Como fazer a impermeabilização correta de um telhado

Atualmente, existem muitos materiais disponíveis para impermeabilizar um telhado.  Nos últimos anos, as membranas de aplicação líquida provaram ser uma solução viável, econômica e ecologicamente correta. Ao pesquisar em vários “revestimentos” de telhado, como esses materiais são comumente chamados, os empreiteiros de telhado percebem que nem todos são criados igualmente. Existem algumas categorias gerais de membranas aplicadas com líquido para telhados, cada uma dessas categorias incluindo uma grande variedade de produtos à sua escolha.
Embora o banco de dados de aprovação de produtos do condado de Miami-Dade faça uma diferença distinta entre revestimentos de manutenção e sistemas de telhado aplicados com líquido, os produtos fluidos mais frequentes encontrados em ambas as categorias são elastomérico, poliuretano, silicone, uretano e PMMA.
A maior parte dos revestimentos de telhado de hoje oferecem os benefícios da cor branca reflexiva, que redireciona muitos dos raios ultravioleta e reduz a temperatura do telhado durante a exposição direta ao sol, características conhecidas como Cool Roof.
Além disso, a recuperação de telhados existentes usando soluções de aplicação líquida traz o aspecto ambiental significativo de não ter que adicionar milhares de toneladas de materiais de telhado descartados todos os anos aos aterros sanitários.
Vamos trazer um pouco de luz sobre vários aspectos críticos ao escolher as soluções de impermeabilização adequadas para coberturas planas (comerciais ou residenciais).

Procurando por Impermeabilização - Aplicação em Sorocaba? Confira:



O que fazer antes de impermeabilizar um telhado

Uma grande proporção dos telhados planos cobertos duas ou três décadas atrás com membranas de telhado de folha única, como membranas betuminosas modificadas com fogo ou com EPDM, são hoje bons candidatos para serem recuperados. Substituir totalmente o sistema de telhado antigo por um novo costuma ser proibitivamente caro, mas nos últimos anos os sistemas de telhado de aplicação líquida surgiram no mercado como alternativas confiáveis e valiosas.

Ao decidir a solução mais adequada para a impermeabilização de uma cobertura plana, o proprietário do edifício ou administrador da propriedade deve levar em consideração com igual importância não só a experiência e a confiabilidade do empreiteiro da cobertura, mas também o sistema de material escolhido.
A primeira condição que deve ser cumprida na escolha do material certo é a compatibilidade entre a superfície do telhado existente e o produto líquido a ser usado. Não prestar atenção ao tipo de material usado anteriormente para revestir telhados de camada única pode ser um erro caro. Por exemplo, não é uma boa ideia aplicar uretano sobre uma superfície previamente revestida com elastomérico acrílico. O solvente contido na maioria dos revestimentos de uretano apresenta um alto risco de emulsificação para o acrílico. Outro exemplo, é um telhado previamente coberto com silicone. Este tipo de superfície não aceita nenhum outro tipo de revestimento, pois a superfície de silicone dificultará a adesão.

Procurando por Impermeabilização - Aplicação em Sorocaba? Confira:



Seja um novo deck ou um sistema de telhado existente, este processo é muito importante, pois os produtos líquidos precisam aderir diretamente na superfície limpa do substrato. Detritos, graxa, poeira ou qualquer outro tipo de quebra de ligação preso entre a superfície do convés e o material fluido recém-aplicado enfraquecerá ou obstruirá a adesão.
Consequentemente, um substrato não limpo adequadamente afetará negativamente o desempenho da membrana curada, levando ao seu colapso precoce. A lavagem a pressão é o método mais comum de limpeza de um telhado existente para a preparação da superfície. A maioria dos fabricantes especifica para esse fim seu próprio detergente, geralmente biodegradável, ou um equivalente genérico amplamente aceito.



Etapas de impermeabilização de um telhado


Uma aplicação típica de membranas de telhado com aplicação de líquido consiste em cinco etapas principais, que devem ser tratadas com a maior importância, seguindo as instruções do fabricante do produto. Essas etapas são: limpeza, aplicação de primer, tratamento de detalhes, aplicação de revestimento principal e inspeção.



- O primeiro passo para impermeabilizar um telhado é a limpeza do substrato. Todas as aplicações bem-sucedidas de membrana aplicada a líquido requerem adesão superior. Por esse motivo, a limpeza adequada é tão importante quanto a aplicação correta do material líquido. Normalmente, a lavagem por pressão é o método mais comum para limpar a superfície do substrato. Este processo elimina os chamados quebradores de títulos. Além disso, isso irá expor detalhes que precisam de tratamento, que podem não ser visíveis à primeira vista.


Procurando por Impermeabilização - Aplicação em Sorocaba? Confira:



- Após a limpeza, o primer da superfície é projetado para melhorar a adesão da membrana. Os primários também ajudam a bloquear o sangramento dos óleos betuminosos do telhado existente através da membrana líquida. Antes da aplicação da maioria dos primers, os empreiteiros devem garantir que a superfície esteja seca. Para reduzir o tempo de secagem, os empreiteiros geralmente usam sopradores de ar ou tochas.

- A terceira etapa é o tratamento dos detalhes. Os empreiteiros devem tratar cuidadosamente todos os detalhes e somente após a conclusão desta etapa, eles devem retomar a aplicação em campo da membrana líquida. Detalhes como cantos internos e externos, bem como cantos do tipo parede a piso, terminações de metal e penetrações como tubos, respiros, drenos, etc. são normalmente pré-tratados com tecido de reforço embutido na membrana líquida e / ou com um selante de grau. Estes são os pontos mais críticos do telhado que podem ser facilmente supervisionados, portanto, exigem consideração especial. O tempo de cura adequado exigido pelos materiais usados para o tratamento dos detalhes deve ser seguido antes de aplicar o revestimento principal.

- O próximo passo é a aplicação da membrana líquida no telhado. Existem dois tipos de aplicações de membranas aplicadas com líquidos; alguns requerem a impregnação de tapete de reforço durante a instalação e outros não. Independentemente de a manta de tecido ser obrigatória ou não, a maioria dos fabricantes exige que a aplicação do revestimento seja realizada em duas ou mais camadas sucessivas. A taxa de consumo de cada produto de revestimento é indicada nas especificações técnicas dos fabricantes. Método de aplicação, porosidade do substrato, temperatura e desperdício são fatores externos que podem influenciar a taxa de consumo especificada.

- Na maioria dos projetos, a inspeção é exigida pelo fabricante durante todas as fases da aplicação. Isso pode incluir, a cobertura do primer, teste de arrancamento do mock-up, inspeção visual dos tratamentos de detalhes e, no entanto, inspecionar a millage do revestimento aplicado. É importante respeitar a espessura do filme úmido durante a aplicação. Muito produto líquido aplicado de uma vez resultará em material não curado por baixo da superfície esfolada da membrana. O material insuficiente para atender à quantidade necessária provavelmente levará à falha prematura da membrana. Bocas de peixe na borda do tecido sinalizam cobertura inadequada da esteira de reforço na seção de sobreposição. Todos esses erros devem ser anotados e corrigidos no momento da inspeção.