Tipos de areia e pedra: conheça os materiais ideais para construção

Alguns tipos de areia e pedra são frequentemente utilizados em construção civil para a preparação de concreto ou acabamentos. Qualquer material de pequena granulometria, ou seja, até cinco milímetros de tamanho, é chamado de areia. Acima dessa medida, são chamados de pedra. Já os pedregulhos são resultado da desagregação de rochas e a pedra britada é formada no processo de britagem.

Todos esses elementos são utilizados para levantamento de muros, paredes, acabamentos e pintura. O cimento, por exemplo, é uma pasta aglomerante que junta os agregados areia, pedra e água, para formar uma massa compacta e dura para formação de paredes, muros, vigas, calçadas etc.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Tipos de areia

Os tipos de areia estão divididos entre grossa e média-grossa (com grãos de diâmetro entre dois e quatro milímetros), usadas para preparar concreto, média (com grãos entre 0,42 e dois milímetro de diâmetro), usada na preparação de massa e assentamento de tijolos, e média-fina e fina (com grãos entre 0,05 e 0,42 mm), para acabamento e pinturas.

Para as construções menores, a areia é vendida a granel (por porções), por volume (em metros cúbicos) ou ensacada em pacotes que contêm entre 20 e 50 kg. Nas construções maiores, você pode comprar por caminhões, também medidos em metros cúbicos.

Pedra britada

Quando a necessidade é fazer calçadas, vigas ou acabamentos, utiliza-se a pedra britada, classificada de zero a cinco. Essa medida quer dizer que, quanto maior a classificação, maior o diâmetro.

Granulometria da pedra britada:
- pedrisco ou brita 0: entre 4,8 mm e 9,5 mm;
- brita 1: entre 9,5 mm e 19 mm;
- brita 2: entre 19 mm e 25 mm;
- brita 3: entre 25 mm e 50 mm;
- brita 4: entre 50 mm e 76 mm;
- brita 5: entre 76 mm e 100 mm.

Além disso, há variadas misturas entre britas, como, por exemplo, a brita graduada, que é uma mistura da brita 0 com qualquer outra da família e a bica corrida mistura todos os tamanhos, sem ultrapassar 50 mm. Isso porque, em certo tipo de acabamento, a mistura é ideal para dar corpo e reforço a massa.

Seja qual for o tamanho da sua construção, tenha em mente que, para adquirir todos os tipos de areia e demais materiais, você precisa saber quais dimensões e quantidades são necessárias. Caso tiver dúvidas nessas proporções, consulte um profissional de construção.

 

Fonte: https://www.leroymerlin.com.br/dicas/diferentes-tipos-de-areias-e-pedras-para-construcao