Urban Jungle: Como Ter um Jardim Dentro do Banheiro

Na maioria dos casos, os detalhes que envolvem a decoração do banheiro ficam mais devotados à área que compreende a bancada e a bacia sanitária. No box, as escolhas ficam concentradas para o revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. E foi justamente com o desafio de um algo a mais que a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, lançaram mão de uma tendência: o ‘shower plants’, termo em inglês utilizado por fãs do estilo Urban Jungle, em na sua tradução literal significa ‘plantas no box do chuveiro’.

Aprenda quais são as plantas mais indicadas, como tratá-las e os principais cuidados indicados por especialistas

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:



Na maioria dos casos, os detalhes que envolvem a decoração do banheiro ficam mais devotados à área que compreende a bancada e a bacia sanitária. No box, as escolhas ficam concentradas para o revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. E foi justamente com o desafio de um algo a mais que a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, lançaram mão de uma tendência: o ‘shower plants’, termo em inglês utilizado por fãs do estilo Urban Jungle, em na sua tradução literal significa ‘plantas no box do chuveiro’.

Mas como assim, é possível inserir espécies naturais dentro box? De acordo com o arquiteto Renato Andrade, a resposta é sim! E para quem ama plantas a possibilidade é magnífica, uma vez que não será necessário se preocupar com a drenagem do jardim. “É maravilhoso ter as plantas por perto e já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a sensação de bem-estar. Durante o banho, elas deixam o momento ainda mais relaxante”, declara.

No projeto onde aplicaram a ideia, o apartamento não dispunha de varanda e os proprietários compartilham com a dupla de profissionais seu apreço e o desejo de ter plantas por perto. “A nossa sugestão de trazê-las para o banheiro agradou em cheio”, recorda-se Erika.

Confira o passo a passo desse processo:

 

Neste banheiro assinado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura, os profissionais apostaram no jardim vertical dentro da área do box |Foto: Luis Gomes


Conhecendo os benefícios

Além de deixar o banheiro mais agradável, como dito pelo arquiteto Renato, a presença do verde auxilia no propósito de proporcionar mais vida aos ambientes. E no box não poderia ser diferente! Independente da espécie, as plantas purificam e renovam o ar, contribuem para um décor mais charmoso e belo, além de transmitir acolhimento. Nessa somatória, sair do convencional também é uma motivação!

 

Tipos de plantas

É necessário escolher as espécies adaptadas à vivência em ambientes úmidos e resistentes às temperaturas elevadas por conta da água quente do chuveiro. De acordo com a profissional Erika Mello, jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, violetas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz e caládio, são algumas das plantas que reúnem essas características. “Cuidando com atenção, essas plantas são capazes de absorver toda a umidade do espaço”, completa Erika.

 

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:

Cuidados

Para usufruir dos benefícios, ainda se faz indispensável analisar outros fatores antes de inserir as plantinhas dentro do box. Segundo Renato Andrade, um dos pontos está relacionado à luz solar, condição sine qua non para todos os seres vivos. E junto com a iluminação, a ventilação natural. “Fica complicado aplicar a ideia em um espaço apertado. Um box grande propicia a distância para que as espécies não sejam impactadas pela água e produtos de higiene, evitando danos”, conta.

Na manutenção, Erika ressalta que o morador terá o adicional de promover a limpeza com maior frequência. “As plantas envelhecem e soltam folhas velhas. A limpeza precisará ser diária”, adverte a profissional.

 

Se você está procurando por jardineiros em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.

 

Um check list ponto a ponto, por Erika e Renato:

  • Tenha um box espaçoso;
  • Mantenha o chuveiro sempre distante das folhagens;
  • Escolha folhas mais resistentes à umidade;
  • Mantenha a janela sempre aberta para que o ambiente esteja em constante ventilação;
  • Escolha espécies que gostem de umidade;
  • Atente-se para as regas;
  • Prefira uma planta já desenvolvida para cultivo dentro do banheiro.

 

Neste projeto, os profissionais Erika e Renato do Andrade & Mello Arquitetura saíram do comodismo para a escolha das cores. O jardim vertical foi selecionado para harmonizar com o cimento queimado das paredes| Foto: Luis Gomes



Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Andrade & Mello Arquitetura e DC33 pelo material disponibilizado.