos de marrom, como o dourado, avermelhado e acobreado. Cada um desses lembra um tipo diferente de madeira.

 

 

Aplique uma camada de primer acrílico e deixe secar

Escolha-o dependendo do tipo de material a ser pintado: madeira, metal, plástico etc. Aplique com um pincel largo e achatado e, se estiver usando primer em spray, deixa as janelas abertas pela ventilação e aplique como se estivesse “varrendo”. Deixe secar totalmente antes de partir para o próximo passo.[4]

A cor não importa, mas os brancos ou cinzas funcionam melhor.

O tempo de secagem do primer depende de qual está usando, mas a maioria leva cerca de 20 minutos.

 

 

Pinte o objeto todo usando o marrom médio e deixe secar

Aplique uma camada uniforme da tinta usando um pincel largo e achatado. É preciso cobrir toda a superfície da peça, incluindo recantos e frestas. Antes de seguir para os próximos passos, espere a tinta secar.

Se estiver pintando uma superfície com entalhes, use um pincel pequeno e de ponta fina.

 

 

Aplique a cor mais escura usando um pincel seco

Despeje um pouco da tinta em uma bandeja ou prato raso, mergulhe um pincel largo e achatado nela e passe-o em um papel toalha para tirar o excesso. Aplique-o na peça em linhas retas, de cima para baixo. Passe-o em toda a superfície para que fique coberta uniformemente com listras marrom escuras.

Um pincel com cerdas firmes, como as de javali, são perfeitos para esse efeito. Não use pincéis com cerdas de camelo, pois são macios demais.

Use um pincel pequeno e de ponta fina para chegar nos recantos e frestinhas.

 

 

Espere a tinta secar antes de passar o próximo tom

Comece aplicando o mais escuro e, depois, passe para o mais claro. Antes de passá-las, espere a tinta anterior secar e não se esqueça de usar pincéis limpos, nem de remover o excesso antes de cada aplicação. Passe todas as cores na superfície inteira, criando um efeito de madeira com a ajuda do pincel seco.

A tinta não deve levar muito tempo para secar, ainda mais porque você passará pouca. O tempo de espera deve ser de cerca de 10 a 15 minutos, no máximo.

Não exagere. Passe uma única camada de cada cor, aplicando o tom mais claro em menor quantidade.

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Parte 3 - Usando um pincel texturizador para superfícies maiores

 

Compre o pincel

Trata-se de uma ferramenta curvada, que tem linhas entalhadas para imitar a textura da madeira. Normalmente, ela é vendida em um kit, com outro pincel menor, e uma outra ferramenta, parecida com um pente. Ela pode ser encontrada em lojas de tinta e de material de construção.

Esse método funciona melhor em superfícies grandes e planas, como portas e mesas.

 

 

 

Aplique um primer látex pigmentado, e deixe secar

Escolha um de tom bege ou um pouco mais escuro, e aplique em fileiras, passando um pincel de cerdas sintéticas em um único sentido. Antes de seguir para os próximos passos, deixe o primer secar totalmente, o que deve levar uma hora ou mais.[8]

A tinta pode demorar ainda mais para secar se você mora em um lugar frio e úmido.

 

Se você está precisando de tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

 

Misture um tom mais escuro com um esmalte acrílico

Escolha uma tinta acrílica que seja uns dois ou três tons mais escura que a aplicada anteriormente, misture-a com partes iguais de esmalte acrílico em um pote, feche-o bem, e chacoalhe para deixar a cor homogênea. O efeito ficará um pouco mais translúcido.

 

 

Aplique-o sobre a superfície em fileiras de 15 cm de largura

Não pinte tudo de uma vez. Em vez disso, vá fazendo essas tiras, usando um pincel de cerdas sintéticas ou um rolo, aplicando em um único sentido, de cima para baixo.

Se for destro, comece a aplicação da esquerda, senão, comece da direita.

Não aplique a tinta na superfície inteira. Vá passando em tiras de 15 cm de largura por vez.

 

 

Passe o pincel texturizador na tinta fresca

Coloque-o no topo da peça, alinhando-o com as bordas, e arraste-o para baixo lentamente, balançando-o para baixo.

Para um efeito mais natural, passe a escovinha por cima.

