Saiba mais sobre fundações na construção civil

A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações pelas empresas de fundações, seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas. O que determina como a fundação será realizada é a sondagem de solo. Veja como é feita a fundação de um futuro galpão e quem vai nos mostrar é o engenheiro Pontes.

Procurando por Fundação para Construção em Sorocaba? Confira:

Sondagem do solo

A primeira coisa é tentar conhecer o tipo e a capacidade de suporte do solo, após o qual é definido o tipo de fundação a ser executada.

Uma sondagem permite saber qual é a fundação mais indicada. Existem firmas especializadas em sondagens de solos.

Mas a melhor dica é consultar os vizinhos para saber como foram feitas as fundações das casas próximas.

Procurando por Fundação para Construção em Sorocaba? Confira:

Perfuração

"Para realizar a obra foi necessário fazer perfuração com equipamento mecânico, que é uma perfuratriz. Após a perfuração, será lançado dentro desta broca ou dessa estaca uma ferragem, chamada de ferragem de armação, e em seguida, será lançado o concreto". Explica Pontes.

Existe uma série de detalhes que devem ser levados em conta no momento da concretagem, a colocação das ferragens e a cota de arrasamento são alguns deles.

Após feita a concretagem das estacas que servirão de ancoragem para o bloco que será colocado ali. A amarração é feita com um pedaço de madeira mais o concreto localizada na borda da perfuração.

Cota de arrasamento

A cota de arrasamento é onde nós vamos assentar o bloco de concreto que será instalado na obra e posteriormente feito abertura dos baldrames.

Uma dica é fazer o teste do material que será utilizado na concretagem.

O concreto

O concreto é comprado conforme a especificação dada a cada projeto. Para chegar nessa especificação, é preciso remover um corpo de prova desse concreto do caminhão que chegar no canteiro de obra, moldado o corpo de prova e depois é encaminhado para o laboratório para ser feito o ensaio de rompimento e verificar se sua resistência está de acordo com aquilo que foi comprado.