Coifas: Como Escolher a Melhor para Sua Casa

Coifas, muitas vezes cobiçadas como elementos de destaque na decoração de cozinhas modernas, vão muito além de objetos de design. Além de embelezar o ambiente, essas peças desempenham um papel fundamental na qualidade do ar e na preservação dos móveis e eletrodomésticos da cozinha. Neste guia, exploraremos as vantagens das coifas, a diferença entre coifa e depurador, tipos de coifas e como determinar a potência de sucção adequada, assim como as dimensões ideais.

 

Vantagens das Coifas

As coifas não são apenas um componente visualmente atraente da cozinha; elas desempenham um papel essencial na manutenção de um ambiente limpo e na conservação de seus pertences. Renovando o ar e removendo odores e fumaça, as coifas evitam o acúmulo de gordura nas superfícies da cozinha, o que é benéfico tanto para a higiene quanto para a durabilidade dos móveis e eletrodomésticos.

 

Coifa: Como Escolher a Melhor para sua Casa

 

Preparação desde o Início

A escolha do modelo de coifa deve ser considerada desde o início do projeto da cozinha. Isso permite que o fabricante oriente o cliente sobre a preparação adequada do ambiente, incluindo a posição e medidas da saída da coifa, a instalação de dutos embutidos no forro de gesso e a preparação dos pontos de energia. Planejar a instalação da coifa durante a reforma ou construção é vantajoso, mesmo que a compra do aparelho seja posterior. Essa abordagem evita a necessidade de futuras obras para a instalação.

 

Procurando por Coifas em Sorocaba? Confira:

 Depurador

 

Diferença Entre Coifa e Depurador

Tradicionalmente, as coifas atuam como exaustores, tratando o ar e enviando-o para fora do ambiente, o que requer a instalação de um duto metálico. No entanto, coifas não são adequadas para cozinhas muito pequenas ou apartamentos, onde a instalação do duto pode ser inviável. Nestes casos, um depurador é uma alternativa mais compacta e econômica. O depurador retém a gordura e odores por meio de um filtro e recircula o ar limpo na cozinha. Alguns modelos de coifas também possuem a função depuradora, eliminando a necessidade de dutos.

 

Se você está procurando por coifas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

coifa de teto

Coifa de teto

Procurando por Coifas em Sorocaba? Confira:

 

Tipos de Coifas: de Parede ou Teto

Existem dois tipos de coifas: as de parede e as de teto. Coifas de parede são ideais quando o fogão está próximo a uma parede resistente o suficiente para suportar o peso da peça. A coifa deve estar a pelo menos 50mm de distância de paredes laterais ou armários. As coifas de teto, ou coifas de ilha, são recomendadas para cozinhas com fogões ou cooktops em ilhas de cocção. Nesse caso, elas devem ser instaladas diretamente no teto e jamais no forro de gesso ou madeira.

 

coifa parede

Coifa de parede

 

Potência de Sucção e Dimensões

A potência de sucção necessária para uma coifa depende do tamanho do ambiente, da intensidade e do tipo de uso da cozinha. Recomenda-se multiplicar o volume do local (comprimento x largura x altura) por dez para determinar a potência mínima de sucção.

Por exemplo, em uma cozinha de 6m de comprimento, 4m de largura e 2,4m de altura, a sucção necessária seria de 576 metros cúbicos por hora. Para ambientes maiores ou com uso mais intenso, é necessário uma potência maior.

Quanto às dimensões da coifa, escolha o tamanho adequado para o seu fogão, garantindo que a distância mínima entre a coifa e o fogão seja de 65cm para modelos elétricos e 75cm para fogões a gás, seguindo as recomendações do fabricante. Consulte sempre um profissional para garantir a instalação adequada da sua coifa.

Investir tempo e cuidado na escolha da coifa é garantia de uma cozinha mais limpa e funcional. Independentemente do tamanho ou estilo da sua cozinha, há uma coifa que se adapta às suas necessidades. Escolha sabiamente e desfrute de uma cozinha limpa, fresca e eficiente.

 

Fonte: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/como-escolher-coifa-casa/