Tijolo ecologicamente corretos; Como surgiu a ideia?

O guia do construtor conversou com o proprietário da fábrica de tijolos ecológicos e trouxe um pouco mais sobre a história desse produto que vem ganhando mercado e sendo a solução para quem quer um produto de boa qualidade e procedência:

Procurando por Tijolos em Sorocaba? Confira:

FRANCISCO VERDI – Proprietário da fábrica de tijolos ecológicos

O trabalho começou em 1995, o desenvolvimento design, e a gente vem todo esse tempo pra vender a solução e não problema pro mercado, e a ideia foi o tijolo ecológico, e até hoje estamos procurando sempre melhorar o produto, inclusive a fabricação; tanto que nós estamos conversando, dentro da fábrica e nós não temos poluição sonora, nem um tipo de resíduo, e na obra também não tem o desperdício de tabua, concreto, e há uma redução de entulho significativa além do mais é mais fácil de mexer com o tijolo ecológico, não tem quebra-quebra.

É claro que precisa ser uma obra planejada para o uso do tijolo ecológico porque nós temos que saber tamanho de janela, tipo de janela, tipo de porta, tudo para deixar todos os vãos e depois chegar e encaixar os tijolos, com isso você já pode ir fazendo o custo em paralelo e saber quanto você vai gastar, se o planejamento ficar por exemplo em 50, pode ser 10% a mais ou 10 % a menos, mas sempre fica em cima do resultado que você planejou.

Outras vantagens do tijolo ecológico além da economia de material, são agilidade e manutenção, por exemplo, esse produto com dez ou quinze anos você vai passar uma ou duas vezes uma resina a base de agua, enquanto uma casa pintada, quantas vezes tem que pintar nesse mesmo tempo? Ainda falando em agua, a produção do tijolo ecológico gasta em torno de cem a cento e cinquenta litros de agua por milheiro de tijolo.

ACABAMENTO TIJOLO ECOLÓGICO E VANTAGENS NA MANUTENÇÃO

Um dos tipos de acabamento do tijolo ecológico, é bem simples, ele é só raspado, e fica com um aspecto mais rustico então serve como tijolo de demolição, ou se quiser fazer uma pátina por exemplo. Em cima desse tipo de acabamento também se pode colocar um azulejo direto, não precisa embolso ou qualquer outro trabalho de preparação. Inclusive colocar uma textura ou qualquer coisa pode ser aplicada diretamente porque a parede é reta. Os tijolos são colados e por dentro já tem todo encanamento elétrico hidráulico que vai sair certinho sem quebra-quebra sem nada. O acabamento frisado é conseguido com uma ferramenta que fará os frisos depois da aplicação da massa, criando assim o aspecto de frisado.

A manutenção é simples quebrou teve algum problema hidráulico elétrico dentro? Você pode remover uma parte do tijolo fazer o conserto, e recolar o tijolo normalmente. Buchas podem ser colocadas no tijolo? Pode, mas o melhor é ser colocado no rejunte.

Enfim cheio de vantagens e ainda ecologicamente correto esse tijolo promete revolucionar o mercado da construção.