Aquecedores: dicas de segurança e instalação

Para os dias frios, não há meias, casacos ou cobertores suficientes que nos tragam uma sensação de conforto. Por isso, os aquecedores têm sido uma opção bastante em alta no mercado. Porém, é necessário ficar atento à compra e ao processo de instalação, já que esse aparelho pode apresentar riscos à saúde e também acidentes caso seja manuseado de maneira errada. Confira as dicas abaixo:

Procurando por Aquecedor a Gás em Sorocaba? Confira:

Como funciona o aquecedor a gás?

O aquecedor a gás possui um queimador semelhante ao de um fogão envolvido por uma espécie de serpentina onde circula a àgua que irá ser aquecida. Ao ser acionado, este fogo é controlado automaticamente por um pressostato que possui um sensôr na rede de água e uma válvula que controla a passagem do gás para o queimador. Quanto mais fria a água, mais intenso é o fogo do queimador para permitir que esta água se aqueça e atinja a temperatura ideal previamente escolhida.

Comprar Aquecedor a Gás: Dicas para não errar | Aquecenorte

TE MISTURADOR P/CHUVEIRO AGUA QUENTE/FRIA 191001 - BLUKIT | Shopee Brasil 

Procurando por Aquecedor a Gás em Sorocaba? Confira:

Confira a procedência do aquecedor

Como fazer instalação de aquecedor a gás: confira aqui!

 

Compre sempre equipamentos em locais confiáveis e com reconhecimento no mercado, seja ele um distribuidor ou em lojas especializadas. Exija a nota fiscal sempre. Verifique se o modelo de aquecedor que você deseja comprar está em conformidade com o PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem, que mede a eficiência energética dos aparelhos e com o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Os aquecedores cuja classificação energética é "A" recebem o Selo CONPET - Selo de Eficiência Energética.

 

Se você está procurando por aquecedores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Contrate uma empresa especializada para a instalação

Como instalar aquecedor a gás: tire suas dúvidas e veja 6 dicas! | Triider

 

A instalação de um aquecedor deve ser feita por uma Assistência Técnica Especializada ou por um técnico confiável seguindo o estabelecido nas disposições e normas para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível (ABNT 13.103).

O aquecedor deve ser instalado com uma chaminé, com altura mínima de 35cm, do tipo Terminal "T" ou "Chapéu Chinês", num local com área total de no mínimo 6m³. O Local da instalação deverá possuir ventilação permanente total de no mínimo 800 cm², divididos entre ventilação superior e inferior.

 

Atenção com o gás

Todo combustível é inflamável e, portanto, o risco de acidentes é alto. Caso você perceba algum vazamento ou cheiro de gás na sua casa, não acenda ou apague as luzes, nem utilize fósforos ou isqueiros. Abra as portas e janelas para ventilar o ambiente e ligue para o seu fornecedor de gás. Não tente localizar vazamentos de gás sozinho, já que este é um procedimento perigoso que deve ser realizado por um técnico especializado.


Dicas extras

O aquecedor não deve ser instalado diretamente com água da rede pública de abastecimento, mas sim com água de reservatório ou caixa d’água que deve ter no mínimo altura de 2 m.c.a. proporcionando pressão suficiente para acionar o aquecedor.

Para ambientes com pouca ventilação, como banheiros, e ou/ dormitórios, é permitido unicamente a instalação de aparelhos com fluxo balanceado, ou seja, hermeticamente isolados do ambiente. Aparelhos com qualquer outro tipo de exaustão estão proibidos de serem utilizados nestes ambientes, conforme NBR13.103.