Você sabe o que é uma estrutura metálica?

Apesar de sua usada há pouco tempo no Brasil, a estrutura metálica é utilizada desde o século XVIII na Europa e nos Estados Unidos, na execução de vigas, treliças de telhado, pergolados, barrotes de mezaninos, pilares, terças, pórticos, dentre outros.

Como o próprio nome diz, a estrutura metálica é um elemento estrutural produzido de material metálico, geralmente aço.

Por sua vez, o aço é constituído de ferro e carbono e, dependendo da quantidade de carbono utilizada, o aço terá mais ou menos resistência. Assim, quanto maior a quantidade de carbono, mais resistente será o aço fabricado e vice versa.

Em algumas construções o material precisa ser mais maleável, em outros, a resistência necessita ser maior. Por isso, só um engenheiro capacitado poderá indicar qual o melhor material para a estrutura metálica.

Mas cuidado, não confunda estrutura metálica com aquelas barras de aço utilizadas nas estruturas de concreto. Afinal, elas são coisas bem diferentes para usos diferentes. As barras de aço se unem ao concreto para auxiliar nos esforços de tração, já a estrutura metálica se difere pelo processo mecânico e construtivo.

Procurando por Estruturas Metálicas em Sorocaba? Confira:



Vantagens da estrutura metálica

A estrutura metálica tem conquistado seu espaço no mercado da construção brasileira. Antes era vista como um produto caro e exclusivo, porém agora já compete de igual para igual com outras técnicas construtivas.

Mas vejamos agora as suas principais vantagens:

1. Flexibilidade

A estrutura metálica é muito flexível no que diz respeito à elaboração do projeto arquitetônico e sua utilização proporciona ao arquiteto uma nova expressão para as construções. E claro, é especialmente interessante quando utilizada de forma aparente.

2. Rápida execução

O uso da estrutura metálica acarreta na redução do cronograma da obra, pois trata-se de um produto fabricado fora do canteiro de obras. Assim, fica a cargo da equipe de obra apenas a sua montagem que pode ser feita de forma rápida e prática sem a necessidade de equipamentos complexos.

3. Redução das cargas de fundação

Ela também proporciona a redução das cargas nos elementos de fundação. Dessa forma, é possível dimensionar estruturas de fundação mais baratas, o que reduz o custo e o prazo da obra.

4. Produto industrializado

Por ser um produto industrializado, tem-se a garantia de qualidade e de precisão, já que é fabricada com rigorosas medidas de controle de qualidade, trazendo a certeza de um perfeito nivelamento e alinhamento de toda a estrutura.

Procurando por Estruturas Metálicas em Sorocaba? Confira:



estrutura metalica

5 – Otimização da área útil

Por utilizar elementos mais esbeltos, as construções de estrutura metálica possuem maior potencial de aproveitamento da área útil.

6. Racionalização da construção

A utilização da estrutura metálica colabora na racionalização da construção, já que elimina o desperdício e reduz os  improvisos durante a obra.

7. Organização do canteiro de obras

Outra vantagem é a limpeza e organização do canteiro de obras. Com o uso de estruturas metálicas não é preciso de grandes espaços para armazenamento de insumos. E no mais, seu uso reduz a produção de entulhos durante a execução da obra.

Como você pode ver utilizar estrutura metálica na sua construção pode ser muito vantajoso. Você vai conseguir uma construção mais limpa, com maior precisão e controle de qualidade. E tudo isso de forma mais rápida e prática.

Porém, ao utilizá-la fique atento aos detalhes importantes. Será preciso um bom projeto, facilidade de acesso e transporte, fabricação por uma empresa de confiança e equipe capacitada para montagem e instalação.




Via https://entendaantes.com.br/estruturas-metalicas/