Tipos de grade de proteção: qual material escolher
As grades de proteção ainda são muito utilizadas em imóveis residenciais e comerciais para garantir segurança ao ambiente e estilizar a fachada. Para quem gosta de praticidade, os tipos de grade vendidos prontos são uma boa opção. Mas, quem deseja investir em personalização, pode contratar um serralheiro para criar um projeto único e diferenciado.
Para que serve a grade de proteção?
O objetivo principal da grade como diz o nome é proteger, impedindo o acesso de pessoas indesejadas ao ambiente e evitar que os moradores fiquem expostos e suscetíveis a inseguranças externas. Outro motivo para o seu uso é para fins de decoração e estética, elas possuem variados modelos e formatos, tudo de acordo com o design da residência e a necessidade do morador. Por fim, as grades também são usadas como brises, reduzindo a entrada dos raios solares, ao mesmo tempo em que permitem uma maior ventilação ao ambiente.
Quando utilizar uma grade de proteção?
A grade de proteção pode ser utilizada de várias maneiras, podendo o proprietário investir em uma grade para a porta, a janela, a varanda, o muro ou as escadas, especialmente quando existem crianças, idosos e animais de estimação no local.
Principais tipos de grade de proteção
As grades de proteção podem ser feitas de materiais diferentes e os principais são: o aço e o alumínio.
Aço
Os tipos de grade de proteção feitos de aço carbono podem ser divididos em dois grupos: Tubular (resistente, mas não permite grande variação em suas formas por sua rigidez) e Barra chata (versátil e permite a criação de designs diferentes, possuí uma estética clássica).
Alumínio
Grades de alumínio são mais elegantes, leves e acessíveis. O alumínio também tem boa durabilidade, tendo como única desvantagem a sua maleabilidade. Por causa disso, é muito fácil de sofrer deformações que podem colocar em risco a segurança do imóvel, além de exigir manutenção com mais frequência.
Se você precisa de grades de proteção em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.
Como escolher a grade de proteção ideal?
Na hora de escolher os tipos de grade de proteção, além de observar atentamente o material que compõe a peça, é importante levar em conta alguns critérios, tais como:
Local de instalação
É importante se atentar ao local em que ela será fixada, para que não prejudique a estética, a mobilidade dos moradores ou exponha a privacidade do imóvel.
Tamanho do espaço
Uma vantagem das grades de proteção é a sua adaptação aos espaços de tamanhos variados. Não importa se você deseja cobrir um portão, uma janela ou apenas uma pequena entrada de ar, é possível fazer isso com uma grade.
Resistência desejada
Locais com maior exposição e mais suscetíveis à ação de terceiros podem ser melhor protegidos com grades mais rígidas e firmes. Já no caso de grades para entrada de ar ou até mesmo portas em ambientes internos podem utilizar materiais mais simples e menos resistentes.
As grades de proteção removíveis também são bastante interessantes e oferecem soluções específicas. Ela é ideal para eventos pontuais que exigem algum tipo de barreira física por diferentes motivos, além de serem úteis em algumas fases da vida. Exemplo: Como cercado para o bebê e para impedir o acesso de crianças e animais a determinados ambientes da casa.
Como fazer a manutenção de grades
Para evitar a corrosão, é fundamental manter as grades higienizadas e com a pintura sempre renovada. Além disso, os primeiros sinais de corrosão, fissuras e amassados devem ser reparados o quanto antes para evitar danos mais profundos e difíceis de reparar futuramente.
A durabilidade das grades de proteção também é consequência da qualidade do material utilizado, por este motivo é importante efetuar a comprar em lugares confiáveis.
(Via): https://blog.asmeng.com.br/tipos-de-grade-de-protecao-qual-material-escolher/