Guia Digital

Você está em: Bioconstrução
Categorias

Besouro Criollo

Avalie

Você precisa fazer login para avaliar

Endereço

Rio Guaraú - Peruíbe - SP,
Peruíbe, SP

Email

mprado.eco@gmail.com

Telefone

Ligar (13) 9 8812 4468
Enviar mensagem no whatsapp

Site

Facebook

Também trabalhamos com:

Descrição

Quais trabalhos fazemos?

Bioconstrução, Permacultura, Estruturas Naturais, Engenharia Mecânica e Natural, Autonomia Alimentar (pátio comestível). Bioconstrução, Permacultura, Estruturas Naturais, Engenharia Mecânica e Natural, Autonomia Alimentar (pátio comestível).

Quais cidades ou regiões atendemos?
Brasil e América Latina. Mundial requer análise prévia.

Sobre mim:
Desde o ano 2000 trabalho com elementos de engenharia em prol do meio ambiente e com sustentabilidade. Iniciei com trabalhos em energias alternativas, em especial a eólica, hídrica e solar. Em 2004 iniciei minha atuação no ramo de engenharia civil, na parte de estruturas e mecânica de construções (estruturas metálicas, elevadores, sistemas de condicionamento de ar e outros gases, assim como conforto natural de ambientes). 2009 e 2010 foram os anos em que me formei bioconstrutor pelas mãos de Gernot Minke, em um curso de arquitetura com terra, ministrado em Porto Alegre e me especializei em gestão de qualidade em meio ambiente, ambos pela PUC-RS.
Nesta última década pude participar da construção e criação de diversos espaços e centros de permacultura, como engenheiro, bioconstrutor e permacultor (formação em 2015). Listo abaixo:

- espaço naturalmente (Porto Alegre/RS - 2012) - taipa de mão, mosaico de luz e teto vivo leve.

- nova oikos (Camburiú/SC
2014 e 2015) - pau a pique, cob, taipa de pilão, muros de contenção, jardins em curvas de nível, telhados, sistemas de tratamento de efluentes ecológico, banheiro seco, sistemas de compostagem, fogão a lenha, bahareque e robocos.

- Comunidade indígena da tribo Warau (Interior de Puerto Ordaz, as margens do rio Orinoco, Venezuela - 2015) - banheiro seco, bahareque modular, taipa de pilão artística, pinturas com tintas naturais (vegetais e minerais), domo tensionado em bambu, tijolos de terra comprimida manualmente, adobe e rebocos impermeáveis.

- Centro de tecnologias simples amaranto (Altos de Sucre/Venezuela - 2015) - bahareque modular, estrutura em madeira de residência unifamiliar, estrutura e telhado de bambu, autonomia alimentar em curvas de nível, saboaria natural,. adobe, superadobe, taipa de pilão, manutenção de cisterna de 15000 litros, desenho permacultural do espaço e autodefesa para combater crises com base no Jiu-jitsu.

- Cendigranja - Adolfo Cardozo (cidades do ocidente da Venezuela) - meliponarios, casa na árvore, hortas elevadas em regiões alagadiças, manejo de bambuzal e saboaria natural.

- Espaço contraponto (Congonhas do Norte/MG - 2015) - sistemas de tratamento de efluentes, estrutura natural em madeira e teto vivo leve.

- Epicentro marizá (Tucano/BA - 2015) - colheita e processamento de milho, produção/extração de óleo de coco e cuidado de animais (galinhas, coelhos, cabras, porcos, ovelhas e ganso).

- Espaco tudo é arte (Piçarras/SC - 2016) - oficinas de capacitação em terra crua (pau a pique simples, bahareque modular, cob e cordwood), estrutura em madeiras roliças, teto vivo leve, sistema de reutilização das águas

- Vila educacional ubuntu (Piçarras/SC - 2016 e 2017) - desenho permacultural em 9 módulos, fundação em pedra corrida seca do prédio sede, bacia de evapotranspuração e primeiro abrigo de materiais em pau a pique com teto vivo de vigas recíprocas em madeira bruta.

- Chacará clara noite de sol (Florianópolis/SC 2017 e 2018) - projeto de estrutura natural com reaproveitamento de materiais de construção, manejo de bambuzal, tratamento a fogo de bambu, estrutura de bambu, pau a pique, fogão e forno de barro, pedras e tijolos maciços de demolição e reaproveitamento de aberturas de madeira nobre.

- Bosque do besouro criollo (Peruíbe/SP - 2018 até hoje) - estudo, análise e projeto permacultural do espaço, projeto e execução de autonomia alimentar plena em 2022, fogões e fornos de barro, tetos vivos, estruturas recíprocas em bambu, sistema autônomo de água potável, sistemas de tratamento de efluentes, gestão de resíduos, banheiro seco, marcenaria bruta, rústica e de demolição e engenharia, design e arquitetura com terra crua.

 

Solicite agora seu orçamento