Por que o projeto de marcenaria faz toda a diferença em sua obra?


Uma das etapas mais emocionantes de uma obra é o projeto de marcenaria, afinal é quando cada ambiente finalmente ganha forma e a personalidade dos moradores. Contudo, nem sempre essa é uma tarefa fácil de ser executada, existem muitos detalhes que devem ser levados em consideração para as escolhas perfeitas.

Procurando por Marcenarias em Sorocaba? Confira:

Um projeto de marcenaria é a solução ideal para te ajudar nesse momento. Se você não sabe o que é isso, fique tranquilo, nesse artigo vamos te explicar por que ele faz toda a diferença em sua obra. 

 
 
 

O que é um projeto de marcenaria?

O projeto de marcenaria nada mais é do que um conjunto de desenhos detalhados para a execução dos móveis que irão compor a residência. São pensados para cada ambiente da casa, levando em consideração aspectos tanto funcionais, quanto estéticos, afim de otimizar os espaços e atender todas as necessidades dos moradores.
 
 
 
 

Procurando por Marcenarias em Sorocaba? Confira:


Um dos pontos de destaque nos projetos de marcenaria é a personalização. Isso oferece um mundo de possibilidades ao cliente, mas claro, quanto mais diferenciada for a ideia, maior será o valor de investimento e prazo de entrega do projeto.

As principais vantagens de contar com um projeto de marcenaria são:

 

  • Exclusividade;

  • Alto nível de personalização de cada peça;

  • Grande variedade de design para os móveis.

 

O projeto de marcenaria pode contar tanto com os móveis planejados quanto com àqueles executados de forma mais artesanal, pelos marceneiros, ou até mesmo, com os móveis modulados, sendo esses um pouco menos personalizados.

 

Mas afinal, qual é a diferença entre os móveis planejados e os executados pelos marceneiros?

O marceneiro é um profissional que possui todos os conhecimentos técnicos e executam o projeto apresentado pelos arquitetos e designers de interiores. Mesmo sendo feitos com o uso de máquinas, os projetos de marcenaria executados pelos marceneiros são muito mais artesanais que os planejados, uma vez que são feitos por artesões.

Ambos se assemelham, uma vez que são feitos sob medida para os ambientes. Porém, a diferença é que os marceneiros não produzem móveis em grande escala, já que normalmente são autônomos e se dedicam a poucas peças por vez.

Sua produção não é rápida, pois não utiliza tantas máquinas e moldes para criar os móveis, diferentemente dos processos mais industriais como os que produzem os planejados e os modulados.
 
 
 
 

Quais são as diferenças entre móveis planejados e móveis modulados?

É muito comum confundi-los, porém ambos possuem suas diferenças e características únicas, confira:

 

Se você está procurando por marcenarias em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.



Móveis planejados

Os móveis planejados são muito conhecidos e ganharam espaço em muitas casas nos últimos anos. Através deles é possível utilizar os espaços da casa de forma inteligente e funcional, otimizando os cômodos da melhor forma para os moradores.
 
 
 
 
 
 
São feitos com máquinas de última geração, sob medida, pensados e criados para sanar as necessidades dos clientes, além de atender seus desejos estéticos.

Procurando por Marcenarias em Sorocaba? Confira:

 

O projeto de móveis planejados é desenvolvido pensando nas características do cliente, do projeto e de cada ambiente da casa, por isso consegue trazer soluções incríveis para cada situação.

Eles são muito queridos, pois permitem personalização, já que cada móvel pode ser feito para encaixar exatamente nas medidas disponíveis no projeto, além de contarem com uma grande variedade de cores, texturas e acabamentos, que fazem com que a decoração fique como o cliente sempre sonhou.

 

As vantagens de utilizar móveis planejados são bem parecidas com àqueles executados pelos marceneiros:

  • Projetos personalizados e exclusivos para cada cliente;

  • Otimização integral dos espaços dos ambientes;

  • Grande variedade de cores, texturas e acabamentos;

  • Alta tecnologia aplicada à produção dos móveis;

  • Qualidade e resistência;

  • Ótimos para decoração;

 

Móveis modulados

Já os móveis modulados, diferente dos planejados, não são desenvolvidos sob medida. Os modulados são móveis produzidos a partir de um molde padrão de tamanhos variados. São peças avulsas que se encaixam de acordo com os espaços disponíveis na residência e formam um móvel.

Normalmente, o projeto de móveis modulados segue uma linha mais tradicional de layout, sem oferecer muita variedade de formas ou cores. Por serem peças avulsas, ou seja, módulos independentes, podem ser reorganizados e trocados de lugar, mesmo que o projeto inicial tenha sido desenvolvido para um ambiente específico.

As principais vantagens dos móveis modulados são:

 

  • Agilidade na criação do móvel;

  • Preço mais barato em relação aos móveis planejados;

  • Não requer uma medição minuciosa dos ambientes da casa;

  • Facilidade de troca dos móveis de local devido ao encaixe e desencaixe dos módulos.

 

Quais são os benefícios do projeto de marcenaria?

Em nosso blog já falamos sobre a importância do acompanhamento de um profissional de arquitetura para as obras. Nessa etapa não é diferente, com um bom projeto a sua casa terá ambientes mais funcionais, confortáveis e harmônicos, uma vez que tudo será desenvolvido como um conjunto para proporcionar a melhor experiência de vida aos moradores.

 

 
 

Além das vantagens citadas acima, os projetos de marcenaria proporcionam:

  • Funcionalidade aos ambientes;

  • Praticidade para o dia a dia dos moradores;

  • Otimização dos espaços disponíveis;

  • Harmonização com a decoração, criando belas composições e ambientes incríveis.

Nem sempre as lojas de móveis conseguem oferecer opções que atendam todos esses requisitos: funcionalidade, resistência, beleza e adaptabilidade. Por isso, os projetos são tão importantes para atender esses objetivos. Além disso, os arquitetos são responsáveis por escolher os materiais, acabamentos, texturas, puxadores, cores e todos os detalhes que irão compor o seu projeto.

 

 
 
 
 
 

Mais personalização para a sua casa

 
Independentemente do tipo de móvel, seja ele planejado, modulado ou executado por um marceneiro, cada um pode oferecer toques especiais ao lar, tudo depende do projeto realizado.

O projeto de marcenaria é o responsável por criar ambientes personalizados, seguindo à risca os gostos e necessidades dos clientes, fazendo assim com que a casa fique com a cara dos moradores.

É a partir dele que sua casa ganha personalidade própria, forma, aconchego e se torne o lugar dos sonhos para viver.