Saiba como funciona na prática um projeto hidráulico

No programa Mãos à Obra de hoje do Canal do Construtor, Will Saraviego vai até a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) para mostrar na prática como um projeto hidráulico funciona. O entrevistado é o engenheiro civil Marco Pontes que explica cada etapa do projeto, confira.

Procurando por Projetos Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

O importante em um projeto hidráulico é definir, em cada área, o que será utilizado. A quantificação do material é de extrema importância, pois visa a economia na obra.

Hora de pensar em tubos e conexões, que material usar?

O PVC encabeça o ranking dos mais conhecidos, mas o mercado oferece ainda outras famílias de produtos: o cobre, que ocupa um espaço importante na construção civil, especialmente no transporte de água aquecida, o CPVC (um tipo de PVC para água quente), o aço galvanizado e até novidades como o polietileno reticulado, que já equipa alguns edifícios brasileiros. Qual desses materiais se adapta melhor ao seu projeto? A resposta depende de diferentes fatores, alguns técnicos, outros pessoais e econômicos.

Procurando por Projetos Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

Na Prática

Nas simulações com chuveiros feitas pelo engenheiro Marco Pontes, podemos perceber que os materiais usados na instalação hidráulica pode ser alternado conforme as necessidades. Na primeira simulação é apresentada a instalação de um chuveiro com misturador de águas, recebendo água fria do lado direito e água quente do lado esquerdo. Na simulação vimos tubos de PVC montados à direita e tubos de CVPC, (um tubo que não precisa de revestimento) à esquerda.

Em outra simulação percebemos que ao lado direito, na saída da água fria, a tubulação é de PVC novamente, mas ao lado esquerdo, na saída da água quente, foi instalado tubos de cobre para a água quente. A terceira simulação trata-se da tubulação de uma pia, também com misturador de águas. Na tubulação da água quente é utilizado o PPR ou polietileno reticulado, que é especifico para saída de água quente substituindo o cobre e o CPVC.

Na última simulação, Pontes mostra um material novo no mercado, a linha PEX que utiliza mangueiras para fazer a alimentação da água.

A dica mais importante do engenheiro Marco Pontes é a elaboração de um projeto hidráulico definido e feito por um profissional que atenda as demandas do imóvel. Com o plano em mãos, na hora de fazer uma manutenção, você tem os pontos definidos da tubulação, seja para instalar um armário ou alguma reforma é importante saber exatamente onde estão as instalações. Além do mais, é a maneira ideal de prevenir futuros problemas hidráulicos e dessa forma economizar com a obra.