Uso de calhas e rufos em telhados embutidos

Os telhados embutidos tornaram-se uma tendência em projetos residenciais, oferecendo um estilo moderno e elegante ao ocultar as telhas. No entanto, sua instalação requer cuidados especiais, especialmente no que diz respeito ao sistema de calhas e rufos para o escoamento adequado da água, evitando problemas como vazamentos e infiltrações.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Telhados Embutidos: Estilo e Funcionalidade

Os telhados embutidos têm ganhado destaque em projetos arquitetônicos, proporcionando um visual mais limpo e contemporâneo às construções. A ausência de telhas aparentes cria uma estética moderna e sofisticada, além de permitir uma maior integração visual com o ambiente ao redor.

 

Importância das Calhas e Rufos

Para garantir o bom funcionamento de um telhado embutido, é essencial investir em um sistema de calhas e rufos eficiente. As calhas são responsáveis por coletar a água da chuva que escorre pelo telhado e direcioná-la para os pontos de escoamento adequados, evitando o acúmulo e possíveis danos à estrutura.

Os rufos, por sua vez, são peças metálicas instaladas nas junções entre o telhado e as paredes, evitando infiltrações e protegendo as áreas mais vulneráveis à umidade. Eles são essenciais em telhados embutidos, onde a ausência de inclinação dificulta o escoamento natural da água.

 

Imagem: (Reprodução/www.alvonoticias.com)

 

Exemplos de Telhados Embutidos com Calhas e Rufos

  • Estilo Modernista: Telhado embutido com linhas limpas e escoamento de água integrado às calhas e rufos, criando um visual moderno e funcional.
  • Telhados em Vários Níveis: Projetos mais complexos exigem um cuidado especial na instalação das calhas e rufos, garantindo um escoamento eficiente em todas as áreas do telhado.
  • Diferentes Materiais na Fachada: A integração entre telhado embutido, calhas e rufos permite a utilização de diferentes materiais na fachada, criando contrastes interessantes e valorizando o projeto arquitetônico.
  • Estética Rústica: Mesmo em projetos com uma estética mais rústica, é possível utilizar telhados embutidos com calhas e rufos para garantir a funcionalidade e a durabilidade da estrutura.
  • Inclinação Adequada: A inclinação do telhado embutido deve seguir as mesmas recomendações de um telhado convencional, garantindo o correto escoamento da água através das calhas e rufos.

 

Se você está precisando de calhas e rufos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Conclusão

O uso de calhas e rufos em telhados embutidos é essencial para garantir a funcionalidade e a durabilidade da estrutura. Com um bom projeto e a escolha dos materiais adequados, é possível criar telhados embutidos esteticamente atraentes e ao mesmo tempo eficientes em termos de escoamento de água.