Andaimes: Conheça os Diferentes Tipos e suas Aplicações

Os andaimes são estruturas temporárias fundamentais em obras e construções, proporcionando acesso seguro a áreas elevadas e permitindo a execução de diversos trabalhos. Existem vários tipos de andaimes, cada um com suas características e aplicações específicas. Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de andaimes e onde são mais adequados.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Andaime Fachadeiro

O andaime fachadeiro é um dos tipos mais comuns e versáteis, utilizado principalmente em obras de reforma e construção de fachadas. Ele é composto por torres verticais e plataformas horizontais que permitem o acesso dos trabalhadores às áreas externas dos edifícios.

 

Andaime Tubular

O andaime tubular é constituído por tubos metálicos interligados por braçadeiras, formando uma estrutura robusta e estável. Ele é indicado para obras de grande porte, como construção civil e montagem industrial, devido à sua capacidade de suportar cargas elevadas e proporcionar acesso seguro a áreas elevadas.

 

Andaime Suspenso

O andaime suspenso é utilizado em obras onde é necessário o acesso a fachadas ou áreas de difícil alcance. Ele é fixado por cabos de aço e pode ser movimentado verticalmente, permitindo o trabalho em diferentes alturas. É comumente utilizado em trabalhos de pintura, reparos e limpeza de edifícios.

 

 

Andaime Multidirecional

O andaime multidirecional é caracterizado pela sua versatilidade e adaptabilidade a diferentes tipos de obras. O andaime é constituído por elementos verticais e horizontais que se encaixam em diversas direções, possibilitando a montagem em variados formatos e alturas. Esse tipo de andaime é indicado para obras que exigem estruturas complexas e irregulares.

 

Se você está procurando andaimes em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Andaime em Balanço

O andaime em balanço é utilizado em obras onde é necessário o acesso a áreas externas sem a possibilidade de apoio inferior. Ele é fixado na estrutura do edifício por meio de consoles ou braços de sustentação, permitindo que os trabalhadores alcancem áreas além do alcance dos andaimes convencionais.

 

Conclusão

Os andaimes são essenciais em obras e construções, proporcionando acesso seguro a áreas elevadas e possibilitando a execução de trabalhos em altura. Cada tipo de andaime possui características e aplicações específicas, sendo importante escolher o mais adequado para cada tipo de obra. A utilização correta dos andaimes é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e o sucesso da obra.