Saiba como identificar um vazamento de água

Qualquer tipo de vazamento em um imóvel é sempre é transtorno. Portanto, é importante saber identificar com rapidez quando existe algum problema do tipo nas encanações de um local, evitando problemas maiores no futuro.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como identificar vazamentos e quando é necessário buscar ajuda profissional, além de falar o que pode ocasionar esse tipo de problema.

Principais causas de vazamentos

Os motivos pelos quais vazamentos aparecem nos imóveis são variados. Inclusive, nem sempre a origem do problema se encontra no próprio imóvel. Por isso que, muitas vezes, é necessário contatar profissionais especializados na área para realmente localizarem a origem do vazamento e consertá-lo.

Pra se ter uma ideia, alguns podem ser provocados por tubulações mal instaladas, e em outras ocasiões por desgastes do tempo mesmo. Já em outras ocasiões, a falta de impermeabilização na fundação também pode ocasionar vazamentos, bem como algum revestimento que tenha sido mal instalado.

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

Por incrível que pareça, a má colocação de portas e janelas também pode provocar esse tipo de problema, já que isso pode facilitar a entrada da água das chuvas, e isso causar infiltrações. Cobertura não adequada e telhas danificadas causam infiltração também.

No entanto caso você more em apartamento, é possível que a causa do vazamento ou da infiltração seja causada pela tubulação do vizinho.

Certo mesmo é que você precisa ficar atento a algumas alterações no seu imóvel que podem mostrar que algo está errado em suas tubulações. Por isso, vamos mostrar agora algumas dicas para identificar vazamentos com mais facilidade.

Verifique o relógio de água do imóvel

O hidrômetro é o aparelho medidor de consumo de água de um determinado imóvel, e pode mostrar algum indício de vazamento no local, caso exista. Você pode fazer um pequeno teste deixando os registros na parede abertos, fechando todas as torneiras.

Também é importante desligar os aparelhos que usam água, e também não usar os sanitários nesse período de teste, que pode ser de 1 hora apenas.

Vá, então, até o hidrômetro, e anote o número que aparece. Em seguida, marque a posição do ponteiro maior do aparelho. Após 1 hora, veja se o número mostrado mudou, ou mesmo se o ponteiro se movimentou.

Caso tenha ocorrido isso, há uma probabilidade muito grande de ter um vazamento no local, e então será necessário chamar profissionais qualificados para identificarem o lugar exato do problema e consertá-lo. 

Faça um teste com o seu vaso sanitário

Essa dica de como identificar vazamentos é bem simples. Você vai precisar jogar um pouco e borra de café (ou só o pó mesmo) dentro do vaso sanitário do imóvel. Certifique-se que o café se depositou bem no fundo do vaso.

Caso o produto não tenha ficado parado no fundo do vaso, isso é um grande indício de que há vazamento no local, seja na caixa de descarga ou na válvula.

Importante lembrar que as bacias cuja saída da descarga fica localizada na parte de trás (u seja, na direção da parede), é preciso fazer o teste esgotando a água. Depois, caso a bacia volte a acumular água, é provável que ocorra haja algum vazamento sim.

E, mais uma vez, faz-se necessário buscar ajuda técnica para localizar o ponto exato do vazamento, e fazer o conserto com a rapidez que você precisa.

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

 

Veja as torneiras do local

Os instrumentos da sua residência que indicam se há ou não vazamentos no local são, com certeza, as torneiras. Por exemplo: se elas pingam mesmo fechadas é porque o vazamento na residência é quase certo.

Caso isso aconteça, o recomendável é trocar o vedante delas, pois, a depender do gotejamento e da quantidade de torneiras com esse problema, o desperdício pode chegar a 46 litros de água por dia.

Trata-se de um vazamento simples, é verdade, mas que, sem dúvida, pode causar grande prejuízo em longo prazo. 

Faça a observação da sua caixa d’água

Muitas vezes, a origem de um vazamento de água pode estar na própria caixa d’água. Pra isso, é preciso contratar um técnico especializado na área para que confirme se o problema realmente se encontra nesse local.

De maneira prática, você pode fechar o registro de saída do reservatório e também a torneira da boia. Marque, então, o nível de água que o reservatório se encontra. Aguarde cerca de 1 hora mais ou menos, e verifique qual o nível de água.

