Tinta para madeira: saiba como usar

A madeira vem sendo cada vez mais utilizada para a decoração da casa e como esse material é muito versátil, é muito comum a reutilização, usando novas cores de tintas e novos formatos para transformar um móvel em algo muito mais interessante e moderno.

O Guia do Construtor preparou algumas dicas para você que quer começar a repaginar o seu móvel antigo, confira!

Preparação do móvel antigo

Antes de começar a pintar, você precisar preparar a madeira para receber a nova tinta, ainda mais se você está utilizando um móvel antigo:

1 - Primeiro, você deve remover toda a tinta antiga da madeira.

2 - O segundo passo é aplicar uma massa de madeira para remover as imperfeições e rachaduras.

3 - O terceiro passo é lixar a madeira, começando com uma lixa mais grossa e depois usando uma lixa mais fina para deixar a madeira mais lisa e mais fácil de receber a nova pintura.

4 - No quarto passo você usa um pano úmido ou até mesmo um aspirador para remover toda a poeira e resquícios.

5 - O quinto passo é proteger as partes da madeira que você não quer que sejam pintadas. Para isso você pode usar fita crepe ou fita adesiva.

6 - E o último e sexto passo é aplicar um primer para que a tinta seja melhor absorvida e seja mais fácil de fazer a pintura.

tintas em sorocaba

Procurando por lojas de tinta em Sorocaba? Confira aqui!

Escolha da tinta

Existem três tipos de tinta para a pintura de madeira e cada uma delas possui um objetivo:

1 - A Tinta Latéx é à base d’água e é muito utilizada para trabalhos manuais caseiros. Ela é indicada para objetos de madeira que fiquem longe da umidade e da luz solar. Ela pode ser aplicada com pincéis e rodos.

2 - A Tinta Acrílica tem semelhanças com a látex, porém ela faz com que o objeto fique com uma camada impermeabilizante e por esse motivo é indicada para locais com maior umidade ou para o lado de fora da sua casa. A pintura também pode ser feita com pincéis e rodos.

3 - A Tinta Laca Nitrocelulose se fixa mais facilmente na madeira e além disso, possui uma secagem rápida. Ela não é solúvel em água, por isso deve ser aplicada com o uso de equipamentos de proteção.

tintas em sorocaba

Procurando por lojas de tinta em Sorocaba? Confira aqui!

Após a pintura

Depois de terminada a pintura, você pode fazer alguns passos para que a tinta fixe bem e você obtenha o resultado esperado:

1 - Aplicar selante é indicado para garantir que as peças que fiquem expostas ao sol durem mais tempo e não percam o brilho. Siga a recomendação do fabricante para saber quantas demãos são necessárias.

2 - O verniz também é aplicado pelos mesmos motivos que o selante. Aqui, você pode fazer a aplicação de duas demãos para deixar a madeira protegida.

3 - Após a pintura você também pode passar uma lixa mais leve, com o intuito apenas de tirar as imperfeições e preparar para a aplicação do selante ou do verniz.

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de tintas Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/tintas-em-sorocaba