Tipos de tijolos: tudo que você precisa saber

O tijolo é um dos mais tradicionais materiais usados na construção civil. Hoje graças as novas tecnologia e formas de construção, pode ser encontrado vários tipos de tijolos ou blocos para as mais diversas modalidades de paredes. Inicialmente podemos dividir os tijolos em três grupos, isto se considerarmos a aplicabilidade deles, são eles:

Procurando por Tijolos em Sorocaba? Confira:

Estruturais: usado na estrutura ou sustentação da parede.

Fechamento: usado apenas para fechamento da parede, mas a estrutura da casa fica apoiada em colunas de concreto.

Decorativos: usados em locais estratégicos para iluminação, ventilação ou estética.

Tijolo Cerâmico ou tijolo comum

Procurando por Tijolos em Sorocaba? Confira:

São chamados de “comuns" porque são muito usados no Brasil, especialmente pelo preço reduzido. Os tijolos cerâmicos são feitos à base de argila cozida, e podem ser furados ou maciços. Os blocos furados são bem leves e baratos, porém quebram muito durante a obra, e os maciços podem ser deixados aparentes ou serem divididos ao meio para serem usados como revestimento de paredes. Todos os tijolos cerâmicos, tanto os vazados quanto os maciços, não são estruturais, ou seja, são usados apenas para o fechamento e não para sustentar a cobertura ou a laje.

Blocos de Concreto

O bloco de concreto é um componente industrializado, produzido em máquinas que vibram e prensam, podendo ser fabricados com uma vasta variedade de composições. Por serem moldados em fôrmas de aço, possuem precisão dimensional que confere facilidade na execução da alvenaria. Suas características e desempenho dependem do equipamento, da qualidade dos materiais empregados e da sua proporção adequada.

Os blocos de concreto normalizados possuem formato e dimensões padronizadas, que proporcionam um sistema construtivo limpo, prático, rápido, econômico e eficiente. Além disso, o material concreto possui um módulo de elasticidade similar ao da junta de argamassa, aproximando a resistência da alvenaria à do bloco.

Além dos aspectos técnicos, os blocos de concreto apresentam outras vantagens:

• Podem ser produzidos em resistências características variadas, em função da necessidade estrutural das edificações.

• Podem ser produzidos com diferentes formas, cores e texturas.

• Possuem vazados de grandes dimensões que permitem a passagem de tubulações elétricas e, em alguns casos, sanitárias. Estes vazados também podem ser preenchidos com graute (microconcreto) para a execução de cintas de amarração, vergas ou quando se deseja aumentar a resistência da alvenaria à compressão.

• Por serem produzidos a partir da mistura de cimento, agregados miúdos e graúdos, estão disponíveis em praticamente todas as cidades de médio e grande porte do País.

• Apresentam baixíssima variação de dimensões, que são modulares, evitando desperdícios por quebras em obra e diminuindo substancialmente as espessuras dos revestimentos aplicados.

Tijolo de Vidro

O tijolo de vidro, mais conhecido como blocos, são peças que aparecem com frequência da decoração da casa. Modernos, resistentes e sofisticados, os tijolos são capazes de transformar o visual de um ambiente e criar efeitos incríveis com a transparência que possuem.

Diferente do tijolo comum que é criado para dar conta de uma carga estrutural, o tijolo de vidro tem apenas função estética e não serve para sustentar uma casa. As peças transparentes se apresentam em versões incolores ou coloridas, sendo que a primeira categoria é mais recorrente na decoração.

Procurando por Tijolos em Sorocaba? Confira:

 

Tijolo Ecológico

O tijolo ecológico é muito mais do que um simples tijolo que preenche a estrutura de uma parede, com suas características físicas ele proporciona economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza campal, fazendo com que sua casa se torne um local gostoso, relaxante e seguro. Por eliminar o desperdício de material típico de uma obra comum, além de minimizar o tempo e custo de mão-de-obra, o método do tijolo modular permite a realização do sonho de construir a casa própria rapidez e menor custo.

Com 3 formatos diferentes: tijolo inteiro, meio tijolo e canaleta; a casa pode ser construída formando uma cadeia de vetores que se fortalecem, fixando as portas, janelas e paredes, permitindo a inserção da rede elétrica, hidráulica, TV a cabo, telefone e interfone dentro de seus furos, agilizando ainda mais a construção.

Procurando por Tijolos em Sorocaba? Confira:

Tijolo Refratário

Os tijolos refratários são os tijolos cerâmicos reforçados através de processos que os tornam mais resistentes a altas temperaturas, sendo portanto usados em lareiras e churrasqueiras.

O termo refratário é atribuído a um grupo de materiais, em sua maioria cerâmicas, capazes de suportar altas temperaturas sem perder suas propriedades físico-químicas, entre elas, resistência, alta condutividade térmica e condutividade elétrica. Usualmente são encontrados em fornos industriais, de laboratórios de pesquisa e ensino, caldeiras, fornos domésticos e churrasqueiras (tijolo refratário), entre outras aplicações.

Tijolo de Adobe

São basicamente uma mistura de terra e água, com acréscimo de palhas ou outros materiais orgânicos, feitos através de processo artesanal ou semi industrial de moldagem e secagem. É um tijolo ecológico, porque dispensa o cozimento que gasta muita energia e emite muitos gases, mas não é muito resistente a intempéries como chuva e vento.