Como começar o seu jardim?

Como começar o seu jardim?

 

Decida o que você quer plantar ou fazer com o seu jardim. 

Existem muitos tipos e usos diferentes de jardins, então pense no que o seu tipo ideal de jardim forneceria. Alguns dos diferentes tipos de jardins incluem:

Horta

Este pode ser o tipo mais popular e prático de jardim. Ao cultivar seus próprios vegetais, você pode economizar dinheiro e aumentar o número de vegetais frescos que ingerir.

Jardim de flores

Um jardim de flores acrescenta beleza ao seu quintal e pode ser uma fuga relaxante para você. Se você está interessado principalmente em embelezar sua propriedade, um jardim de flores pode ser a melhor escolha. Você pode plantar plantas perenes, anuais ou um jardim misto.

Jardim de “beija-flores”

Você não pode cultivar borboletas ou beija-flores, mas pode plantar flores que as atraiam para o seu quintal, como flores silvestres ricas em pólen, endro, erva-doce e serralha. Um jardim de beija-flores pode ser um ótimo tipo de jardim para planejar quando se tem crianças em casa.

Jardim de vida selvagem

Um jardim de vida selvagem é aquele que ajuda a apoiar os animais em sua área, fornecendo-lhes fontes de alimento e abrigo. Normalmente, essas plantas são nativas da sua área, então você precisa aprender quais são as suas espécies nativas para planejar seu jardim.

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:

Considere quanto espaço você tem disponível

Se você tiver muito espaço, poderá plantar um jardim no chão. Se você tem espaço limitado ou simplesmente não quer plantar no chão, também pode plantar um jardim em recipientes. Você pode cultivar uma variedade de plantas diferentes em vasos e mantê-las em um pátio ou em um local ensolarado do seu quintal. Algumas plantas até prosperam em recipientes dentro de casa, portanto, o uso de recipientes também pode ser ideal se você mora em um apartamento.

Se você mora em uma área com bom solo que não é muito rochoso ou arenoso, então cultivar o jardim no solo é uma boa opção.

Se você tem espaço limitado, mas ainda deseja ter seu jardim externo, pode cultivar um jardim vertical. Esses tipos de jardins usam pequenos plantadores ou caixas empilhadas e plantas de crescimento vertical.



Teste o solo

Um bom solo terá uma quantidade adequada de cal, fósforo, nitrogênio e potássio. Descubra quanto você tem em seu solo e o que você precisa adicionar mais para obter as melhores plantas em crescimento.

Você pode comprar um kit de teste de solo em casa em muitas lojas de ferragens e jardins. Siga as instruções para descobrir as propriedades do solo do seu jardim.

Colha várias amostras de solo em torno de seu jardim para garantir que você esteja obtendo resultados precisos.

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:

Prepare seu solo

Depois de concluir os testes de solo e pH, prepare seu solo adicionando os nutrientes necessários para ajudar suas plantas a crescer.

Adicione matéria orgânica para ajudar a enriquecer seu solo com nutrientes. Você pode usar composto (da sua própria pilha de composto, se tiver um), folhas em decomposição, turfa ou estrume animal decomposto. Tudo isso está disponível para compra em centros de jardinagem locais, se você não tiver acesso fácil a eles.

Adicione fertilizante ao seu solo para ajudar a substituir o nitrogênio, o fósforo ou o potássio que lhe faltam. O rótulo na embalagem do fertilizante informa exatamente quanto de cada um desses nutrientes está presente. 

 

Determine se você deseja iniciar o seu jardim a partir de sementes.

Muitas plantas se dão bem quando você as inicia a partir de sementes. Verifique se há pacotes de sementes no centro de jardinagem local e veja o rótulo para ver quanto tempo eles levam para crescer, quando é o melhor momento para plantá-los e quanta água elas precisam.

O cultivo a partir de sementes pode levar de um a quatro meses, dependendo do que você está cultivando, por isso é importante planejar com antecedência.

Cultivar sementes é a opção mais barata, pois um pacote de sementes custa apenas alguns centavos. Plantas crescidas compradas em uma loja de jardinagem podem custar de US $ 1 a US $ 50 cada.

O cultivo a partir de sementes tem a vantagem de permitir que você inicie a semente em um recipiente e mantenha-a dentro de casa ou coloque-a no chão. No entanto, plantar uma semente em um recipiente e iniciá-la dentro de casa pode resultar em uma planta mais saudável do que começar ao ar livre no chão. Também pode fornecer à sua planta um início mais cedo, pois você não precisará esperar pela última geada para começar a plantar.

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:

Ou transplantar plantas maduras

O benefício de transplantar uma planta madura em seu solo ou recipiente é que ela já é parcialmente cultivada e dará frutos mais cedo. A planta também terá maior probabilidade de sobreviver e prosperar. O transplante de plantas maduras leva apenas alguns minutos de trabalho depois que o resto do seu jardim tiver sido preparado.

Verifique sua loja de jardinagem local quanto a plantas maduras e verifique as etiquetas nas plantas para determinar se elas funcionarão para o tipo de jardim que você está planejando.