Tudo sobre Agroecologia: curso, mercado e áreas de atuação

Tudo sobre Agroecologia: curso, mercado e áreas de atuação

A graduação forma profissionais com atuação ligada à agricultura e sustentabilidade

Agroecologia é a atividade responsável por pensar e executar a agricultura atrelada à ecologia. Dessa forma, propõe-se um modelo agrícola que reduza os impactos ao meio ambiente e utilize os recursos naturais de forma mais consciente. A prática funciona como uma alternativa mais sustentável na agricultura, que pode prejudicar a biodiversidade.

 

Dessa forma, em sua prática, a agroecologia busca respeitar as diferentes formas de vida e não utilizar materiais agrotóxicos e componentes químicos prejudiciais à saúde. A atividade é composta por: agricultura orgânica, natural, ecológica, biodinâmica e sistemas agroflorestais. 

 

Procurando por Agroecologo em Sorocaba? Confira:

Curso Agroecologia

O curso Agroecologia pode ser encontrado com a titulação de bacharelado, tecnólogo ou como curso livre e de extensão. O curso forma profissionais com competência para aplicar as práticas da Agroecologia e habilidades que possibilitem atuar com a produção agropecuária e de agrossistemas.

 

bacharelado em Agroecologia tem duração média de quatro anos e conta com uma estrutura curricular que proporciona conhecimento crítico sobre as relações sociais na produção rural, legislação ambiental e as políticas públicas da área. Além disso, o estudante tem uma carga horária voltada a atividades práticas e disciplinas específicas da área, como Ecotoxicologia aplicada à Agroecologia, Sistema Agroecológico, Manejo Biotecnológico de Agrossistemas, entre outras. Segundo o MEC, a graduação bacharelado é disponibilizada em diferentes instituições do país. São elas:

 

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

  

Procurando por Agroecologo em Sorocaba? Confira:

Tecnólogo em Agroecologia tem duração média entre dois e três anos e objetiva formar um profissional com uma sólida base conceitual e preparado a ingressar no mercado de trabalho. Para isso, conta com um programa de curso com disciplinas específicas da profissão, além de apresentar conceitos relacionados à Ética e Responsabilidade Social e Gestão da Qualidade. A grade curricular de Agroecologia, tanto no bacharelado como no tecnólogo, incluem as atividades complementares e estágio obrigatório. A graduação também pode ser encontrada na modalidade EAD. O curso de Agroecologia a distância é oferecido apenas pela Unitau (Universidade de Taubaté). Na modalidade presencial, o tecnólogo está disponível em diferentes instituições, incluindo a:

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

- Universidade da Região da Campana (URCAMP)

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Universidade Federal de Roraima – UFRR, entre outras. 

Mercado de trabalho Agroecologia

No mercado de agroecologia, o tecnólogo ou bacharel em agroecologia, será responsável pela implantação de sistemas agroecológicos, participação na produção agroecológica, elaboração e coordenação de projetos de preservação dos recursos naturais, gerenciamento de empreendimentos agropecuários, tendo uma atuação voltada à sustentabilidade. Pode ainda desenvolver pesquisas que ampliem os conhecimentos nesse campo. É possível ao profissional atuar em:

 

- Órgãos governamentais

- Organizações Não Governamentais (ONGs)

- Propriedades rurais 

- Associações

- Cooperativas

- Universidades e faculdades (carreira acadêmica)

 

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva e https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/tudo-sobre-agroecologia-curso-mercado-e-areas-de-atuacao