Caso o nível dela tenha baixado a partir da marca que você fez antes é porque existe vazamento ali, e será preciso mais uma vez chamar um técnico especializado para fazer o conserto correto das instalações do lugar. 

Veja se há infiltração e umidade no imóvel

Infiltrações em paredes e pisos em geral são grandes indícios de que existem vazamentos nos canos que fazem a distribuição de água em sua residência. Portanto, tente localizar sinais de tinta descascando ou então de pisos molhados.

Veja também se encontra sinais de umidade em algum local, e em caso positivo, o recomendável é buscar ajuda profissional para fazer o conserto da encanação.

Inclusive, esses vazamentos são os mais difíceis de serem localizados, pois estão bem ocultos dentro das paredes de um imóvel. É por isso que em caso de suspeitas, como, por exemplo, um aumento súbito no consumo de água, contate um técnico com urgência.

Assim, ele vai identificar a origem do vazamento e fazer os reparos necessários.
 

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

Veja a sua conta de água com regularidade

Outra forma bem eficaz de saber se há ou não algum vazamento em sua residência é acompanhar sua conta de água mês a mês. Caso você não tenha aumentado consumo por algum motivo externo (novos hóspedes, por exemplo), então, não tem motivo para a sua conta aumentar de valor.

Claro que, às vezes, pode haver algumas pequenas variações para mais ou para menos em relação ao consumo de água em sua residência. Porém, se a diferença for muito grande, isso pode ser um indício forte de que tenha algum vazamento no imóvel.

Óbvio que só isso não adianta. É preciso também fazer os outros testes que indicamos aqui neste texto. Porém, só o aumento repentino da sua conta de água já é motivo suficiente para ficar em alerta, e procurar técnicos especializados na área.

Faça o “teste do copo”

Entre as dicas para identificar vazamentos em sua residência, esta daqui é uma das mais simples e certeiras.

Primeiro de tudo você vai fechar o registro cavalete, que nada mais é do que a entrada de água da rua. Depois, feche todos, os registros, torneiras e chuveiros presentes em sua casa. Em seguida, mergulhe um copo de água na primeira das torneiras abastecida pelo sistema do local.

Então, abra a torneira e espere o nível de água estabilizar. Espere alguns minutos, e se a água do copo foi sugada pela torneira, isso significa que há vazamentos em sua residência, e será preciso chamar um especialista para fazer um conserto correto.

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

Observe a sua piscina

Caso tenha uma piscina no imóvel, ela também pode ser útil para identificar se há algum vazamento no local. Primeiro você vai colocar a água no nível normal. Depois, irá encher um balde com a água da piscina até uns 5 m da borda mais ou menos.

Marque o nível do líquido no balde e também faça uma marcação na piscina. Em seguida, prenda o balde no interior da piscina de um modo que a água do balde mantenha a temperatura do líquido da piscina, mas sem se misturarem.

Depois de 24 horas veja qual o nível de água que está no balde e na piscina, e faça a comparação com as marcações feitas inicialmente.

Se a piscina tiver uma variação na altura dos níveis de água, é porque possivelmente ela apresenta algum tipo de vazamento Importante recomeçar o processo caso chova. 

Veja a boia do reservatório de água

Outra forma de saber se há ou não vazamentos nas instalações do imóvel através da boia que fica no reservatório. Primeiro você vai manter o registro do cavalete aberto, fechando o registro de saída do reservatório.

Depois desligue a bomba de recalque e marque no reservatório o nível do qual a água se encontra. Após mais ou menos umas 2 horas, volte e veja se o nível baixou ou se continua o mesmo. Caso o nível não tenha baixado, Há uma probabilidade bem grande de ter algum vazamento pelo extravasor, que geralmente acontece por defeito da torneira da boia.

Verifique tubulações embutidas na parede

Além da questão da umidade e da infiltração nas paredes, você também pode identificar vazamentos nesses locais, mais precisamente em suas tubulações internas. Claro que, pra isso, você precisará saber por onde passa a tubulação no local.

Para fazer o teste, bata em toda a extensão do encanamento na parede, e observe se tem algum som diferente em alguma parte. Caso haja, então, isso pode ser indício de que uma ou mais partes da encanação está com problemas.

Só lembrando que mofo, mudança de coloração nas paredes e desprendimento do revestimento (seja do azulejo, seja da pintura) também podem indicar vazamento no lugar.

Via https://ligeirinhovazamentos.com.br/como-identificar-vazamentos-de-agua