Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em grande parte, são mais caros.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Para além disso, observamos um retorno desse material nos projetos de hoje. Isso acontece, talvez, por uma necessidade crescente dos clientes de aconchego. Os últimos estilos em alta tinham o minimalismo como uma máxima, como observado nos projetos de arquitetura escandinava ou industrial. Porém, o aconchego rústico e cabanal da madeira voltou com tudo!

Quais são os principais motivos para optar pela escada de madeira?

 

Primeiro, é preciso reconhecer que, para ter um belo exemplar desses no seu imóvel, as finanças não podem ser um problema, considerando os custos que envolvem a aquisição do material e a contratação da mão de obra especializada, para que que tudo saia como projetado.

As escadas de madeira dão um ar rústico, nobre e minimalista às casas em que são aplicadas. Além disso, é um material muito versátil. Mesmo que, em grande parte, ela represente um contraponto aos estilos modernos, o uso da madeira é tão flexível, que, se bem pensado, poderá ser o destaque até mesmo em um apartamento com decoração industrial.

É inevitável: a cor, a textura e o contraste com os demais materiais fazem da madeira um coringa, tanto na arquitetura, quanto na decoração de interiores. Portanto, além das vantagens que você vai conferir logo abaixo, considere que a madeira pode ser compatível com qualquer ambiente, desde que bem utilizada.

Chegou o momento. Confira agora as principais razões para instalar uma escada de madeira no seu imóvel!

 

1. Artigo de decoração

 

Além de exercer a função de escada, ela pode ter o mesmo protagonismo estético que um quadro brilhante. Isso acontece por dois grandes motivos: a nobreza do material e a variação estética da madeira.

Você pode recorrer ao lado rústico, utilizando da madeira de demolição (visual bruto, inacabado e até rural), ou buscar madeiras com acabamentos de superfície, garantindo uma sensação lisa ao toque e um visual polido, possibilitando combinações com materiais frios, como o vidro e o aço, o que resulta em sofisticação e refinamento.

 

2. Resistência do material

 

Outro argumento favorável a esse insumo natural é a sua resistência impressionante.

Ao longo de toda a historiografia da construção e arquitetura, foi observado o uso indiscriminado da madeira, ressaltando atributos como flexibilidade, durabilidade, turgidez e facilidade de acabamento. Além de um material “coringa” na decoração, historicamente, a madeira é uma “coringa” na construção civil.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Em relação à estrutura, ela tem muita resistência anatômica, resistindo a esforços de compressão e torção, podendo ser utilizada sem receio em alguns dos mais mirabolantes e psicodélicos projetos de decoração, desde que se trate de madeira pura, de qualidade atestada e não compensada.

 

Se você está precisando de escadas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

3. Conforto térmico

 

Você já se perguntou por que algumas daquelas cabanas fantásticas e utópicas, localizadas no coração das florestas, são de madeira? Pelo conforto térmico! A utilização de pedras na construção civil é menos eficaz do que a da madeira, que, muito mais maleável e confortável, ganhou espaço.

A madeira consegue blindar-se da frieza externa, conservando muita temperatura no seu interior, ainda mais quando próxima a uma fonte de calor, como uma lareira.

Já as pedras — como aplicadas nas construções de inúmeros castelos — têm uma capacidade irrisória de conservação do calor. Na realidade, o que acontecia era o inverso, pois a pedra captava e conservava as gélidas temperaturas do inverno, transformando os castelos em grandes câmaras de frio.

Com isso, passou a ser necessária a utilização de tapeçaria nas paredes dos castelos, que, além da funcionalidade decorativa, tinham o intento de conservar o pouco calor existente no interior das construções.

 

4. Versatilidade estrutural

 

Outra razão fenomenal para escolher a madeira para a sua casa está na maleabilidade desse material. A versatilidade da madeira permite que você libere a sua imaginação durante o projeto, desenhando escadas curvas, tortas, retas, regulares ou irregulares.

A madeira permite formatos inimagináveis ou bastante complexos de serem alcançados se for utilizado o concreto. Portanto, se você deseja uma escada de desenho único e fluido, mas sem abandonar a elegância, opte pela madeira! Você não vai se decepcionar.

 

5. Material ambientalmente sustentável

 

Por mais contraditório que possa soar, lembre-se de que a madeira reflorestada e oriunda de uma extração coerente ambientalmente é muito mais amigável ao ecossistema do que a vasta maioria de materiais comercializados no mercado.

Assim, se você tem ideais ambientalistas, poderá conduzir uma boa pesquisa de mercado, encontrando extratoras comprometidas ambientalmente e garantindo que a sua casa tenha um toque da natureza da maneira menos agressiva possível.

 

6. Durabilidade comprovada

 

Diferente da resistência, o fator durabilidade é a comprovação contínua de resistência ao uso, exposição e manutenção.

A madeira, mesmo sendo um insumo natural, tem uma durabilidade de longo prazo, desde que conservada com prudência. Além disso, sempre que um reparo for necessário, ele não será tão caro quanto a reposição integral de uma peça industrializada.

Um fato que não pode ser contornado é: as escadas de madeira têm um alto custo inicial, tanto pela aquisição do material devidamente certificado, quanto pela contratação da mão de obra competente. Inclusive, é importante ressaltar o valor de uma boa equipe de marcenaria, que conseguirá manusear o material sem causar danos, respeitando tanto o projeto, quanto a madeira e atingindo, por fim, o resultado ideal.

Gostou dos motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel? Quer mais conteúdos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Desse modo, você receberá mais posts interessantes diretamente na sua caixa de entrada!

(via)