Poste de luz, quando e por que devem ser trocados?

Você sabe como são trocados os postes na sua cidade? E lá no Canadá? Provavelmente não. Neste artigo do Mundo da Elétrica nós falaremos exatamente disso, sobre a troca de postes no Canadá. Então, vamos lá pessoal!

Procurando por Poste Padrão em Sorocaba? Confira:

Províncias e Informações sobre os Postes

Como sabemos, o Brasil é dividido em 26 estados, com suas capitais e centenas de cidades. Já o Canadá é dividido em províncias, a província na qual o nosso colaborador do Mundo da Elétrica reside é a província de British Columbia, cuja concessionária de energia é a BC Hydro.

Para começar, existem 1 milhão de postes em toda a província. Tanto postes de madeira quanto de concreto, isto é, considerando os postes de transmissão e distribuição de energia como um todo.

Em média, cada poste dura de 30 a 50 anos, dependendo de vários fatores. E só de postes no fim da vida útil, são trocados 13 mil por ano! Além disso, outros 6 mil postes são trocados por outros motivos como, por exemplo, melhorias no sistema ou danos causados pela natureza, e há também outros motivos para trocar um poste, como o vandalismo.

Pode não parecer muito, mas é necessário trocar 52 postes todos os dias! Existem postes com redes de comunicação, cabos para alimentar os ônibus do transporte público e obviamente, a distribuição de energia. Geralmente, tem muita infraestrutura que depende dos postes.

 

Planejamento para Obras e Interdições

Uma linha de ônibus no Canadá, não é simplesmente desativada sem o devido planejamento prévio para a troca dos postes. A questão é que, para evitar interrupções e prejuízos financeiros maiores, as trocas de postes são realizadas preferencialmente nos fins de semana!

Cada vez que se para o trânsito para a troca de um poste, a cidade leva prejuízo já que as pessoas que deixam de trabalhar! A concessionária de energia leva isto em consideração, determinando os horários em conjunto com a prefeitura para minimizar esse impacto.

Acontecem muitas obras na cidade, todo dia tem alguma coisa sendo consertada ou construída. O trânsito de uma via importante é parado pouquíssimas vezes devido a manutenções elétricas, e tudo isso acontece devido ao bom planejamento feito.

 

Manutenção de Poste na rua

Em uma rua normal os cabos de distribuição e transmissão não ficam aparentes, ou seja, eles ficam na parte subterrânea. Somente os transformadores e os cabos de alimentação ficam expostos.

Essa organização evita muitos acidentes com postes e além disso, é fácil interditar estas ruas para manutenção, praticamente não atrapalha em nada o trânsito!

 

Se você está a procura de postes de luz em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Um dos fatos mais interessantes é o quanto os canadenses se importam com a escolas. No Brasil é fácil perder as contas de quantas vezes os alunos são liberados mais cedo na escola ou faculdade devido à falta de energia.

A concessionária no Canadá procura fazer as manutenções programadas, evitando desligar a energia no horário das aulas. Isso porque cada hora a mais que uma criança estuda é um passo a mais para o país como um todo no futuro.

Recomendação para as Quedas de Energia

Eles também têm uma recomendação para a população geral com relação às quedas de energia, e certamente isto pode ser seguido na sua casa também!

É recomendado desligar as suas lâmpadas, aquecedores, eletrodomésticos e eletrônicos, para protegê-los quando houver uma queda de energia. E da mesma forma, tem outra recomendação para o momento em que a energia for religada.

Pela primeira hora após o religamento da energia, somente deve-se ligar os equipamentos que forem estritamente necessários, para dar tempo do sistema elétrico se estabilizar.

Isso depende do motivo pelo qual a energia foi interrompida, mas por via das dúvidas é uma recomendação segura a se seguir. A população do Brasil é 5 vezes maior do que a do Canadá, e os números da concessionária de energia na sua região devem ser ainda maiores!

A quantidade de trabalho que as concessionárias têm no Brasil é certamente muito maior. Mas você sabe como essas concessionárias levam a energia até a sua casa? Se não sabe, assista o vídeo abaixo para aprender sobre o SEP!


Confira algumas curiosidades sobre postes de energia:

  1. Os primeiros postes de energia elétrica eram feitos de madeira, mas hoje em dia são usados principalmente postes de concreto ou aço.
  2. Além de fornecer eletricidade, os postes também podem ser usados para a instalação de outros serviços públicos, como iluminação pública, câmeras de segurança e redes de comunicação.
  3. Alguns postes de energia são projetados para serem esteticamente agradáveis, com design diferenciado e acabamentos especiais.
  4. Existem postes de energia inteligentes que possuem sensores e tecnologia de comunicação para monitorar o fornecimento de energia e detectar falhas ou problemas.
  5. Os postes de energia desempenham um papel importante na infraestrutura elétrica, permitindo a distribuição eficiente e segura da eletricidade para residências, empresas e outras instalações.



Via: https://www.mundodaeletrica.com/poste-de-luz-quando-por-que-devem-ser-trocados/