Responsabilidade ambiental: conheça as opções de descargas disponíveis no mercado

No Espaço Comunidade de hoje do Canal do Construtor você vai descobrir que apenas 3% de água disponível no planeta é potável e 2% dessas águas estão em estado sólido, o que significa que não estão disponíveis para o consumo humano, restando menos de 1% de água potável, localizadas no sub solo e em rios. Tendo em vista esses números é de extrema importância a responsabilidade ambiental, algo que pode ser feito através de pequenas mudanças, mas que significam grandes avanços para o meio ambiente.

Will Saraviego conversa com o engenheiro Marco Pontes e a arquiteta Edivania Rocha sobre as melhores opções em sistemas de descarga para economia de água e energia.

Válvula Hydra

A válvula hydra é aquela que é usada na parede diretamente no encanamento de água liberando a água para o vaso quando acionada e bloqueando a passagem da água logo em seguida. Este tipo de válvula foi muito usada antigamente nas construções, mas tem sido pouco recomendada atualmente por gerar um consumo muito grande de água.

Caixa acoplada

A caixa acoplada é aquela que é usada em conjunto com o caso sanitário e fica em cima dele. Esse parece ser o modelo mais indicado e usado nas novas construções de casas e apartamentos. A vantagem é a fácil manutenção e a pouca possibilidade de problemas já quem tudo é mais acessível nela. Além disso, ela libera só o necessário de água para a descarga diminuindo o consumo de água.

Um aspecto a ser considerado no projeto é a utilização de energias alternativas, pois elas dão economia na energia elétrica e bom rendimento, que propiciam custo x benefício interessantes ao longo dos anos.

Aquecedores à gás

Numa época em que a economia de energia é importante os aquecedores a gás saem ganhando em relação á energia elétrica. Se você utilizar um aquecedor a gás de passagem terá uma maior economia, apesar do desconforto de aguardar alguns segundos para ter uma água quente. Nos sistemas convencionais elétricos do tipo “boillers" a água quente é imediata, porém o consumo de energia é bem maior.

Descarga com duas velocidades

As válvulas novas vêm com dois botões distintos de acionamento. O menor faz a descarga ser de somente 3 litros, ou seja, para urina. No outro botão, que podemos definir para sólidos, se usa a média de 6 litros. Com a utilização de uma descarga com duas velocidades, pode representar a diminuição de até 30% do consumo de água gasta no banheiro.