Terraplanagem: conheça as normas e dicas para uma operação segura com máquinas pesadas
A terraplanagem é uma importante etapa preliminar de qualquer obra. É a partir desse processo que o solo agora está preparado para receber as fundações e toda a estrutura que será construída.
Esse procedimento usa máquinas como pá-carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora, entre outras e, para garantir a segurança dos profissionais na operação desse maquinário, padrões e normas de segurança foram estabelecidos. Então, confira agora quais são essas normas e quais cuidados deve ter com a sua equipe no desempenho da terraplanagem.
Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
O primeiro passo para execução da sua obra e passar todo o projeto pela avaliação de risco, a partir dela serão expostos:
a) identificação dos perigos;
b) estimativa do risco a partir de cada perigo, considerando a probabilidade e a gravidade do risco;
c) decisão se o risco é tolerável.
Posteriormente, é criado um processo para implantar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, aplicável para a realidade daquela determinada obra. Isso é realizado considerando todas as normas de segurança vigentes.
Conheça as duas principais que você deve ter em mente quando o assunto é terraplanagem:
NR nº11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio

Conforme a Norma Regulamentadora n.º 11 são estabelecidos os seguintes critérios e padrões de segurança:
- Os profissionais e operadores de máquinas e equipamentos devem usar em um lugar visível, durante toda a rotina de trabalho, um cartão de identificação com foto e nome. O mesmo deve ter válida máxima de um ano.
- Poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, em toda sua altura. Exceto as portas ou cancelas.
- Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos.
- Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, esteiras-rolantes, etc. serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança. Além de conservados em perfeitas condições de trabalho.
- Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mãos.
Se você está precisando de terraplanagem em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.
- Nos equipamentos de transporte com força motriz própria o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, para assim habilitá-lo para o exercício dessa função.
- Além disso, operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível, conforme descrito anteriormente.
- Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal sonoro (buzina).
- Os transportadores industriais deverão ser continuamente inspecionados e as peças defeituosas devem ser imediatamente substituídas.
- Os locais fechados ou com pouca ventilação, com a emissão de gases tóxicos por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis. Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.
NR n.º12 – Máquinas e equipamentos

Especificamente em relação ao manuseio de máquinas e prevenção de acidentes de trabalho com elas, a Norma Regulamentadora n.º 12 prevê normas de segurança e higiene em relação à instalação, manutenção e operação de maquinário. Para isso, trabalha os seguintes aspectos:
- Delimita áreas de circulação, distâncias e espaços em torno de máquinas e equipamentos.
- Determina que máquinas e equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, devem ter dispositivos apropriados de segurança para o seu acionamento.
- Nas áreas de trabalho com maquinário devem permanecer apenas o operador e as pessoas autorizadas. Além disso, os operadores não podem se afastar das áreas de controle das máquinas sob sua responsabilidade, quando em funcionamento.
- Maquinário que utilizar energia elétrica fornecida por fonte externa deve possuir chave geral. A mesma precisa estar em local de fácil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas.
- Por fim, enquanto os equipamentos estiverem em operação é fundamental a utilização de sinalização de advertência sobre os botões de acionamento.
Segurança para máquinas e seus operadores

Quando o assunto é segurança, seja em terraplanagem ou na utilização de qualquer outra máquina, você não pode perder de vista o bem-estar dos seus operadores e também o pleno funcionamento seu maquinário.
Via https://www.cgfseguros.com.br/terraplanagem-veja-como-manter-sua-equipe-segura