Para risquinhos menores, balance o pincel para cima e para baixo ao arrastá-lo.

 

 

Limpe as ferramentas e repita o processo

Limpe todos os pincéis, incluindo o texturizador, e o pente também. Depois, aplique outra faixa de 15 cm da solução com esmalte e, logo depois, passe o texturizador. Se quiser, complete o efeito com o pente e vá fazendo isso até terminar a superfície inteira.

Se a textura parecer marcada demais, passe um pincel de cerdas macias por cima antes que o esmalte seque.

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Parte 4 - Finalizando a peça

 

Remova a fita adesiva colada anteriormente

Para isso, puxe-a para cima, e não para a frente, para que a tinta não descasque. Se acabar danificando a pintura, faça os retoques usando um pincel pequeno e de ponta fina.

 

 

Deixe a tinta secar e curar totalmente

O tempo de espera depende do tipo usado. A acrílica costuma levar cerca de 20 minutos para secar, enquanto a látex pode levar mais de uma hora. Para saber melhor, leia o rótulo do produto.

Algumas tintas látex precisam de um tempo de cura, que pode ir de 48 a 72 horas a até 7 a 20 dias. Caso a tinta que esteja usando precise ser curada, inclua esse tempo nos seus planos.

 

 

Se quiser, passe um verniz

Além de proteger a superfície, envernizá-la também acentua o efeito amadeirado. Se tiver usado tinta látex, aplique uma fina camada de verniz poliuretano com um pincel de cerdas macias.[14] Se tiver optado pela outra, aplique um verniz acrílico usando um pincel largo. Também dá para usar um em spray, desde que faça a aplicação em um local bem ventilado.

Você pode aplicar mais de uma camada de verniz, mas deve esperar que a primeira seque antes de aplicar a segunda.

Se quiser um efeito mais elegante, opte por um verniz com acabamento de brilhante ou acetinado. Para um mais natural, escolha um verniz mate.

 

 

Deixe o verniz secar completamente

Não é porque já está seco ao toque que a peça está pronta para ser usada. Leia o rótulo do verniz com cuidado, checando os tempos de espera recomendados. É muito importante fazer isso, pois antes de secar, o verniz é bem grudento.

A maioria dos vernizes já está seco ao toque dentro de uma hora, mas precisam de dias para curar.

 

 

Coloque de volta as peças que havia tirado antes

Depois que a superfície já tiver secado e curado completamente, está na hora de recolocá-las. Se deu um acabamento vintage à peça, dê uma passadinha de tinta escura nas ferragens para que fiquem com um efeito envelhecido, também. Depois disso, a peça está pronta para o uso.

  

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Dicas

  • Sua madeira não precisa ser marrom. Você pode usar essas mesmas técnicas em diferentes cores, criando um efeito de madeira tingida.
  • Se quiser um efeito de madeira nova, use tons claros de amarelo e marrom. Para imitar madeira mais madura, use tons médios, e para as velhas, escuros.[15]
  • Use coral ou vermelhos escuros para madeiras avermelhadas, como a sequoia e o mogno. Para as mais claras, como o bordo frisado e a nogueira, use tons de dourado e laranja.[16]
  • Se ficarem respingos no primer, espere secar e lixe usando uma lixa mais fininha.
  • Não exagere no efeito, pois a imperfeição é a chave para um acabamento realista. 

 

Avisos

Não deixe tinta acrílica nos pincéis, pois não dará para limpá-los depois.

 

Materiais Necessários

  • Jornal, pano velho ou toalha de mesa barata;
  • Fita crepe (opcional);
  • Lixa em bloco;
  • Lixas de finas a médias;
  • Pano pega pó.
  • Usando uma escova para superfícies menores
  • Pincéis largos e achatados;
  • Papel toalha;
  • Tinta acrílica em diferentes tons;
  • Verniz acrílico incolor (opcional);
  • Primer (opcional, mas recomendado).
  • Usando o pincel texturizador
  • Primer branco (à base de óleo);
  • Pincéis ou rolos;
  • Tinta látex em dois tons diferentes;
  • Esmalte acrílico incolor;
  • Pote para misturar;
  • Kit de texturizador de madeira;
  • Verniz de poliuretano (opcional).

 

Fonte: WikiHow